Uma pesquisa desenvolvida pela Fundação Getulio Vargas considera que, entre todas as cidades brasileiras entre 50 mil e 100 mil habitantes, São João da Boa Vista (SP) é a que oferece melhor qualidade de vida para os idosos.
Outro ponto considerado é a habitação. Em São João da Boa Vista, 126 idosos que não possuem casa própria moram de graça em centros de convivência.
Localizado a 218 km de São Paulo, o município de 89,5 mil habitantes superou outras 347 localidades analisadas no Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), realizado em parceria com o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon.
Sendo assim, a pirâmide etária acima mostra a população de São João da Boa Vista, focando, através do destaque em vermelho, as faixas etárias correspondentes aos idosos.
Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), são oferecidas para a populacão acima de 60 anos, de ambos os sexos, com diferentes necessidades e graus de dependência, que não possuem condições para permanecer na família, ou possuem relações familiares fragilizadas. Sendo inserida na comunidade, possui características residenciais e estrutura física adequada, visando o desenvolvimento de relações mais próximas com o ambiente familiar e a interação social com pessoas da comunidade.
Tendo em vista a necessidade das instituições de longa permanência nos municípios e a implantação de um sistema que possa facilitar o controle das informações diárias, o projeto Gerações foi desenvolvido.