Equações Diferenciais Não-lineares

Grupo de Pesquisa

O grupo de pesquisa em EDPs Não-Lineares é formado por pesquisadores com experiência em análise de equações diferenciais parciais. O grupo inclui tanto pesquisadores jovens como experientes, proporcionando a mescla entre experiência e juventude que forma um dos mais produtivos grupos do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFPE.

O grupo, atualmente, é formado por 9 pesquisadores, 8 alunos de distribuídos entre iniciação científica, mestrado e doutorado e pelo menos 7 colaboradores de instituições estrangeiras. O grupo é um grande formador de mestres e doutores, contabilizando, até o momento, 16 alunos egressos. As linhas de pesquisa dos membros da equipe estão descritas abaixo, bem como as ramificações entre os pesquisadores do grupo e os colaboradores distribuídos entre diversas universidades nacionais e internacionais.

Este espaço será dedicado para apresentação dos resultados do grupo bem como para divulgação de colóquios e eventos organizados pelos seus membros.

Repercussões dos trabalhos do grupo

Apesar de incluir vários pesquisadores jovens, o grupo tem uma produção bastante expressiva com publicações em periódicos extremamente competitivos, com alta visibilidade e impacto, dentre os quais estão o Journal of Differential Equations, SIAM Journal on Applied Mathematics, SIAM Journal on Control and Optimization, Proceedings of the American Mathematical Society, Comptes Rendus Mathematique, Zeitschrift für angewandte Mathematik und Physik (ZAMP), ESAIM Control Optimization and Calculus Variations, entre outros. O grupo mantém colaboração ativa com pesquisadores de diferentes instituições do país e do exterior, entre elas a Universidade de Cincinnati e Virginia Tech, nos EUA, as universidades Pierre et Marie Curie(Paris 6) e de Nice, na França, as Universidades de Sevilla e Autônoma de Madrid, na Espanha, a Universidad de Tarapacá, no Chile, a Universidad Nacional de Colombia, na Colômbia e, no Brasil, a UNICAMP, a UFRGS, a UFPB, a UFAL, a UFG e a UFRJ.

Linhas de pesquisas

  • Controle e estabilização de sistemas governados por equações diferenciais parciais

  • Boa colocação de sistemas dispersivos não lineares

  • Equações de convecção-difusão, reação-difusão e modelos relacionados

  • Equações de Navier-Stokes e sistemas relacionados

  • Equações de Schrödinger e modelos relacionados

  • Equações diferenciais parciais elípticas não-lineares

  • Equações e sistemas hiperbólicos

  • Equações e sistemas parabólicos

  • Estabilidade de escoamentos estacionários em mecânica dos fluidos