Notícias

Acompanhe as novidades do Grupo de Escrita de Mulheres na Filosofia


Chamada de Trabalhos 

VII Encontro do GEMF 

28 e 29 de novembro de 2023


O Grupo de Escrita de Mulheres na Filosofia (GEMF) é um espaço criado para a discussão das ideias e trabalhos de pesquisadoras da área de filosofia, com o intuito de promover a representatividade das mulheres na área. Estão convidadas a submeter trabalhos pós-graduandas e pesquisadoras em filosofia, de qualquer área. Os trabalhos selecionados receberão os comentários de uma debatedora convidada.

 

Convidadas:

Palestra de abertura: Claudia Picazo (Universidade de Granada - LOGOS group)

Entrevista com as autoras do artigo "A Rede Brasileira de Mulheres Filósofas e a desigualdade de gênero na área de Filosofia" (2023), Carolina Araújo (UFRJ), Beatriz Sorrentino (UFMT) e Silvana Ramos (USP). 

Palestra de encerramento: Monique Hulshof (Unicamp)


Modalidade:

Híbrida. O Encontro pretende encurtar distâncias possibilitando tanto a participação presencial como a participação remota das oradoras e debatedoras, ficando a cargo de cada uma informar a sua modalidade de participação na inscrição.

 

Tempo de apresentação

Cada apresentação aprovada pelo Comitê Científico terá 20 minutos de duração, e será seguida por 10 minutos de comentários de uma debatedora, mais 15 minutos para respostas e perguntas do público. 

 

Diretrizes para submissões

Resumo de 850 a 1000 palavras, preparado para avaliação cega. O resumo deve apresentar de maneira clara os argumentos ou ideias que serão desenvolvidos na fala. 

Preencha o formulário de inscrição no link: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdC1hj3yJ6H1ypMiW2hQOib6O1yNa0oOii30mnrHTNaUSDIDA/viewform?usp=pp_url

 

Cronograma

Prazo para submissão: 01/09/2023

Divulgação dos trabalhos aprovados: 15/09/2023

Evento: 28-29/11/2023


Comissão organizadora

Eduarda Calado

Raquel Krempel

Myllana Aguiar

Giovanna Beseggio

Fernanda Cardoso

Mariana Teodoro


Comissão científica

Eduarda Calado

Nara Figueiredo

Raquel Krempel

Beatriz Sorrentino

RESULTADO: Chamada de trabalhos 2023 - reunião especial do GEMF

Agradecemos a todas que enviaram seus trabalhos para a seleção! Ficamos muito animadas lendo os resumos e lembramos que a nossa seleção se baseia nos critérios estabelecidos na chamada de trabalho. Se seu trabalho não foi selecionado, isso não reflete a qualidade do trabalho, apenas significa que outro trabalho se alinha mais com a área e com a proposta do GEMF.

É com grande satisfação que divulgamos que o trabalho selecionado foi: "Modified buffer cases and the irrelevance of alternative possibilities to moral responsibility", de Letícia Palazzo Rodrigues.

CHAMADA DE TRABALHOS 2023/1 PARA PARTICIPAÇÃO EM REUNIÃO ESPECIAL DO GEMF

O Grupo de Escrita de Mulheres na Filosofia (GEMF) é um espaço criado para a discussão das ideias e trabalhos de acadêmicas da área de filosofia, com o intuito de promover o debate e o apoio a suas pesquisas. Trata-se de uma iniciativa que visa a promoção da representatividade das mulheres na área, por meio do combate a problemas como a ausência de espaços abertos de fala e de práticas de desenvolvimento de habilidades (como a escrita acadêmica). Essas ausências repercutem, por exemplo, em estatísticas preocupantes de evasão e larga desproporção entre o número de homens e mulheres em espaços institucionais. O GEMF foi motivado por leituras e discussões acerca das causas e sintomas desses problemas. As integrantes do grupo se reúnem desde 2015 para discutir seus textos originais. A cada ano, o GEMF tem o prazer de receber uma estudante ou pesquisadora para uma participação especial em uma das suas reuniões online. Para tanto, realizamos uma seleção. 

