Chris Paul
A posição 1 é o armador, que é o organizador, o cérebro da equipe. Normalmente é ele quem leva a bola da defesa para o ataque, iniciando e "chamando" a jogada pré-definida pelo treinador. Geralmente são os mais baixos do time e com o melhor controle de bola
Exemplo: Chris Paul, armador do Golden State Warriors
Devin Booker
A posição 2 é o ala-armador, que auxilia o armador quando ele está bem marcado. Também pode armar o jogo, mas sua principal função é pontuar, sendo letal nos arremessos. O ala-armador geralmente é o mais veloz do time, usando essa velocidade para pontuar nos contra-ataques.
Exemplo: Devin Booker, ala-armador do Phoenix Suns
LeBron James
A posição 3 é o ala, que é muito importante e atualmente cada vez mais escasso. Ele precisa ter a leitura de jogo semelhante a de um armador e brigar por rebotes como um pivô. Velocidade é sempre importante. Além disso tudo, ter um bom arremesso de média/longa distância é obrigação.
Exemplo LeBron James, ala do Los Angeles Lakers
Giannis Antetokounmpo
A posicão 4 é o ala-pivô, que é uma espécie de segundo pivô, porém com muito mais mobilidade, tanto para pontuar como para driblar. Eles também auxiliam o pivô na defesa e na briga por rebotes. Normalmente são fisicamente privilegiados.
Exemplo: Giannis Antetokounmpo, ala-pivô do Milwaukee Bucks
Joel Embiid
A posição 5 é o pivô, que é o jogador que fica mais próxima da cesta, tanto na defesa quanto no ataque. Sua principal função é brigar pela posição onde possa receber (ataque) ou impedir (defesa) o passe. O pivô vive de rebotes então brigar por eles é quase que uma obrigação. Normalmente, são os mais altos do time.
Exemplo: Joel Embiid, pivô do Philadelphia 76ers