Identidades, Democracia, Escola, Administração e Formação
Apresentação
A Comunidade de Prática de Investigação “Identidades, Democracia, Escola, Administração e Formação” (IDEAFor) integra o Centro de Investigação e de Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (CIIE-FPCEUP).
A IDEAFor tem como principais atividades a organização de projetos, o debate da investigação, a publicação em revistas científicas e de divulgação, a promoção de iniciativas no domínio das políticas e práticas de inovação escolar, o desenvolvimento da ação e do pensamento democrático e a formação de professores para a comunicação intercultural e a justiça social.
Pretendendo contribuir para o campo científico das Ciências da Educação, a IDEAFor desenvolve o seu trabalho em torno das temáticas:
i) formação e profissão docente;
ii) escola, democracia e criatividade;
iii) identidades, direitos e formação humana;
iv) transformações do ensino superior;
v) administração, governo e gestão educacional.
Congregam-se nesta comunidade investigadores, professores, parceiros relevantes da comunidade e estudantes do Mestrado e do Programa Doutoral em Ciências da Educação.
Quem somos
A comunidade de prática de investigação é constituída por investigadores, professores, parceiros relevantes da comunidade e estudantes do Mestrado e do Programa Doutoral em Ciências da Educação. Organizada em subgrupos de trabalho, a IDEAFor calendariza os seus encontros com regularidade, realizando reuniões plenárias bimensais e encontros mais frequentes de cada subgrupo de trabalho. Nestas reuniões são apresentados e debatidos projetos em curso, discutidas temáticas relevantes no campo das Ciências da Educação e desenvolve-se a criação conjunta de produtos científicos.
Coordenação: Amélia Lopes, Elisabete Ferreira, Fátima Pereira, Rita Tavares de Sousa e Thiago Freires
Investigadores: Amândio Graça, Ana Carolino, Ana Cristina Torres, Ana Escola, Ana Isabel Rodrigues, Ana Mouraz, Ana Paula Pereira, Anabela Sousa, André Freitas, André Moura, Augusto Cavalo, Bárbara Tadeu, Cecília Bento, Cláudio da Silva, Daniela Pinto, Deise Nunes, Duarte Cardoso, Elisabete Cavalho, Fernando Rodrigues Silva, Filipa Soares, Helena Resende, Inês Barata, Inês Sousa, Joana Manarte, José Pedro Amorim, Joyce Coimbra, Júlio Santos, Katharine Moucherek, Kelly Alves, Leanete Thomas Dotta, Lucélia Anjos, Luís Grosso, Mafalda Silva, Margarida Marta, Maria João Carvalho, Nancy Salvá, Natália Zanon, Natividade Santos, Partícia Alves, Paula Batista, Pedro Filipe Cunha, Regina Lenastre, Rita Fernadnes, Rita Iara Oliveira, Sara Poças, Sílvia Casian, Suzana Mary de Andrade, Vanessa Machado
Investigação e Intervenção
A IDEAFor desenvolve um trabalho crítico em torno de problemáticas do desenvolvimento humano e formação ao longo do ciclo de vida e nos níveis do sistema educativo. Contemplando as áreas Identidades, Democracia, Escola, Administração e Formação, a Comunidade debruça-se sobre cinco eixos temáticos: i) formação e profissão docente; ii) escola, democracia e criatividade; iii) identidades, direitos e formação humana; iv) transformações do ensino superior; v) administração, governo e gestão educacional.
Esta organização implica a incursão por temas tão diversos como formação de professores, organização e administração escolar, comunicação e relação educativa, identidades profissionais e académicas, cidadania e direitos humanos, educação e cooperação para o desenvolvimento, entre outros. Estes temas são mobilizados nos diferentes projetos de investigação e intervenção desenvolvidos pelo grupo e pelos seus elementos, procurando atender a problemas sociais e científicos emergentes no campo das ciências da educação.
A investigação desenvolvida na IDEAFor guia-se pelo agir transformador da realidade social, consonante com uma epistemologia da escuta e uma perspetiva critica sobre os fenómenos sociais e humanos. Ainda que esta comunidade seja recetiva a diferentes metodologias de investigação e intervenção, o trabalho desenvolvido assume um enquadramento fenomenológico-interpretativo, com especial foco na abordagem narrativa e biográfica.
Objetivos
Promover a discussão entre investigadores, contribuindo para a melhoria dos seus projetos de investigação;
Incentivar e apoiar o trabalho de investigadores emergentes;
Estabelecer relações colaborativas e cooperantes no trabalho de investigação e intervenção em educação;
Estimular o trabalho em rede com outras comunidades de prática de investigação;
Desenvolver pensamento crítico sobre metodologias e temáticas no âmbito da educação;
Contribuir para a reflexão epistemológica das ciências da educação;
Disseminar o conhecimento produzido no âmbito da IDEAFor.
