A Fundação Osório é uma instituição de ensino público federal vinculada ao exército que se deu início no ano de 1921 como um internato para as filhas de militares que morreram na guerra do Paraguai. Hoje, a fundação atenta alunos de ambos os sexos e não funciona mais como internato, portando também ensino médio integrado ao curso técnico de administração.
Localizada na zona norte do Rio, a Fundação Osório possui uma estrutura antiga bem conversada e acompanhada de modernidade. Ela conta com laboratórios, salas de artes, uma capela, uma quadra, um ginásio, uma biblioteca e salas de aula bem arejadas, o que permite a plena formação acadêmica - teórica e prática - de seus alunos.
Ser aluno da fundação é conviver com pessoas diferentes todos os dias, já que a forma de ingressar na instituição é por meio de sorteio, o que justifica a presença de pessoas de todas as classes e rendas na instituição. Isso permite que o aluno cresça em contato com parte de diferentes realidades de seus colegas. Nesse sentido, a Fundação consegue mesclar o novo com o velho, exprimindo ao máximo a diversidade em seus ambientes.