Mineira e jornalista, conheça Carla Madeira
Mineira e jornalista, conheça Carla Madeira
Autora do best-seller “Tudo é rio”, Carla é a segunda escritora mais lida do Brasil
Gabrielly Ribeiro
Dezembro de 2022
Terra de Carolina Maria de Jesus, Guimarães Rosa, Adélia Prado, Carlos Drummond de Andrade, e de tantos outros, Minas Gerais é berço da mais pura literatura. O jeitinho mineiro de pensar, agir e falar preenche as lacunas das tantas páginas de prosas, poesias, contos e histórias, arrebatando o leitor com a sutileza que só nossos conterrâneos possuem.
Hoje, bebendo dessa mineiridade tão inconfundível, Carla Madeira é apresentada, por Minas, ao restante do país. Uma quase matemática, mas jornalista e publicitária, Carla, nascida e criada em Belo Horizonte, conquista o título de segunda escritora mais vendida no Brasil. Autora de “Tudo é rio” (2014), “A natureza da mordida” (2018) e “Véspera” (2021), Carla Madeira transmite em seus livros, que transitam entre a prosa e a poesia, histórias de dor, abandono, traição e perdão. Histórias que sensibilizam e marcam o leitor, que o abraça e o acompanha para toda a vida.
Carla ganhou reconhecimento em 2021, após seu primeiro livro (Tudo é rio), anteriormente publicado pela editora Quixote + Do, ter sido relançado pela editora Record. Com personagens complexos, longe do maniqueísmo comum de tantas obras, a autora conquistou o cenário literário brasileiro inserindo seus leitores em tramas que abordam, antes de tudo, a humanidade.
Com uma escrita sensível que discorre sobre a tragédia da mesma forma que aborda a felicidade, Carla Madeira apresenta diversas perspectivas e nuances do ser humano. Em seus dramas amorosos e familiares, tramas que se mesclam em seus livros, a autora retrata a vida crua como ela é, e assim como disse Martha Medeiros, ao se referir a Tudo é rio, “Carla dá até raiva na gente. Como assim, um livro de estreia tão potente, tão perfeito, tão pronto?”.
Carla Madeira marcou sua presença e conquistou seu lugar entre os mais renomados autores brasileiros. Destaque dessa nova geração de escritores, Carla se manteve entre os mais vendidos em 2021 e 2022, e não é de se espantar que em 2023 o cenário se mantenha o mesmo. Com livros cada vez mais aclamados pela crítica e favoritos do público, Carla é uma autora que veio para ficar. De fato, Carla Madeira possui o dom das palavras.
Texto produzido na disciplina de Jornalismo Especializado, ministrada pelo professor Getúlio Neuremberg - PUC Minas.