Conheça os artistas

Ademir Zanarelli

É sacerdote, com especialização em Espaço Litúrgico e Arte Sacra pela PUCRS (PUC do Rio Grande do Sul – Porto Alegre). Atualmente está à frente da paróquia Senhor Bom Jesus em Americana e realiza trabalhos de Arte Sacra em igrejas bem como elaboração ou adequação dos espaços celebrativos.

E-mail: azanarelli@gmail.com Contato: (19) 99715-9007

Adriane Lima

Adriane Lima é fonoaudióloga, poeta, artista plástica e hoje vive entre tintas e sua poesia. É autora do livro A Asa Oculta da Borboleta. Também participou de várias antologias, artigos em jornais, revistas e é atuante entre Saraus em sua cidade, Campinas-SP.

Email: adritloliveira@sigmanet.com.br

Blog

Allan Lucena

Formado em Comunicação Digital e TI, criou em 2010 o blog Umikizu onde escreve contos, crônicas e poesias com abordagem popular. Participou do Mapa Cultural Paulista 2015 na fase regional com o conto Absurdos Internos e publicou em 2017 o livro Ensaios Umikizu pela Editora Madrepérola. Escreve sobre o Amor e a Loucura para desfazer paradigmas limitantes e preconceitos.

Email: allanmurrough@gmail.com

Site

Amanda Paschoal Miranda

Ilustradora, artista visual, quadrinista e designer de superfície e gráfico; e autora independente desde 2013. Diversificando linguagens e pautas com cores vibrantes e técnica mista, já trabalhou com bandas como Liniker e os Caramelows e Francisco, El Hombre. Hoje trabalha em seu novo livro que saíra em 20’19 pela Companhia das Letras.

Site

Amauri de Souza

Jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Em 2005 lançou Retratos do Tempo (poesia) e agora apresenta Aldeia Mordaz, cuja narrativa discorre sobre o contexto da cidade, expondo seus dramas diários, suas glórias e tragédias, seus conflitos e contradições... O livro será lançado em 2019. Atualmente trabalha como assessor de imprensa da Secretaria de Saúde de Americana (SP).

Email: samauri212@gmail.com

André Figueira

Professor e psicanalista, o autor André Figueira encontrou, por meio da poesia, uma forma de expressão muito genuína, que tem como pano de fundo os pensamentos e devaneios a partir do olhar do outro sob à luz da psicanálise. Num entendimento de que as diversas formas de expressão e interpretação da vida podem estar contidas nos pequenos detalhes, e em grandes reflexões.

Contato: figueira.andre@hotmail.com

Instagram Facebook

André Luís Oliveira

Pedagogo, com especialização em Psicopedagogia Clínica. Leciona no Colégio Pequeno Príncipe, onde também é diretor. É autor de vários livros para o público infantojuvenil, entre eles, Bichos Diversos (Paulus), Calma Martim! (Amarilys), Dani Down (Franco Editora), Vovô Ipê (Editora Adonis). Criou o Jogo da Aaxessibilidade (2007) – Ministério da Educação – MEC. André é colaborador do jornal A Cidade, de Ribeirão Preto, e colunista do Portal EDUCA2.

Site

Angela Maria Tavares

escritora, educadora, professora de ciências físicas e biológicas, pósgraduação em educação pela Unicamp e UFF. Obras: Colecão Olhos da Gruta; Contos Interativos, As Aventuras do Coelhinho Fujão no Rio Piracicaba e Técnico para Educadores, alicerçado em C. Freinet e P. Freire. A Felicidade Está Nas Estrelas: Um romance lançado na Bienal 2018.

Contato: (19) 99156-3349

Angelo Asson

´Natural de São Paulo, é editor de arte e autor do livro de poesias Coisas da Vida… Minha, no qual aborda os sentimentos e as emoções. O livro foi produzido pelo próprio autor, que executou todas as etapas, desde o projeto gráfico até a impressão. Apaixonado pela literatura de cordel, lançou a série Folhetos Paulistas, adaptando o estilo nordestino à vida na cidade de São Paulo. Seu próximo projeto é o livro Divagando em Vagão – Crônicas sobre Trilhos, onde explora o cotidiano do Metrô e seus usuários.