Durante a reunião, cada integrante do GEMF oferece sugestões e comentários construtivos visando a melhoria do texto. A autora é livre para debater as contribuições que considerar relevantes ou explicar passagens.


SUBMISSÕES

Podem submeter trabalhos alunas de pós-graduação e pesquisadoras que atuem na área da filosofia (preferencialmente analítica) e que gostariam de revisões e comentários técnicos em um artigo, capítulo de tese, capítulo de livro, dentre outros.

Enviar para o email do GEMF contactgemf@gmail.com

a) Resumo do texto de no mínimo 500 e no máximo 800 palavras em que fique claro o que será defendido no texto.

b) Link para o currículo Lattes atualizado.

Data limite: 07/04/2023.

*O GEMF tem como base o compromisso ético de não repassar os manuscritos compartilhados para nenhuma pessoa de fora do grupo e de jamais utilizar a ideia de uma autora sem o seu expresso consentimento ou sem citar o texto original. 


CRONOGRAMA

Submissões: 15/03/2023 até 07/04/2023

Divulgação do trabalho selecionado: 12/04/2023 (será divulgada na aba Notícias do site do GEMF https://goo.gl/wYhB5)

Envio do texto completo ao GEMF: 17/04/2023

Reunião: 25/04/2023 às 10h (horário de Brasília), podendo haver flexibilização da data mediante justificativa. A reunião dura aproximadamente 2h.


REGULAMENTO E CONDIÇÕES GERAIS

1 – Será selecionado um texto (01) dentre os submetidos para a participação da autora em uma reunião do GEMF em abril de 2023.

2 – O texto submetido (artigo, texto, capítulo) ao GEMF deve ser da própria autoria da autora selecionada (em português ou inglês), máximo 8000 palavras.

3 - A participante deve estar de acordo com os compromissos estabelecidos em "Compromissos da pesquisadora selecionada" abaixo.

4 - É preferível que a discussão apresentada no resumo se aproxime da filosofia analítica.

5 - A decisão final se baseará no mérito acadêmico do resumo, avaliado pelo GEMF.


COMPROMISSO DA PESQUISADORA SELECIONADA

Enviar o texto para ser discutido na reunião do GEMF até a data estabelecida no cronograma: 17/04/2023.

O texto completo deve ser compartilhado por e-mail com as integrantes do GEMF na data especificada no cronograma para que todas as participantes tenham tempo de lê-lo e de refletir sobre possíveis contribuições.


O GEMF agradece caso a autora selecionada inclua nos agradecimentos do artigo ou capítulo uma menção ao GEMF quando o texto for publicado ou, caso se trate de capítulo de dissertação ou tese, quando for defendida.

Modelo de agradecimento: Agradeço ao Grupo de Escrita de Mulheres na Filosofia (GEMF) pelas contribuições no desenvolvimento deste trabalho.

VI Evento do GEMF - Encontros

2022

Caras(os) pesquisadoras(es) de mestrado e doutorado,


Gostaríamos de convidá-las(os) para participar do VI Evento do GEMF, que ocorrerá presencialmente na Universidade Federal de Santa Maria, nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2022.


No dia 16 (a partir das 14h), teremos o workshop "Penso, logo escrevo: um guia metodológico introdutório para a redação de ensaios filosóficos" com a Dra. Verônica Campos.


As inscrições são abertas para todos. Caso queira participar, registre-se neste link:

https://forms.gle/4QDSHoYyWEnXT8x86

*apenas presencial 

**esta inscrição inclui tanto o workshop quanto a participação no evento como ouvinte.

***evento gratuito


Nos dias 17 e 18, teremos apresentações e comunicações do trabalho de pesquisadoras. 


Se você é pesquisador, venha debater conosco e participar do workshop! Contamos com a sua presença!


Um abraço,


GEMF


Organização: Nara Figueiredo, Vitória Coelho, Raquel Krempel, Beatriz Sorrentino e Eduarda Calado

Apoio: PPGFil - UFSM

Veja a programação do VI Evento do GEMF abaixo

Encontro de Pesquisadoras 2021:


Temos o prazer de anunciar a programação do Encontro de Pesquisadoras na Filosofia! Lembrem-se que a transmissão acontecerá no canal de YouTube da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas: https://youtube.com/c/RedeBrasileiradeMulheresFil%C3%B3sofas 

Encontro de Pesquisadoras na Filosofia: trabalhos aprovados (na ordem em que os trabalhos foram recebidos)

Devido à dilação do prazo para submissões de resumos, será necessário adiar a divulgação dos trabalhos aceitos para o Encontro de Pesquisadoras na Filosofia até o dia 24 de agosto. Agradecemos a compreensão!