Atividades
A IDEAFor prevê a realização de seminários, jornadas, tertúlias, aulas abertas, oficinas e publicação em revistas científicas e de divulgação.
Subgrupos de Trabalho
Formação de Professores e Prática Profissional
ForProf
Outras Geografias em Educação
OGE
Lugar e Tempo da Arte na Educação
(Ea)
Humanização, Digitalização e Qualificação: desafios da formação
HUDIQ
O grupo é constituído por docentes, investigadores e doutorandos que têm a formação de professores como principal foco de problematização educativa e epistemológica, realçando o seu contributo para a formação de profissionais comprometidos com a justiça socioeducativa e para a construção de práticas docentes significativas para a construção de uma Escola Democrática.
_
Amândio Graça, Amélia Lopes, Ana Cristina Torres, Ana Mouraz, Fátima Pereira, Luís Grosso, Natália Gladcheff Zanon e Paula Batista
Trabalha em torno de temáticas do campo da educação e da formação, com foco na escola e no desenvolvimento profissional dos professores, em diferentes contextos geográficos e/ou culturais. Alinhado com a perspetiva de descolonização do conhecimento e de todas as dimensões dos processos sociais e humanos, o OGE procura uma problematização sensível a questões como: educação e desenvolvimento, educação e pessoas migrantes e refugiadas, diversidade e diálogo intercultural, pós-conflito e educação para a paz. Configura-se como um espaço estimulante de produção de conhecimento comprometido com o desenvolvimento de sociedades mais inclusivas, equitativas, plurais e pacíficas.
-
Carolina Azevedo, Cláudio da Silva, Damian Ross, Eduardo Russell, Joana Manarte, José Pedro Amorim, Júlio Gonçalves Santos, Leanete Thomas Dotta, Paula Batista, Sara Poças e Thiago Freires
Este subgrupo indaga sobre a importância da educação artística na vida das crianças/alunos. O estudo pretende compreender o impacto da pandemia provocada pela COVID-19 na educação de infância e no 1.º CEB e como tem vindo a afetar as relações pessoais e sociais, a criatividade e os modos de agir dos/as profissionais destes níveis educativos. Como instrumentos de recolha de informação foram construídos questionários e realizadas entrevistas a educadores de infância, professores do 1.º CEB, professores especialistas nas áreas de Música/Drama, Artes Visuais e Expressão dramática/Teatro.
-
Ana Maria Carolino, André Freitas Santos, Bárbara Tadeu, Margarida Marta, Pedro Cunha
Este subgrupo aborda a formação inicial e contínua de professores e outros profissionais e o desenvolvimento profissional contínuo, com foco nos desafios que a humanização, a digitalização e a qualificação representam para esses três eixos do desenvolvimento de profissionais. No momento, o grupo está a recolher narrativas biográficas de professores, educadores e outros profissionais, procurando dar com conta das vivências pessoais decorrentes do teletrabalho em pandemia, de forma a produzir uma base empírica pertinente para a análise das relações entre a humanização, a digitalização e a qualificação.
_
Amélia Lopes, Fernando Rodrigues, Filipa Soares, Kelly Alves, Leanete Th. Dotta, Natividade Santos, Regina Lencastre
Ensino Superior, Formação e Identidades Académicas
ES
Biografias e Ciclos de Vida de Professores
BIC
Administração e Gestão Educacional
AGE
Este subgrupo enquadra quer a educação superior de profissionais, quer a problematização das identidades académicas em tempos de profundas transformações do lugar social das IES. No momento, o subgrupo desenvolve uma pesquisa sobre as mudanças identitárias dos/das professores/as do ES nos últimos 50 anos. Realizam-se entrevistas que relatam a biografia académica dos/a entrevistados/as dando conta das mudanças sociais, institucionais e individuais ocorridas. Para além do estudo da relação entre mudanças pessoais e contextuais, interessam ao subgrupo algumas variáveis de forma particular: o género, a área científica e o tipo de instituição. A entrevista focaliza as transformações ocorridas nas dimensões que constituem a identidade académica - ensino; transferência do conhecimento; gestão e investigação – e suas relações. O projeto integra a realidade nacional e internacional, com a realização da mesma entrevista a colegas de outras IES espalhadas pelo mundo.
_
Amélia Lopes, Daniela Pinto, Filipa Soares, Leanete Th. Dotta, Patrícia Alves, Paula Batista, Rita Fernandes, Rita Tavares Sousa, Raquel Marques.
