1939 - 1945

2ª GUERRA MUNDIAL
BRASIL na 2ª GUERRA MUNDIAL
CRONOLOGIA DA 2ª GUERRA MUNDIAL

TURMA 94 - 2ª GUERRA MUNDIAL

TURMA 95 - 2ª GUERRA MUNDIAL

TURMA 96 - 2ª GUERRA MUNDIAL


Questionário da 2ª Guerra Mundial

(Livro do 9º ano de Alfredo Boulos)



1 - Como foi a ascensão do fascismo ? 110

2 - Quais eram as principais ideias fascistas? 110

3 - Como surgiu o fascismo Italiano? 110

4 - O que foi a “Marcha sobre Roma”? 111

5 - Explique como foi a fundação do partido nazista: 113

6 - Destaque os princípios básicos do nazismo no livro escrito por Hitler: 113

7 - Quais foram os primeiros territórios tomados por Hitler? 122

8 - Descreva como foi a Conferência de Munique: 122

9 - Explique o pacto de não agressão entre Hitler e Stalin: 123

10 - Fale sobre o início da 2ª Guerra: 123

11 - Como foi a batalha de Hitler contra a Inglaterra? 124

12 - Como foi a resistência soviética ao nazismo? 125

13 - Explique o ataque a Pearl Harbor: 125

14 - O que foi o dia “D”? 129

15 - Descreva o que foi o Holocausto: 130



RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO

RESPOSTAS


1 - Como foi a ascensão do facismo ? 110

R: O desemprego e a falta de esperança decorrentes da Grande Depressão favoreceram o surgimento, em diversos países, de políticos e partidos autoritários que acusavam as democracias liberais de serem incapazes de resolver os problemas da população. Para esses, a solução era um governo forte, dirigido por um líder único que fosse uma espécie de “salvador da pátria”.  


2 - Quais eram as principais ideias fascistas? 110  Resp.

a) - o grupo é prioritário e o indivíduo deve subordinar-se a ele.

b) - a comunidade é vítima e qualquer ação sem limites legais ou morais contra seus inimigos é válida.

c) - a rejeição à democracia, ao liberalismo e ao socialismo.

d) - os chefes, sempre do sexo masculino, conduzem a comunidade rumo a seu destino.

e) - a violência pode ser bela e a vontade, eficiente, se o objetivo é o êxito da comunidade. 

f) - um povo pode dominar os demais, independentemente de lei humana ou divina. 


3 - Como surgiu o fascismo Italiano? 110

R: O ex-combatente italiano Benito Mussolini se lançou na política. Ao voltar da 1ª Guerra, abandonou o ideal socialista e fundou, em 1919, os Fasci Italiani di combattimento - organização que deu origem ao movimento e ao partido fascista.


4 - O que foi a “Marcha sobre Roma”? 111

R: Percebendo que o rei da Itália, Vittorio Emanuele III, fraquejava, Mussolini planejou e comandou o assalto ao poder. Em 1922, liderou a Marcha sobre Roma: à frente de milhares de fascistas (os camisas negras) vindos de várias partes da Itália, invadiu a capital para exigir o poder. O rei cedeu à pressão e convidou Mussolini para ser primeiro-ministro, tornando-se o chefe do governo da Itália.


5 - Explique como foi a fundação do partido nazista: 113

R: O Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP), também chamado de Partido Nazista, fundado em 1919, ano em que admitiu o ex-cabo Adolf Hitler.  



6 - Destaque os princípios básicos do nazismo no livro escrito por Hitler: 113 R:


7 - Quais foram os primeiros territórios tomados por Hitler? 122

R: Alegando precisar de um espaço vital (Lebensraum), em 1935 Hitler retomou o Sarre, área sob controle da liga das nações. No ano seguinte, assumiu a Renânia, anexou a Áustria e os Sudetos na Tchecoslováquia.


8 - Descreva como foi a Conferência de Munique: 122

R: Foi para resolver a questão das anexações de territórios por Hitler, os líderes Mussolini (Itália), Hitler (Alemanha), Neville Chamberlain (Inglaterra) e Édouard Daladier (França), reuniram-se na Conferência de Munique e decidiram que a Alemanha poderia ocupar os Sudetos. A principal interessada, a Tchecoslováquia não foi convidada para a reunião. Era a política de “apaziguamento” de França e Inglaterra.  


9 - Explique o pacto de não agressão entre Hitler e Stalin: 123

R: Em caso de guerra Hitler não teria que lutar em duas frentes. Assinado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros Joachim von Ribbentrop e Viatcheslav Molotov. Josef Stalin era adversário político de Hitler e líder comunista da URSS. Secretamente, decidiram também ocupar e dividir a Polônia. 


10 - Fale sobre o início da 2ª Guerra: 123

R:  Em 1º de setembro de 1939, os alemães invadiram a Polônia, dias depois os soviéticos abocanharam o leste da Polônia. A Inglaterra reagiu, declarando guerra à Alemanha. Era 3 de setembro de 1939, para os europeus é o início da guerra. 



11 - Como foi a batalha de Hitler contra a Inglaterra? 124

R: Após a ocupação da França, os nazistas miraram a Inglaterra e iniciaram bombardeios aéreos aos portos e cidades do país, inclusive Londres. Era a RAF (Royal Air force) contra a LUFTWAFFE (Alemanha), na Batalha da Inglaterra de 1940. A perícia dos pilotos britânicos e a liderança de Winston Churchill detiveram os nazistas. 



12 - Como foi a resistência soviética ao nazismo? 125

R: Interessado nas riquezas soviéticas (petróleo, minérios e cereais) e devotando ódio ao comunismo, Hitler traiu o pacto de não agressão firmado com Stalin e invadiu a URSS. Acuados, os soviéticos recuavam, mas antes destruíam tudo o que pudesse ser útil ao adversário. Era a tática de terra arrasada, que consistia em ceder espaço para ganhar tempo. Hitler foi derrotado na Batalha de Stalingrado e obrigado a voltar para a Alemanha. 



13 - Explique o ataque a Pearl Harbor: 125

R: Em 7 de dezembro de 1941, o governo japonês desfechou um ataque surpresa à base militar estadunidense de Pearl Harbor, no Havaí, destruindo boa parte de sua poderosa frota.



14 - O que foi o dia “D”? 129

R: Após a libertação da capital da Itália, os Aliados abriram a terceira frente de luta contra os nazistas, desembarcando na Normandia (Noroeste da França). O dia escolhido para o desembarque, 6 de junho de 1944, foi chamado de Dia “D”. Os alemães foram pegos de surpresa e, em agosto de 1944, os aliados libertaram Paris das mãos nazistas e marcharam para Berlim.  



15 - Descreva o que foi o Holocausto: 130

R: O tribunal de Nuremberg comprovou ter sido um dos piores crime dos nazistas, a morte de milhões de judeus. Em 1942, os líderes nazistas decidiram que matariam todos os judeus que pudessem em campos de extermínio, construídos para esta finalidade. Os nazistas chamaram seu plano de “solução final”. Assim que chegavam a estes campos, idosos, crianças e doentes eram mandados para a câmara de gás sem que soubessem disso. Calcula-se que 6 milhões de judeus, 300 mil ciganos, soviéticos, homossexuais, deficientes físicos, padres e pastores que pregavam contra a guerra foram mortos.