Chamada para submissões
Encontro de Pesquisadoras na Filosofia (2021)

A Jornada do GEMF cresceu! Devido à quantidade de submissões para participar das duas últimas jornadas organizadas pelo GEMF, temos pensado em maneiras de ampliar o evento para incluir mais atividades e participantes. Em 2021, temos a alegria de anunciar que a Jornada do GEMF, após a sua quarta edição, se tornou o Encontro de Pesquisadoras na Filosofia. Agora o evento terá duração de três dias, de 19 a 21 de outubro. Mudamos o nome, mas não o estilo! O evento seguirá com enfoque na discussão com base nos trabalhos escritos das participantes, um dos compromissos do GEMF. Embora as pesquisadoras do GEMF estejam inseridas na tradição analítica, o evento aceita trabalhos de TODAS as áreas da filosofia. Cada trabalho selecionado contará com uma debatedora. Para que isso seja possível, as pesquisadoras que tiverem seus trabalhos selecionados deverão enviar um resumo estendido de 2000 (duas mil) palavras, ou o texto completo, até o dia 04 de outubro de 2021, para o e-mail: encontropesquisadoras2021@gmail.com. O evento será integralmente online e transmitido pelo canal de Youtube da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas.

Este ano, temos a satisfação de contar com a colaboração do PPGF da UnB para a organização do evento, possibilitando uma interação mais próxima com as professoras e pesquisadoras da instituição.

Com essas boas notícias, convidamos mais uma vez as pós-graduandas dos programas em filosofia a submeterem o resumo de um capítulo ou de um artigo resultante de sua pesquisa em andamento até o dia 01 de agosto de 2021.

Diretrizes para a submissão

Preencha o formulário: https://forms.gle/3nPixs68gs4vdiwM8

Ao longo do preenchimento, algumas informações pessoais serão solicitadas, por exemplo, nome e instituição, mas esteja pronta também para preencher as seguintes informações:

Cronograma:

26/04 - 01/08 - Envio de submissões 

15/08 - Divulgação dos trabalhos aceitos

15/09 - Divulgação da programação

04/10 - Último dia para enviar os resumos estendidos

19/10 - 21/10 - Evento

----------------------------------------------------------------------
Dezembro 202

GEMF tem a satisfação de anunciar a proposta selecionada para a reunião especial do GEMF, dia 10 de dezembro, segundo o edital 2020/2:

Título: GÊNERO E FILOSOFIA: A EXCLUSÃO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO FEMININO NA ACADEMIA

O prazo para submeter o resumo para participar da reunião especial do GEMF foi prorrogado até dia 12/10/20 

Considerando as dificuldades do contexto atual e a sobrecarga de trabalho nos últimos meses, decidimos adiar o prazo para submissões. Veja os requisitos para a submissão no edital.

Edital GEMF 2020_2.pdf

Saiu a programação da IV Jornada do GEMF!

Dia 17 de setembro, online. Veja os detalhes ao lado.

programa definitivo.pdf

Convidamos todas as pesquisadoras e pós-graduandas em filosofia a submeterem seus resumos para participar da seleção para a reunião especial do GEMF 2020/2, em 10 de dezembro. A cada semestre selecionamos uma participante especial para discutir conosco um texto de sua autoria numa reunião online em que visamos contribuir para o aprimoramento e desenvolvimento do texto. Leia o edital 2020/2 e participe!

Edital GEMF 2020_2.pdf

O Grupo de Escrita de Mulheres na Filosofia (GEMF) vem com satisfação anunciar a lista de participantes da sua IV Jornada, que ocorrerá no dia 17 de setembro de 2020 das 09:00 às 18:00 horas pela conta de Zoom da Sociedad Argentina de Análisis Filosófico (SADAF). Acompanhem o evento pelo Streaming do Youtube! O link será disponibilizado aqui no site e em nossas redes sociais.

