AVALIAÇÃO DAS
COMPETÊNCIAS DIGITAIS
DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

Seja muito bem-vindo(a) ao instrumento DigCompEdu!

Esse instrumento lhe permite realizar uma autoavaliação das suas competências digitais no processo de ensino e aprendizagem.

O preenchimento leva aproximadamente 20 minutos e, ao final, você terá acesso a um relatório que lhe permitirá identificar suas competências digitais docentes, bem como identificar algumas estratégias para melhorá-las.

A sua participação é voluntária, individual e anônima. Os dados serão usados apenas para fins acadêmicos e de intervenção para a construção ou fortalecimento de políticas de desenvolvimento em competências digitais.

Agradecemos a sua importante participação!

LEIA AS INFORMAÇÕES A SEGUIR PARA SABER MAIS SOBRE O PROJETO. AO DECIDIR PARTICIPAR DA PESQUISA, CLIQUE SOBRE O BOTÃO ABAIXO E RESPONDA AO INSTRUMENTO DIGCOMPEDU.

O QUE É DIGCOMPEDU

O PROJETO

O cenário de ampliação do acesso e desenvolvimento de tecnologias digitais vem exigindo que os docentes tenham cada vez mais competências para integrá-las ao processo de ensino e aprendizagem. O DigCompEdu visa identificar quais são essas competências digitais dos docentes, bem como as áreas que precisam de intervenção para que determinadas competências sejam construídas.

O DigCompEdu é um instrumento disponibilizado gratuitamente às Instituições de Ensino Superior, para autoavaliação das competências digitais docentes. Integra um projeto de Avaliação das Competências Digitais dos Professores do Ensino Superior pensado, inicialmente, pelo Joint Research Center (JRC) da Comissão Europeia, em colaboração com a MetaRed (rede iberoamericana de Instituições de Educação Superior da Fundação Universia). O instrumento, desenvolvido pelo JRC, foi adaptado semântico-culturalmente pelo GT de Tecnologias Educacionais da MetaRed Brasil, e parceiros, para o Ensino Superior brasileiro.

O DigCompEdu possibilita:

  • Que cada professor universitário tenha a oportunidade de autoavaliar suas competências de forma pessoal, gratuita e totalmente anônima.

  • Que cada instituição possa fazer um diagnóstico das competências dos seus docentes e, a partir dele, identificar estratégias de construção ou fortalecimento de determinadas competências.

A participação não tem nenhum custo para os docentes e suas IES, sendo a ferramenta de autoavaliação totalmente anônima, garantindo o sigilo dos dados pessoais dos participantes.

A ESTRUTURA

A estrutura do questionário DigCompEdu busca capturar as competências digitais específicas que são demandadas dos educadores frente às demandas da era digital.

Confira aqui mais detalhes sobre o framework de competências.

A FERRAMENTA

O questionário foi formatado com 22 perguntas que percorrem as seis áreas do framework DigCompEdu. Ao final, o educador recebe instantaneamente um feedback identificando seu nível de competência em cada uma dessas áreas, bem como sugestões a serem implementadas para melhorá-las.

GUIA INTERATIVO | Framework de Competências Digitais

Clique nos números em destaque e saiba mais sobre cada uma das áreas. Essas áreas visam identificar as competências digitais que são exigidas dos docentes, considerando as demandas da era digital.


Ao concluírem o preenchimento do instrumento, os docentes recebem automaticamente um relatório que informa o seu nível de competência em cada uma dessas áreas e sugestões para melhorá-las.

Fonte: Adaptado de: Punie, Y., editor(s), Redecker, C., European Framework for the Digital Competence of Educators: DigCompEdu (2017), p. 15.

COMO PARTICIPAR

DIVULGUE A PESQUISA

A divulgação desta pesquisa é muito importante. Você pode ajudar compartilhando essas informações e o acesso ao instrumento com as autoridades acadêmicas da sua IES, para que incentivem os professores a realizarem a sua autoavaliação.

A participação na pesquisa proporcionará às Instituições de Ensino Superior brasileiras a oportunidade de conhecer e analisar o nível de competências digitais de seus professores, bem como favorecer o planejamento e implementação de ações que lhes permitam trabalhar com dificuldades identificadas e, assim, facilitar a construção ou fortalecimento de competências digitais, por meio de diferentes estratégias.

ACOMPANHE OS RESULTADOS

O relatório com os resultados dos dados das competências digitais de todos os participantes de IES brasileiras será elaborado pelo GT de Tecnologias Educacionais (TE) da MetaRed Brasil, sem identificá-los pessoalmente.

As IES participantes que desejarem, podem solicitar os resultados correspondentes apenas à sua instituição ao GT TE da Metared Brasil.

metared-brasil@metared.org

PERGUNTAS FREQUENTES

Tem algum custo para usar a ferramenta?

Não há custo em utilizar a ferramenta e participar da pesquisa. Pedimos apenas que dê a maior divulgação possível entre os colegas docentes, para que os resultados sejam representativos para sua Instituição e em nível nacional.

Por quanto tempo a pesquisa ficará disponível?

A coleta de dados ocorrerá de 25/04 a 01/07/2022. Após esse período a Metared Brasil irá proceder uma análise dos dados e produzirá um relatório do panorama nacional, sem identificação de docente ou instituição, a ser amplamente divulgado.

Como proceder se minha Instituição não estiver na lista de códigos das universidades?

Solicite sua inclusão ao Coordenador de Tecnologias Educacionais do Brasil pelo e-mail: metared-brasil@metared.org.

Onde consigo mais informações sobre o projeto de avaliação de competências digitais dos docentes?

Eis a versão original do DigCompEdu, em inglês, publicada pelo JRC em 2017:

E sua versão traduzida para o português disponível no repositório da Universidade de Aveiro:

Em 2020 a Metared Brasil realizou a I Edição da Avaliação de Competências digitais dos docentes do Ensino Superior Brasileiro. Você pode encontrar neste link o relatório com uma análise dos dados coletados:

O que faz o GT de Tecnologias Educacionais?

A missão deste grupo é ajudar a que as IES Brasileiras possam incorporar e aproveitar todo o potencial que têm as TIC para melhorar o ensino e aprendizagem.

Objetivos:

Partilhar iniciativas de sucesso e boas práticas, nacionais e internacionais;

Analisar pontos fortes e limitações de recursos TIC utilizados na educação;

Fomentar o desenvolvimento de competências digitais em docentes;

Avaliar e apoiar a criação de iniciativas ou projetos conjuntos para o desenvolvimento, aquisição, implementação e avaliação de recursos TIC aplicados ao ensino e aprendizagem.

Caso queira mais informações ou participar do GT, acesse a página do GT de Tecnologias Educacionais.

Referências

TEXTOS ADAPTADOS DE:

ILUSTRAÇÕES ADAPTADAS DE: