Evolução do escudo do Heat Foto:Logo-world.net
O Miami Heat é uma franquia da conferência Leste da NBA situada na Flórida. Eles são uma equipe relativamente nova na liga, mas já possuem três títulos da NBA.
A equipe entrou para NBA numa expansão da liga, finalmente Miami teria uma equipe. O começo foi difícil, muitas derrotas e uma falta de identidade. Isso mudaria com a chegada de três nomes em 95: Alonzo Mourning, Tim Hardaway e o técnico Pat Riley. Riley já era um técnico consolidado antes de chegar ao Heat, dirigindo o Lakers de Magic e o Knicks de Ewing, mas foi em Miami que ele transformou totalmente uma franquia. Juntos, o chegaram à uma Final de conferência e diversos playoffs.
Dwyane Wade foi a quinta escolha do draft de 2003,e logo em sua primeira temporada, levou o Heat aos playoffs. No ano seguinte, a equipe ganharia um gigante reforço, Shaquille O'Neal. O dominante pivô se encaixou muito bem com Wade. A dupla, junto de Pat Riley ganharia o título inédito em 2006, derrotando o Mavs em seis jogos.
Após o título, o Heat viveu anos difíceis, e teve que passar por uma reconstrução. Riley virou gerente geral da equipe e o cargo de treinador ficou com o assistente Erik Spoelstra. Em 2010, a equipe tinha muito espaço em sua folha salarial, e conseguiu juntar mais duas estrelas a Dwyane Wade: LeBron James e Chris Bosh. O chamado "Big 3".
Na primeiro ano do Big 3, eles acabariam perdendo a Final para o Mavs, o que foi considerado um fracasso. Então, para mostrar que todos estavam errados, Wade, LeBron, Bosh e o veterano Ray Allen, ganharam dois títulos consecutivos (2012 e 2013), ganhando de Thunder e Spurs, respectivamente. LeBron foi MVP das duas Finais.
Atualmente, Pat Riley e Erik Spoelstra seguem em seus respectivos cargos. Jimmy Butler e Bam Adebayo são os destaques do time. O Heat tem dois vice campeonatos (2020 e 2023) e sendo competitivo em todos os anos, principalmente pela "Heat Culture", que é a cultura da equipe, criada por Pat Riley no começo de sua trajetória pela franquia. Baseada em trabalho duro e coletivo, foi com essa cultura que o Miami Heat conquistou todos os seus títulos.
Foto:Sgclark.com
Wade e Shaq no primeiro título do Heat Foto:NBA.com
O "Big 3" de MIami: LeBron, Wade e Bosh Foto:NBA.com
MIami Heat bicampeão da NBA em 2013 Foto:NBA.com