Edital 01/2022

Edital 01/2022 - Trilha de Aprendizagem em PLE

Estabelece normas de seleção de interessados em cursar a formação continuada Trilha de Aprendizagem em PLE, ofertado pela Associação de Professores de Português como Língua Estrangeira do Peru (APPLE-PE).

APRESENTAÇÃO

A Associação de Professores de Português como Língua Estrangeira no Peru (APPLE-PE), com o apoio da Associação Mineira de Professores de Português como Língua Estrangeira (AMPPLIE) no uso de suas atribuições legais tornam público que estarão abertas as inscrições do Processo Seletivo para o curso de formação continuada Trilha de Aprendizagem em PLE, destinado a professores que atuem na área de ensino/pesquisa de português como língua estrangeira, na modalidade não-presencial (online), ofertado pela APPLE-PE e AMPPLIE a partir da segunda quinzena de junho de 2022, com duração de 6 meses.

Curso: Trilha de Aprendizagem em PLE

Turma: Única

Nº de vagas: 40

O processo seletivo de que trata o presente Edital refere-se ao exercício de 2022, possui vigência de 16 de maio de 2022 a 30 de maio de 2022 e será executado desde junho a dezembro de 2022.

1. DA JUSTIFICATIVA

A formação de professores vai além de conhecer a língua, do conhecimento de didática ou de metodologia, é necessário a formação de indivíduos para o mundo real. Nessa perspectiva, mais que facilitador, o professor é um "provocador" de interculturalidade, ao colocar seus alunos em contato com a língua e cultura, gerando uma riqueza de possibilidades infinitas de produção linguística. Dessa forma, percebemos que os professores de PLE no Peru e em outros países têm muitas dúvidas. Nesse sentido, é importante destacarmos que se trata de professores que estão na área há algum tempo e têm dificuldade em encontrar estratégias para o apoio pedagógico em seu processo de ensino-aprendizagem, em razão, muitas vezes, da formação distinta de licenciatura à área de atuação profissional. Disso decorre um dos grandes desafios para todos os profissionais envolvidos com PLE, que é o de formação de Professores. Nesse ponto, recorremos a Almeida Filho (1999) e outros autores que discutem e apresentam a importância de uma série de competências do Professor de língua estrangeira. Assim, entendendo que a formação dessas competências não se dá de uma hora para outra, mas compreendendo e mapeando a necessidade dos professores de PLE em diversos contextos, iniciamos a proposta de oferta de um curso de formação.

2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

2.1. O planejamento e a coordenação deste processo seletivo estão sob a responsabilidade da Associação de Professores de Português como Língua Estrangeira do Peru (APPLE-PE).

2.2. O curso Trilha de Aprendizagem em PLE está dividido em 10 módulos.

2.3. Para certificação, o estudante matriculado precisará cursar todos os módulos, além de realizar o trabalho final proposto. O curso tem a previsão de duração de 6 (seis) meses, entretanto poderá sofrer pequenas alterações em seu calendário de execução a depender de seu andamento.

2.4. Podem se inscrever professores e pesquisadores de qualquer nacionalidade que estejam relacionados ou tenham interesse na área de ensino-aprendizagem do Português como Língua Estrangeira, com idade igual ou superior a 18 anos.

2.5. Todos os candidatos aprovados deverão dispor, por conta própria, de meios para a realização do curso, tais como computador, internet, local apropriado para estudo e a dedicação semanal para as atividades síncronas e assíncronas por módulo.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições para o processo seletivo de cursistas para a formação continuada Trilha de Aprendizagem em PLE são gratuitas e devem ser realizadas entre os dias 16 de maio a 30 de maio de 2022, mediante formulário disponível nesta página, na aba Edital 01/2022 na subpágina Inscrição:

3.2. Os aspirantes deverão incluir no ato da inscrição um currículo vitae, documento imprescindível para a realização da seleção. Deverá constar no documento os seguintes dados:

3.2.1. Nome completo, e-mail de contato, nacionalidade e país de residência.

3.2.2. Estudos realizados até o momento;

3.2.3. Experiência da área de PLE.

3.2.4. Serão consideradas as inscrições de candidatos que não possuam experiência na área de PLE, mas que desejam adquiri-la mediante o curso.

3.3. Não serão consideradas as inscrições que não estejam acompanhadas do CV com as informações especificadas no ponto 3.2. ou realizadas fora do prazo estipulado.

4. DA SELEÇÃO

4.1. A seleção para o curso de formação continuada Trilha de Aprendizagem em PLE será feita mediante a análise do CV apresentado no ato da inscrição e estará a cargo da comissão de seleção designada pela APPLE-PE.

5. DO RESULTADO DA SELEÇÃO

5.1. O resultado da seleção será divulgado no dia 31 de maio de 2022 02 de junho de 2022, neste site , sendo de responsabilidade dos candidatos acompanhar a divulgação do resultado da seleção.

6. DAS INSCRIÇÕES DOS CANDIDATOS SELECIONADOS

6.1. Os candidatos selecionados para cursarem a formação continuada Trilha de Aprendizagem em PLE deverão realizar suas inscrições virtualmente entre os dias 01 de junho a 10 de junho de 2022 - 18h (Lima).

