Gladstone B. Alves

Sobre o que faço


Profissionalmente, eu passei os últimos 7 anos exercendo atividades que, no conjunto, poderiam ser resumidas pelo termo “Decision Engineering.”


Nós tomamos decisões de acordo com o que entendemos das cadeias de relações causais que levam das ações às suas consequências. Nesse contexto, com frequência aumentamos a qualidade de nossas decisões quando deixamos de lado a intuição e colocamos o processo decisório em si como objetivo de design.


Mesmo grandes organizações tomam decisões ruins. Prever as consequências das decisões tomadas é uma tarefa não-trivial e não se resume a calcular o impacto esperado sobre o lucro líquido no próximo trimestre. Com frequência, existem múltiplos objetivos a serem atendidos simultaneamente com uma decisão, muitos deles “intangíveis” (ou seja, difíceis mas não impossíveis de mensurar).


Encontrar um equilíbrio entre a complexidade do problema de decisão e a sofisticação das práticas decisórias a ela aplicadas é fundamental para gerar decisões de qualidade. É tarefa do “Engenheiro de Decisões” analisar cada situação de decisão e recomendar o conjunto de ferramentas adequadas ao seu tratamento. É seu objetivo incorporar técnicas avançadas de Data Science, Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional ao conjunto de ferramentas de trabalho das pessoas responsáveis por tomar decisões em organizações grandes e pequenas, públicas e privadas..


Pela aplicação de princípios de engenharia é possível moldar seu processo decisório de modo a incorporar todos os dados, conhecimento especialista e perspectivas relevantes ao contexto de uma decisão. Desse modo, pela aplicação de uma abordagem de Engenharia de Decisões será possível:


  • melhorar a qualidade das decisões tomadas em sua organização;
  • tomar decisões mais rápidas, consonantes com a rapidez do processo de desenvolvimento em si (agile decision making);
  • reduzir os riscos associados às decisões tomadas;
  • reutilizar ou modificar decisões anteriores à luz de novas informações e conhecimento (decision template).


Para saber mais sobre as possibilidades oferecidas pelas técnicas de Data Science e Análise de Decisões, consulte a seção sobre Pesquisa Operacional.


Sobre o que fiz


Nos últimos anos trabalhei como pesquisador e consultor para empresas do Setor Elétrico Brasileiro (SEB), ajudando a desenvolver soluções de Apoio à Tomada de Decisão Gerencial em cenários complexos. Fiz parte da equipe de desenvolvimento de diversos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) realizados no contexto do Programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), junto a concessionárias como CEMIG (GT e D) e Itapebi Neoenergia.


Os principais problemas de decisão abordados tinham como características a presença dos seguintes elementos:


  • multidimensionalidade;
  • multiplicidade de alternativas viáveis;
  • dados incompletos e com incertezas de diversas naturezas;
  • disponibilidade de avaliações qualitativas;
  • opiniões discordantes em decisões coletivas;
  • imersão em ambientes instáveis


As soluções que ajudei a desenvolver incluíam:


  • análise multicritério;
  • tratamento formal das incertezas e sua incorporação no processo decisório;
  • processamento conjunto de dados quantitativos e avaliações qualitativas;
  • apoio à moderação em dinâmicas de grupo e aplicação de esquemas para formação de consenso;
  • data mining (identificação de relações "ocultas" em sinais de diferentes naturezas, construção de modelos preditivos, etc.);
  • gerenciamento de riscos em múltiplos cenários e formação de decisões robustas na presença de incertezas.


Também tive experiência no apoio formal a todas as etapas do ciclo de Planejamento Estratégico, a ver:


  • diagnóstico;
  • colocação de objetivos;
  • criação de projetos estratégicos;
  • escolha do portfólio de projetos estratégicos e alocação de recursos;
  • gestão e controle da estratégia (avaliação quantitativa do desempenho, gerenciamento do portfólio de projetos, revisão do plano estratégico).


Uma de minhas características mais marcantes é a capacidade de absorver e organizar com relativa rapidez grandes volumes de informação sobre áreas não correlatas às minhas especialidades. Dado o domínio de um determinado problema, tenho experiência com o levantamento inicial e comunicação eficaz das diferentes perspectivas e dos diversos métodos de solução propostos em outras áreas da literatura acadêmica, e com o estabelecimento de relações entre as diferentes perspectivas e métodos. Com frequência fiz o papel de “tradutor” entre profissionais com formações diferentes, facilitando a compreensão mútua das visões e jargões particulares a cada uma delas. Também acumulei alguma experiência como primeiro contato com o problema dos clientes, trabalhando na aquisição de informação (condução de entrevistas e levantamento do conhecimento de especialistas da empresa), descrição ou colocação formal do problema e preparação de propostas de projetos de PD&I para sua solução.


Também tive alguma experiência e tenho interesse em licenciatura, seja lecionando disciplinas mais próximas de minha prática profissional recente (diversos cursos), seja lecionando disciplinas da formação quantitativa mais básica.


Para saber mais sobre os projetos de PD&I de que participei e as disciplinas e cursos em que lecionei, consulte meu perfil no LinkedIn ou meu Currículo Lattes. Você também pode ver diretamente o meu CV.



Formação acadêmica e interesses formais


Tenho Graduação em Engenharia Industrial (ênfase em Automação Industrial) pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTEMG) e Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atualmente faço um Doutorado em Engenharia Elétrica.


Também tenho experiência e interesse pelos seguintes temas:


  • Modelagem, análise e controle de sistemas dinâmicos não lineares;
  • Redes neurais artificiais;
  • Modelagem de mercados de energia elétrica.


Para saber mais sobre minha trajetória acadêmica e ver minha lista de publicações e outros itens de produção acadêmica, consulte meu Currículo Lattes. Para as publicações, você também pode consultar meu perfil no Google Scholar.


Para saber sobre projetos em andamento, consulte a página correspondente.



Interesses gerais


Gosto e tenho o hábito de escrever sobre diversos assuntos, incluindo (mas não restrito a):


  • racionalidade;
  • produtividade e otimização pessoal;
  • previsões em geral (forecasting);
  • tecnologia;
  • política.


Um de meus temas mais recorrentes é autismo e as questões de interesse de indivíduos de “alto funcionamento.”


Para ler alguns de meus textos publicados em outros sites e plataformas, assim como uma lista de textos em andamento, veja a seção correspondente.


Contato


Para dúvidas e consultas favor entrar em contato pelo email gladstone(at)gmail(dot)com.


Outra forma possível para entrar em contato é por meio de meus perfis em sites como ResearchGate, Goodreads, Medium e Google Plus, assim como por meu blog Wordpress.




Atualmente moro no ABC paulista.



Eu mantenho uma newsletter semanal com links e eventuais comentários sobre assuntos de interesse. Você pode se inscrever usando o formulário abaixo.