Email: autorasson@gmail.com

Blog

Cássia Viger

A escritora nasceu em Americana – SP e apaixonou-se pela educação e se formou em Pedagogia. Pósgraduada em educação, suas experiências em sala de aula mostraram a importância dos livros de literatura infantil nos projetos educativos. Hoje é proprietária da Educassia Produções.

Contato: cassiaviger@educassia.com.br

Site

Cleia Lira

É professora e nas horas vagas lê, na verdade, segundo seu marido, ela devora os livros. Esse é o seu vício, quando começa não consegue mais parar. E foi assim que se tornou escritora, leu tanto que um dia procurou uma história diferente para ler e como não achou, resolveu escrever e alguns meses depois surgiu seu primeiro livro: Sob Sua Proteção.

Instagram Site

Cris Brandão

É Professora de História aposentada. Atualmente continua sendo Professora, mas se tornou escritora, contadora de histórias, monitora cultural, artista plástica e artesã. Realiza trabalho voluntário no Jardim Botânico Plantarum em Nova Odessa. Autora dos livros: As Aventuras de Cris Brandão na Terra dos Faraós (Clube de Autores/2016) e do primeiro livro infantojuvenil da Editora do Instituto Plantarum, Aventuras Verdejantes, lançado em abril de 2018.

Email: cris55scully@gmail.com

Dan Folter

Nasceu em São Paulo num sábado, pouco antes do carnaval de 1979 e, de lá para cá, vem se esforçando para tornar o mundo um lugar menos entediante. Rasgou a garganta antes dos dois, foi mudo, fanho e finalmente, um tagarela. Técnico em eletrônica e analista de sistemas, está cursando letras para deixar esse mundo de exatas para trás. A literatura é só uma de suas muitas paixões como a fórmula 1, Led Zeppelin, cachorros, seus amigos mercenários e sua esposa Fernanda.

Email: danielregis@hotmail.com

Facebook

Daniel Moraes

É formado em Comunicação Social e Jornalismo, e Processos Gerenciais. Bookaholic assumido, criou o canal no YouTube Irmãos Livreiros, onde mantém atualizado com as novidades do mercado editorial. Atualmente reside em Mogi das Cruzes, cidade escolhida como palco para o seu primeiro livro, Bodas de Papel.

Site

Devanir Ortunes

O gosto pela leitura sempre foi o seu forte. Este foi mais um motivo para terminar seus estudos. Incentivado pela filha e pelos professores do Ceesa começou a escrever poesias. Foi colaborador dos jornais O Liberal e TodoDia. Participou de alguns concursos, nos quais obteve dois troféus. É sócio integrante do Espaço Literário “Nelly Rocha Galassi”.

Contato: 19 3462-2405

Douglas Ganso

Estudou Geografia porque queria entender melhor o mundo, porém ficou com mais dúvidas do que certezas... É produtor e editor do podcast XORUME que exibe o mais pesado conteúdo de humor negro e nonsense da internet brasileira. Atualmente, escreve e publica uma série em áudio chamada FILHOTE: I WANT BELIEVE.

Email: autocriticas@xorume.com.br

Fabio Eugenio

É ilustrador de livros didáticos e de literatura, também formado em Ciências Biológicas, busca sensibilizar jovens e adultos sobre as urgências da conservação da natureza através do livro ilustrado. A aquarela é técnica favorita, onde acidentes se incorporam à pintura formando obras assinadas também pelo acaso.

Email: fabioeugenio88@gmail.com

Instagram Behance

Fagner Zanetti

36 anos, é paisagista, professor de jardinagem para crianças e adultos, escritor do primeiro livro infantil de jardinagem do Brasil, A Horta da Lelê, que cita meio ambiente, sustentabilidade e alimentação saudável. Também faz vários workshops de jardinagem.

Facebook

Fernando Fontana

É natural de Catanduva, professor de História, adulto e escritor amador. Recentemente publicou seu primeiro romance, Deus, o Diabo e os Super-heróis no País da Corrupção, onde um detetive é contratado para investigar o mais famoso herói de um pais onde os principais assuntos são futebol, programas de auditório, corrupção e super-heróis, não necessariamente nessa ordem.