El Grupo de Escrita de Mulheres na Filosofia (GEMF) anuncia con satisfacción la lista de participantes de su IV Jornada, que ocurrirá el día 17 de septiembre de 2020 de 9 a 18 hs a través de la cuenta de Zoom de la Sociedad Argentina de Análisis Filosófico (SADAF). ¡Siga el evento por el streaming de YouTube! El link estará disponible aquí en nuestro sitio y en nuestras redes sociales.


A Estrutura das Revoluções Científicas de Thomas Kuhn e o positivismo lógicoAna Clarice Rodrigues da Costa (UNICAMP)
Arendt, a primeira mulher a tratar de biopolítica?Lara Emanuele da Luz (IFC)
Mente segundo Charles Sanders PierceLethícia Pinheiro Angelim (UNB)
A naturalização da hegemonia da razão: Um projeto moderno ocidentalMaria Helena Silva Soares (UERJ)
Semântica Formal e modularidade da menteMariana Teodoro Fernandes (UNICAMP)
Validez y ProbabilidadMariela Rubin (IIF/SADAF/CONICET)
Inducción pesimista: compromissos metafísicos y metodológicosSasha D’Onofrio (UBA)
Percepção e realismo na Filosofia de Peter StrawsonThaís Ribeiro Vasques (UERJ)

IV Jornada do GEMF - 2020

Inscrições: 03/06 a 03/08 

pelo link https://bit.ly/3duyCok

Veja a chamada abaixo:


Chamada para a Jornada 2020 em português

Primera circular IV Jornada (1)(1).pdf

Convocatoria Jornada 2020 en español


Chamada IV Jornada GEMF (3)(1).pdf

Edital 2020/1 para participação em uma reunião especial com o GEMF em julho:

Edital GEMF 2020_1.pdf

Eis a programação final da III Jornada do GEMF! O mapa vai ajudar @s participantes presenciais a encontrar os locais do evento na UFMT (Auditório da SETEC durante o dia e Auditório do IGHD, à noite)!!!

Estamos trabalhando na transmissão ao vivo do evento e no dia publicaremos o link no Facebook!

Estamos entusiasmadas com a chegada do dia 21/11!

Dessa vez, publicamos a arte da Gabriela Mello, estudante da UFMT.

Programação da III Jornada do GEMF, dia 21/11, com transmissão ao vivo pela internet

Programação preliminar da III Jornada do GEMF, dia 21/11

30/09/2019

O GEMF tem a satisfação de anunciar a proposta selecionada para a reunião especial do GEMF, dia 12 de dezembro, segundo o edital 2019/2:

Título: ALARGAR A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA É CONSTRUIR PONTES OU ABISMOS? SOBRE A FILOSOFIA DA CIÊNCIA DE PASSERON


23/09/2019

É com imenso prazer que o GEMF divulga a lista de trabalhos selecionados para participar da III Jornada do Grupo de Escrita de Mulheres na Filosofia, que acontecerá na UFMT, dia 21 de novembro de 2019:

18/07/19 

Divulgamos a Chamada de Trabalhos para a III Jornada do Grupo de escrita de Mulheres na Filosofia 


