PROJETO PELD FASE 6 (2025 - 2028)
PROJETO PELD FASE 6 (2025 - 2028)
EQUIPE
FURG
Prof. Margareth da Silva Copertino (Coordenador)
Prof. Patrízia Raggi Abdallah
Prof. Manuel Haimovici
Prof. Elisa Helena Leão Fernandes
Prof. Glauber Acunha Gonçalves
Prof. Rodrigo da Rocha Gonçalves
Prof. Vinícius Halmenschlager
Prof. Pedro Henrique Leivas
Prof. Eduardo Resende Secchi
Prof. Silvina Botta
Prof. Gibran da Silva Teixeira
Prof. Rodrigo Kerr Duarte Perreira
Prof. Leandro Bugoni
Prof. Luiz Felipe Cestari Dumont
Prof. Luis Gustavo Cardoso
Prof. Valeria Lemos
Prof. Marcio Nora Barbosa
Prof. Grasiela Pinho
Prof. Juliana Costi
Período do Projeto: 2024 - Atual
O Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração no Estuário da Lagoa dos Patos e Costa Marinha Adjacente (PELD-ELPA) permitiu a manutenção do monitoramento contínuo e sistemático de diversos parâmetros físico-químicos e biológicos neste sistema ao longo das últimas duas décadas. Associado a demais programas e projetos de longo prazo realizados por pesquisadores do Instituto de Oceanografia da FURG (IO-FURG) desde os anos setenta, o PELD-ELPA tem fornecido um corpo robusto de informações sobre a biota estuarina/marinha nesta região, através da coleta e manutenção de um dos mais longos e compreensivos bancos de dados ambientais em um sistema estuarino-costeiro da América do Sul.
Parte dos dados de longo prazo, referentes ao monitoramento da biota, estão publicados nos repositórios do Sistema Brasileiro de Biodiversidade (SiBBr) e no Global Biodiversity Facility (GBIF). Tais informações permitiram:
(a) descrever e compreender as variabilidades diárias, mensais, anuais e interanuais dos diversos parâmetros físicos e biológicos;
(b) identificar os fatores que desencadeiam alterações significativas na abundância e composição das comunidades;
(c) perceber a recuperação de alguns componentes bióticos do sistema após a passagem de perturbações ou distúrbios.
Nos últimos anos (particularmente no último Edital), o PELD_ELPA usou as séries temporais e espaciais para investigar as relações entre biodiversidade e funcionalidade dos grupos biológicos, particularmente dentro das comunidades de zooplâncton, macrofauna bentônica, algas epífitas e epibênticas e assembleias de peixes. O conjunto de informações acumuladas ao longo de quase quatro décadas permitiu testar hipóteses baseadas em teorias ecológicas sobre atributos e o comportamento do sistema em longo prazo, essenciais para construir cenários preditivos, frente à ameaça crescente de perda de biodiversidade e emergência climática.
Nesta nova etapa (2025 - 2028), o PELD-ELPA propõe continuar estudando as modificações na biodiversidade, com foco nos serviços ecossistêmicos, na resiliência do sistema e na saúde única. A maior novidade desta proposta será a inclusão de inventários sobre a biodiversidade de microrganismos e patógenos (fungos, bactérias e vírus) presentes na água, no sedimento e na biota deste ecossistema, incluindo vigilância de patógenos (surgimento e reemergência) e resistência antimicrobiana. Além disso, será investigado de forma especial o efeito de eventos extremos, como as intensas precipitações e inundações que afetaram o Rio Grande do Sul em setembro de 2023 e maio-junho de 2024.
As informações produzidas nesta proposta deverão ser de fácil acesso aos gestores ambientais, formuladores de políticas públicas, educadores, organizações não governamentais e à sociedade em geral.
PARCEIROS