(Wikipédia) Veganismo é um movimento social, político e internacional a respeito dos Direitos dos Animais por razões éticas e também pela sustentabilidade. O boicote a atividades, organizações, empresas, produtos, entre outros, que usam os animais, é uma das principais ações por quem adere ao movimento. A alimentação vegana é livre de derivados animais, em coerência com os princípios veganos. Consequentemente, também é um movimento de natureza econômica, onde são promovidos hábitos e até um mercado comercial inovadores (brechós, feiras, etc), centrados na causa animal. Traz o conceito de especismo no qual critica-se a "superioridade" do ser humano e, em decorrência, a objetificação e a inferiorização das demais espécies animais. No Veganismo, o ser humano não é melhor nem pior que qualquer outro animal. Conheça >
Os animais são seres divinos, foram criados para serem contemplados e devem ser protegidos.
Eu, Alex Cebe, sinto uma melancolia constante porque os animais estão tristes, sendo abusados e ameaçados de extinção (muitos já foram extintos). Os humanos são muito perigosos para este planeta e espero que tal situação mude o quanto antes. Se você não é vegano(a), considere ser mais um(a), para o futuro da nossa Mãe Natureza e para o futuro das próximas gerações. GO VEGAN.
O veganismo NÃO É uma dieta e nós, veganos, fazemos uso da dieta vegetariana (estrita).
A natureza segue uma ordem misteriosa e é muito frágil. É fácil desequilibrar toda essa exuberância e perfeição. Eu acho que nós, humanos, não somos parte deste planeta. Não é possível que sejamos! Estamos em total desarmonia com o que foi criado na Terra. Se os humanos não estivessem aqui, tudo estaria em ordem. Seria o paraíso, literalmente.
Eu acho muito estranho falar sobre 'proteger a vida marinha, canudos de plástico etc etc etc' e continuar consumindo peixes, crustáceos e frutos do mar.
Acho muito estranho dizer que cachorros e gatos são (e são mesmo) 'anjinhos com almas etc etc etc' e achar que bois, porcos, aves e répteis 'são apenas comida e têm ótimo sabor'.
Eu acho que é sem sentido falar sobre 'proteger o meio ambiente etc etc etc' e ao mesmo tempo comer carnes, uma vez que é exatamente a agricultura animal que está dizimando o planeta a passos largos.
Eu acho uma falácia completa falar de 'paz e amor entre irmãos etc etc etc' e não ter empatia por seres desprotegidos, abusados, sem voz e ainda comê-los.
O blasé dos que comem 'carnes exóticas e de luxo' é risível e patético. O que atenua o meu ponto de vista é saber que muitos estão fazendo isso inadvertidamente, completamente manipulados por um sistema podre que transformou o cérebro de milhões em um mero estômago insaciável.
É muita covardia pagar para terceiros assassinarem e esquartejarem animais inteligentes e indefesos apenas para que seja conveniente fazer uma 'visita ao açougue' e comprar as suas partes para que possam ser comidas (e defecadas) com a maior naturalidade e indiferença possíveis.
Você é 'casca grossa' e quer comer um bife? Vá tentar abater um boi ou um porco de bom tamanho, no 'mano a mano', com as mãos vazias, sem faca, sem nada. O animal manda você direto para o hospital (ou para um caixão) em menos de 5 minutos, com certeza.
Todos, absolutamente todos os animais são muito inteligentes. Somos iguais. Nenhum animal deve ser explorado para fins de alimentação, entretenimento, vestuário, transporte, pesquisa, estética e/ou outros tipos de lucro.
A raça humana ocupa o organismo que é o mais nefasto e perigoso de todos, apenas extrai recursos naturais sem devolver algo ao planeta, um verdadeiro estômago ambulante cheio de frescuras, pompas ridículas e inúteis que fazem parte de um sistema medíocre que se perde em vaidades.
Eu tenho vários amigos e amigas que são comedores de carnes e asseguro que eles são pessoas honestas, trabalhadores, pais/mães/filhas/filhos de boas famílias e que são pessoas totalmente do bem. Jamais tenha uma primeira má impressão ou preconceito em relação a quem come carnes.
Você também come carnes? Você prefere o seu intestino como sendo uma fila de defuntos de vários indivíduos? Sério?
As carnes, ovos, laticínios e o leite são vingativos. Cuide da sua saúde.
Tenha em mente que muito mais de 3.000 animais são abatidos A CADA SEGUNDO, diariamente. Vivemos em um mundo em que o sofrimento oriundo de seres inocentes, sem voz, impotentes e abusados permeia os nossos dias. Os animais estão sendo explorados! VIDAS estão sendo negociadas e nosso planeta está sendo destruído.
A maioria das pessoas está nadando em sangue, comendo dor e tristeza todos os dias, mas não percebem isso. A maioria das pessoas está cega, vivendo como se tudo estivesse ok. Existe um esquema muito bem organizado em todo o mundo apenas para que as pessoas não percebam o quão estão sendo manipuladas. Existe um propósito perigoso em tudo isso. Preste atenção ao seu redor e esteja alerta, sempre!
Temos a obrigação de cuidar e de proteger a Mãe Natureza. O veganismo tem relação direta com a preservação do ecossistema. SALVE O PLANETA!
Tornar-se vegano(a) é uma decisão sábia. Para muitas pessoas é dificílimo, até mesmo por razões culturais. Muitas pessoas estão lutando para conseguir. Tem de ter muita coragem e empatia para prosseguir. É esquecer de si mesmo(a) para dedicar boa parte da própria vida aos animais. O veganismo não é sobre cinturas finas, rostos joviais, nível de colesterol ou tônus muscular. Não é sobre pratos multicoloridos, dietas ou sobre o quão legal é a vida vegana . É TUDO SOBRE OS ANIMAIS, SOMENTE ELES! É sobre o sofrimento e os direitos destes seres inocentes. Além disso, o veganismo vai muito, muito além de bois, vacas, porcos, peixes, frangos, ovos e laticínios. O veganismo trata de TODOS os animais.
Quem é vegano(a) tem a vida difícil e sente-se desconfortável neste mundo pois tem de adaptar-se a um cotidiano brutal e a uma sociedade cega, procurando viver de forma satisfatória no meio de um mundo totalmente desequilibrado, sabendo que não verá tão cedo o respeito que todos os animais merecem. É uma constante e estressante adaptação diária ao que está ao redor. Dorme pensando nos 180.000.000 de animais que foram abatidos naquele dia e acorda pensando nos 180.000.000 de animais que serão abatidos naquele novo dia (apenas para citar os tubarões: são abatidos, no mundo, mais de 11.500 destes seres magníficos POR HORA). A comunidade vegana é minoria e ainda tem de suportar muito preconceito vindo de pessoas que não são veganas, incluindo familiares e amigos próximos.
Cuidado com o seu ego! Não considere-se 'acima dos demais' só porque você está no veganismo. Não fique achando que a vida vegana é perfeita e alegre porque, definitivamente, não é: a partir do momento em que você começa a fazer parte do movimento vegano, percebe o quão cruel está a humanidade e por causa disso é praticamente impossível ter uma vida leve e plenamente feliz. Há uma grande decepção e uma grande dor envolvidas na conscientização do abuso que os animais sofrem e você não poderá ignorar e nem fugir disso. Tudo tem um preço. Pague este preço! Vale a pena estar contra tantas coisas erradas e com muito mais conexão com o Universo.