Diretrizes para submissõesEstão convidadas a submeter trabalhos graduandas, pós-graduandas e pesquisadoras em filosofiaTemas: qualquer área da filosofiaA submissão será feita preenchendo o formulário do Google no link: https://forms.gle/AfexXXowarsHnjzi8Além dos dados da participante, é necessário fornecer um resumo de 400-500 palavras (há um espaço para resumo no mesmo formulário Google). Para participar da transmissão ao vivo, cada participante selecionada deverá preencher um formulário autorizando a transmissão. A organização enviará o formulário em momento oportuno após a divulgação dos trabalhos aprovados.
Participação remota e aspectos técnicosPara promover a conexão e o conhecimento do trabalho de mulheres na filosofia, o GEMF se configura como um grupo que interage remotamente. Considerando essa característica do grupo, a III Jornada pretende encurtar distâncias possibilitando tanto a participação presencial como a participação remota das oradoras, ficando a cargo de cada uma informar a sua modalidade de participação na inscrição.Caso escolha a participação remota, a oradora deve ter acesso à internet, preferencialmente por meio de computador diretamente conectado ao cabo da internet. A conexão via wi-fi deve ser evitada, pois conexões desse tipo tendem a apresentar mais problema de intermitência. Mesmo com a conexão direta, é necessário aceitar que há sempre o risco de problemas técnicos. Além disso, a oradora deve testar fazer uma vídeo-chamada antes da data do evento e providenciar qualquer material de apoio que julgue necessário, como fones de ouvido, microfone, etc. Para muitos computadores, esse equipamento adicional não é necessário, mas a experiência ensinou ao GEMF que é sempre bom ter um fone de ouvido com microfone perto (pode ser o do celular), para evitar a interferência de ruído.Depois de feitos os preparativos e o teste, basta conectar no horário combinado! Você também poderá assistir à transmissão do evento ao vivo.  DebatedoraCada fala (de 25 min) será seguida por 10-15 min de comentários feitos por uma debatedora convidada com base na afinidade com o tema da fala. Depois disso, abre-se espaço para perguntas do público. O objetivo é replicar o modelo das reuniões do GEMF, em que cada texto é comentado pelas integrantes; assim, a debatedora poderá fazer perguntas, considerações e críticas construtivas sobre a fala.Para que isso seja possível, cada participante selecionada deverá enviar um resumo expandido (1500 palavras) sobre o tema da sua fala até o dia 30/10 para o e-mail do GEMF (contactgemf@gmail.com). No resumo, devem estar claros os argumentos que serão desenvolvidos na fala. Cronograma20/07 a 16/09 Submissão de trabalhos23/09 Divulgação do resultado30/10 Data limite para o envio do resumo expandido04/11 Divulgação da programação da III Jornada21/11 Evento – dia da III Jornada

02/08/19

O GEMF convida para uma reunião especial em que você poderá discutir o teu trabalho com as integrantes do GEMF, como fazemos em nossas reuniões mensais!

LPara participar, leia o edital ao lado e envie um resumo até 23/09



Edital GEMF 2019_2.pdf

15/04/2019

Temos a satisfação de informar que a Natália Amorim Do Carmo foi selecionada para participar da reunião especial do GEMF - Edital GEMF 2019/1.


Agradecemos a todas que enviaram submissões. Esperamos poder recebê-las em reuniões futuras! Agradecemos ainda a tod@s que compartilharam o nosso Edital 2019/1.

23/01/2019

Convidamos alunas de pós-graduação e pesquisadoras que atuam na área de filosofia analítica e que gostariam de participar de uma discussão e receber comentários técnicos em artigo, capítulo de tese, capítulo de livro, dentre outros. 

E-mail: contactgemf@gmail.com

Curta o GEMF: https://www.facebook.com/gemfilosofia/

Para mais informações clique no arquivo ao lado:

Edital GEMF 2019_1 sem hiperlink.pdf

01/11/2018

Link para a transmissão ao vivo da II Jornada do GEMF

https://youtu.be/gP5YO9XY3yc 

21/10/2018

Com satisfação o GEMF torna público o resultado da Chamada de Trabalho 2018/2 do GEMF.


Trabalho selecionado: 

"Three conceptual aspects worthy of scrutiny in the Early Modern Philosophical canon " de Katarina Ribeiro Peixoto


O GEMF agradece todas as submissões e encoraja que voltem a submeter seus trabalhos em 2019/1.

14/10

Convidamos todas e todos a assistirem à II Jornada do Grupo de Escrita de Mulheres na Filosofia. Dessa vez a nossa jornada acontecerá na USP, dia 1° de novembro! 

Vai ter live streaming, ou seja, dá pra assistir online!

Clique no cartaz ao lado para mais detalhes


17/09

Convidamos alunas de pós-graduação e pesquisadoras que atuam na área de filosofia analítica e que gostariam de participar de uma discussão e receber comentários técnicos em artigo, capítulo de tese, capítulo de livro, dentre outros. 

E-mail: contactgemf@gmail.com

Curta o GEMF: https://www.facebook.com/gemfilosofia/

Para mais informações clique no arquivo abaixo:

Chamada de trabalhos GEMF.pdf