Grupo de Estudos e Pesquisas em Catalogação

Espaço de interação sobre Catalogação

O GEPCat reúne profissionais e docentes na área de Catalogação, com o objetivo de troca de experiência especializada, de pesquisa e de ensino.

Compreende-se Catalogação no sentido lato:

envolve Organização do Conhecimento e Representação da Informação

O início do GEPCat

Em agosto de 2008, as professoras Eliane Mey e Zaira Zafalon, organizaram um evento intitulado Encontro de Docência em Catalogação. O evento originou-se de sugestão dada pela Profa. Mariângela Zanaga (PUCCAMP) e pelo Prof. Fernando Modesto (USP), e aconteceu entre os dias 21 e 22 de agosto, na UFSCar.


O objetivo era reunir professores, catalogadores e outros interessados no ensino e na prática em catalogação e tinha como justificativa as grandes mudanças havidas na área de catalogação, o que refletia na necessidade de adequação do ensino e da prática na área. Tais mudanças sinalizaram que o ensino e a atuação profissional não podiam mais ficar limitados às questões de uso do código de catalogação, mas requeriam maior aprofundamento teórico.


Em vista da responsabilidade conjunta de docentes e profissionais na formação do aluno, o ensino de catalogação é de fundamental importância para fazer emergir uma geração de catalogadores reflexivos.


É possível saber o que aconteceu no encontro, conhecer a programação, inteirar-se sobre o que foi discutido e quem participou AQUI!


Veja alguns resultados do evento:


- criação de um grupo com foco em catalogação, aberto a todos os participantes, bem como a todos os profissionais que queiram participar e colaborar - GEPCat - Grupo de Estudos e Pesquisas em Catalogação;


- criação de um Blog: aqui


- criação de lista de discussão: aqui


E aí? Sentiu-se parte do GEPCat? Venha fazer parte desse grupo!

INSCREVA-SE

Lista de Discussão Canal no Youtube

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram Linkedin