Evolução do escudo dos Lakers Foto:Logo-world.net
O Los Angeles Lakers é uma franquia da conferência Oeste da NBA situada na Califórnia. São considerados um dos maiores times liga, tendo, junto com os Celtics, o maior número de títulos (17).
A equipe foi fundada em Minneapolis em 1947, como Minneapolis Lakers. Entre 1949 e 1954, eles conquistaram 5 títulos, sendo considerados a primeira dinastia da NBA. George Mikan era a principal estrela do time.
O início da década de 60, marcou a mudança da franquia para Los Angeles. O time tinha jovens estrelas, como Jerry West e Elgin Baylor. Na época rolava a dinastia do Celtics de Bill Russell, que ganharam 11 títulos em 13 anos. Desses 11, sete foram vencidos contra o Lakers. A equipe de Los Angeles não conseguia vencer o rival de Boston.
Começava a década de 70, e o Lakers contratou o melhor jogador da liga, o pivô Wilt Chamberlain. Agora a equipe possui um trio para finalmente ser campeão: Chamberlain, Baylor e West. Na primeira eles chegaram às Finais, mas acabaram perdendo para o Knicks. O esperado título só veio em 1972, Baylor se aposentou por problemas no joelho e não fez parte do time. Chamberlain e West guiaram o Lakers para seu sexto título na história, na revanche contra o Knicks.
O "Showtime Lakers" foi um time estrelado da equipe de Los Angeles na década de 80. O dono da franquia Jerry Bust, transformou os jogos do times em verdadeiros shows, contando com várias celebridades prestigiando o time. Magic Johnson, James Worthy e Kareem Abdul-Jabbar eram as estrelas do Lakers. Comandados pelo técnico Pat Riley, conquistaram 5 títulos na década (1980, 1982, 1985, 1987 e 1988), sendo dois desses contra o grande rival Boston Celtics. O Lakers de Magic e Kareem marcou época.
Os anos 90 foram de reconstrução para o Lakers, tendo campanhas ruins. Isso mudou, quando formaram um trio histórico: Kobe Bryant, uma jovem estrela que vinha se consolidando, Shaquille O'Neal, um dos pivôs mais dominante e Phil Jackson, técnico da dinastia do Bulls. Não tinha como dar errado. O resultado foi um tricampeonato consecutivo (2000, 2001 e 2002), vencendo Pacers, Sixers e Nets, respectivamente. Shaq foi eleito o MVP das Finais nas três conquistas. Após os títulos, o clima entre Kobe e Shaq não era dos melhores, os dois queriam ser a principal estrela do time. Shaq acabou saindo para o Heat em 2004.
Kobe ficou taxado por não conseguir ganhar títulos após a saída de Shaq. Isso durou alguns anos, até que na temporada de 2009, com Phil Jackson no comando, o Lakers e Kobe, venceram o Magic nas Finais. No ano seguinte, chegaram na Final novamente, contra o rival histórico Boston Celtics. Kobe carregou o time para seu décimo sexto campeonato.
A aposentadoria de Kobe em 2015, fez com que o Lakers passasse alguns anos em reconstrução. Decididos a ter mais visibilidade e um super time, os donos da franquia contrataram ninguém mais, ninguém menos que LeBron James - 4x campeão e 4x MVP -. Junto de sua dupla, o pivô Anthony Davis, conquistaram mais um título para o Los Angeles Lakers, batendo o Miami Heat em seis jogos em 2020.
Foto:Sgclark.com
Magic Johnson com o título de 1980 Foto:NBA.com
Kobe e Shaq conquistaram três títulos juntos(2000,2001 e 2002) Foto:NBA.com
Lakers campeão da NBA em 2020 Foto:NBA.com