6.2. Para a realização da matrícula do curso:

6.2.1. Caso o estudante seja sócio da APPLE-PE (valor da afiliação: $50) ou de associações parceiras[1], deverá pagar o valor integral de: $25 (dólares) que corresponderá ao valor total do curso e comprovar o seu vínculo. O valor total da afiliação + matrícula é $75 (dólares).

  • Caso o estudante(sócio) não tenha interesse ou disponibilidade para cursar todos os módulos, poderá matricular-se em alguns, desde que realize o pagamento de uma taxa de $5 (dólares) por disciplina.

6.2.2. Caso o estudante não seja sócio da APPLE-PE e nem pertença a nenhuma das Associações parceiras, deverá pagar o valor integral de: $100 (dólares) que corresponderá ao valor total do curso.

  • Caso o estudante (não sócio) não tenha interesse ou disponibilidade para cursar todos os módulos, poderá matricular-se em algumas, desde que realize o pagamento de uma taxa de $15 (dólares) por disciplina.

6.3. A inscrição e o pagamento da matrícula deverão ser realizados na página: https://apple-pe.org/ , na aba “Trilha de Aprendizagem em PLE”

7. DO CURSO

7.1. O curso de formação continuada Trilha de Aprendizagem em PLE está dividido em 10 módulos.


  1. História da Língua Portuguesa (Carga Horária: 7h)

  2. Didática e Metodologia (Carga Horária: 7h)

  3. Gramática para PLE (Carga Horária: 7h)

  4. Ensino da compreensão Oral e Escrita (Carga Horária: 7h)

  5. Ensino da produção Oral e Escrita (Carga Horária: 7h)

  6. Ensino da fonética para hispanos falantes (Carga Horária: 7h)

  7. Cultura no Ensino de PLE (Carga Horária: 7h)

  8. Avaliação em PLE (Carga Horária: 7h)

  9. Oficina Refletindo sobre a Prática (Carga Horária: 7h)

  10. Oficina Escrita Acadêmica (Carga Horária: 7h)


7.2. Ferramentas para desenvolvimento das atividades:

7.2.1. Síncronas: Zoom Meeting

7.2.2. Assíncronas: Google Classroom

7.3. Cada módulo terá uma carga horária de 7h, que estarão distribuídas da seguinte forma:

  • 4h de aula teórica síncrona aos sábados, de acordo ao calendário do curso;

    • Horário: das 7 às 9h (Lima) / das 9 às 11h (Brasília)

  • 3h de estudo independente, que compreenderá a realização das atividades propostas por cada professor.

7.4. O curso iniciará no dia 18 de junho de 2022 e as atividades síncronas ocorrerão a cada sábado.

8. DA FINALIZAÇÃO DO CURSO

8.1. Ao finalizar o curso, depois de haver cursado o último módulo (Escrita acadêmica), cada participante deverá elaborar um trabalho final, que consistirá na escrita de um relato de experiência.

8.2. O prazo estipulado para a entrega do trabalho final será divulgado pela APPLE-PE ao início do último módulo.

8.3. Para a realização do trabalho final, os participantes deverão haver cursado todos os módulos, que servirão de apoio para sua reflexão e escrita.

8.4. Os relatos de experiência poderão ser escritos em português ou espanhol e passarão por uma comissão científica designada pela APPLE-PE para sua posterior publicação.

9. DO CERTIFICADO DO CURSO

9.1. Somente receberá o certificado de conclusão de curso o participante que tenha concluído satisfatoriamente os 10 módulos e entregue o trabalho final (relato de experiência).

9.2. Será entregue certificado aos participantes que realizaram a sua inscrição por módulo e/ou aos participantes que puderam cursar apenas alguns dos módulos sem concluir o curso, por razões diversas.

9.3 O certificado será concedido em nome da APPLE-PE e entidades parceiras, e enviado por e-mail a todos os participantes que finalizaram corretamente a formação.

10. DA PUBLICAÇÃO

10.1. A comissão científica designada pela APPLE-PE para revisão dos relatos de experiência avaliará os trabalhos finais (relatos de experiência) entregues pelos participantes do curso para incorporá-los à publicação.

10.2. Caso algum dos participantes não deseje participar da publicação, deverá informar antes da entrega de seu trabalho final.

10.3. A publicação será digital e estará registrada como e-book.

10.4. Os e-books formarão parte do banco de acervo da APPLE-PE, que estará disponível para livre consulta na página da associação.

11. DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1. A inscrição do candidato implica aceitação total e incondicional das normas constantes neste Edital, ao qual não poderá alegar seu desconhecimento.

11.2. Será eliminado, a qualquer tempo, o candidato que utilizar meios fraudulentos e conduta indevida na inscrição, na seleção, na matrícula e na realização do curso.

11.3. A APPLE-PE reserva-se o direito de cancelar a turma ou o Processo seletivo para o curso em que o número de candidatos seja insuficiente para mantê-lo.


[1] Associações parceiras: SIPLE, AOTP, APLERJ, AMPPLIE