Este subgrupo avança, em pequena escala e de forma exploratória, com a investigação prevista num projeto mais alargado. O estudo pretende dar conta das vivências pessoais que professores que iniciaram a sua carreira com a revolução democrática tiveram das principais transformações ocorridas no sistema educativo português (educação de infância, 1º, 2º e 3ºs ciclos, e Secundário) durante os últimos 50 anos. Estão a ser realizadas entrevistas exploratórias com professores/as veteranos.
_
Amélia Lopes, Leanete Thomas Dotta, Luciana Joana, Luís Grosso, Fátima Pereira, Margarida Marta,
Amândio Graça, Paula Batista, Ana Mouraz, Maria João Carvalho, Ana Maria Carolino, Andressa Godoy
Este grupo dedica-se ao estudo e investigação em torno de problemáticas da administração e gestão educacional e escolar. É constituído por docentes, investigadores e doutorandos comprometidos com a educação e a mudança organizacional, com destaque nos processos de governação democrática, da autonomia, das lideranças e da tomada de decisões nas Organizações Educativas escolares e não escolares. O grupo procura contribuir com abordagens teórico-epistemológicas no domínio da análise crítica e político-administrativa da Educação, quer na Formação Inicial e Contínua de Professores, quer no âmbito da Educação e Formação nas Escolas, nomeadamente nas áreas de cidadania, democracia e direitos humanos.
_
Ana Paula Pereira, Ana Escola, Anabela Sousa, Elisabete Carvalho, Elisabete Ferreira, Helena Resende, Inês Sousa, Luciana Joana, Maria João Carvalho
Congresso Internacional Escola, Identidades e Democracia
Esta é uma iniciativa da comunidade de prática de investigação IDEAFor (Identidade, Democracia, Escola, Administração e Formação) do CIIE (Centro de Investigação e Intervenção Educativas) e pretende, tendo em conta os principais desafios da educação e da formação no mundo contemporâneo, ser um espaço de partilha de conhecimento especializado sobre a Escola como lugar de conhecimento e formação, de construção da democracia, governação, exercício dos direitos humanos e de expressão e desenvolvimento de identidades diversas e plurais. Mais informações aqui.
Comissão Organizadora
Amélia Lopes (Coordenadora da organização)
Ana Maria Carolino
Elisabete Ferreira
Filipa Soares
Inês Sousa
Leanete Thomas Dotta
Lucélia Silva dos Anjos
Luciana Joana
Maria de Fátima Carneiro Pereira
Patrícia Alves
Paula Batista
Rita Tavares de Sousa
Livro de resumos
Consulte aqui
COORDENAÇÃO
Amélia Lopes, Elisabete Ferreira & Fátima Pereira (Coords.)
EDIÇÃO
CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
ISBN
978-989-8471-45-1
Projetos Nacionais e Internacionais
NOTÍCIAS
CONFERÊNCIA ANUAL EEPN | NOV 22
Nos dias 3 e 4 de novembro de 2022 decorreu a Conferência Anual da EEPN (European Education Policy Network), na Irlanda, que contou com a presença das investigadoras do CIIE Luciana Joana e Rita Tavares de Sousa. Este ano, a conferência foi dedicada ao tema “Teachers and school leaders towards a sustainable whole school approach for quality and inclusive education”, do qual resultaram policy recommendations, assim como quatro papers que podem ser consultados aqui.
LABS PITCH | NOV 22
No âmbito da XXX Semana de Psicologia e Ciências da Educação, que teve lugar entre os dias 14 e 18 de novembro de 2022, os investigadores Rita Tavares de Sousa e Thiago Freires marcaram presença na modalidade Labs Pitch onde apresentaram o trabalho desenvolvido na copin IDEAFor
SEMINÁRIO DE OUTONO
CitEdEV | DEZ 22
Nos dias 9 e 10 de dezembro de 2022 decorreu o Seminário de Outono da Rede Jean Monnet CitEdEV (Citizenship Education in the Context of European Values), em Istambul, que contou com a participação dos investigadores Leanete Thomas Dotta e Thiago Freires. O Seminário interno destinou-se à partilha do trabalho realizado pelos diferentes parceiros no último ano e serviu para planear as atividades de 2023. O consórcio CitEdEV reúne 28 instituições de 19 países. A participação da FPECUP, sob a coordenação da Professora Fátima Pereira, assenta no WG1, Knowledge (and attitudes) of young people about civil society, citizenship and European values. Em maio de 2023, está prevista a realização de uma conferência aberta, em Madrid, entre os dias 24 e 27.