Email: fernandofontana040@gmail.com

Facebook

Francisco Hélio de Sousa

É administrador, pós-graduado em gestão pública e especialista contabilidade pública. É auditor federal de finanças e controle da controladoria-geral da União e escritor, tendo publicado os livros infantojuvenis A Dona Barata (Diz Que) Foi à Guerra pela Editora Cepe, O Fantasma da Filha do Coronel; Joãozinho e as Palavras Difíceis e Joãozinho e a Origem do Capitão Malvado, pela Editora Adonis.

Email: fhelios@gmail.com

Site Facebook

Gabriel Yukio Goto

Nasceu no Japão e cresceu no Brasil. Mais um cidadão miscigenado em nossa cultura, logo pegou gosto pela literatura e poesia. Em 2017, lançou o seu romance fantástico de estreia Os Últimos de Gaia e utiliza, desde então, as suas redes sociais para divulgar os seus trabalhos poéticos. Alguns deles estarão na sua exposição Um Abismo Atrai o Outro.

Wattpad Instagram

Heberton Baptistela

É professor de literatura, poeta e contista. Escritor livre e cidadão do mundo, publicou seu primeiro livro de poemas de maneira independente sob o título de “A vulva da viúva negra” em uma mínima tiragem de cinquenta exemplares pelo selo Edições e Publicações. No tempo presente prepara sua estreia na prosa, um pequeno livro de contos ainda em estado de fabulação.

Facebook

Inês Prado

É chef de cozinha e, tendo passado também pelo curso de Pedagogia, uniu as duas áreas para tratar de um assunto complexo: a alimentação infantil. Como Alimentar Bem Seu Filho Sem Perder o Humor trata de forma leve um assunto que aflige muitos pais e mães: como fazer nossos filhos comerem melhor e experimentarem novos alimentos e pratos? Utilizando técnicas pedagógicas e a universal linguagem da brincadeira, o livro funciona como um guia prático sobre a alimentação infantil, com dicas e receitas saudáveis, e atraentes para as crianças, para serem usadas no dia a dia, na lancheira, em dias especiais, dias de chuva, de viagem, ou quando a turma inteira da vizinhança chegar de surpresa para lanchar.

Site

Irene Prado

Paulistana, educadora, trabalha com alfabetização, dificuldades de aprendizagem, palestras e aconselhamento familiar. Escreveu e ilustrou o livro infantil Vó Ninon e Outras Histórias pela Editora Curupira, uma compilação de quatro pequenas histórias sobre perdas, mentira e morte. Para os adultos, lançou pela Editora Chiado Dicas para Mães e Pais de Primeira Viagem (ou Segunda, Terceira, Quarta…) recheado de histórias do cotidiano de toda família. Em seu canal no YouTube, trata sobre o tema Educação de Filhos.

Email: irenecp48@gmail.com

Facebook Site Youtube

João Köpke Menta

Frequenta o segundo ano do ensino fundamental, hoje tem 8 anos. Há dois anos inventou uma história maluca, uma aventura que juntou ninjas e marcianos em uma busca por uma solução para um problema fundamental. A aventura tomou forma no papel algum tempo depois, com o apoio da família e de um ilustrador incrível que, juntos, viabilizaram e transformaram a criatividade em realidade para que outras crianças e adultos pudessem se divertir também. João mora em Paulínia (SP) e é filho de Anna Menta, também escritora de livros infantis.

Email: annamenta@gmail.com

Jota de Oliveira – O Poeta Caipira

Ator de teatro amador, declamador, poeta e compositor letrista. Escreveu o monólogo “O Andarilho”, que tem apresentado em vários locais. É integrante do Espaço Literário “Nelly Rocha Galassi” e já participou, com suas composições, de nove antologias. Possui três livros publicados: O Caboclo e o Doutor (1991), Horas Preciosas de lazer (2001) e Raiz Sertaneja (2015).

Contato: 19 3478-3644 / 19 99191-8764

Juliano Schiavo

Jornalista, com especialização em jornalismo contemporâneo, biólogo, mestre em Agricultura e Ambiente e escritor. É um dos idealizadores da FLAAM (Feira Literária e Artística de Americana). Promove oficinas de escrita criativa, palestras e seus últimos lançamentos foram os livros Aprendendo com a Depressão e o livro infantojuvenil Raduan (Editora Adonis).

Email: jssjuliano@yahoo.com.br

Site

Jussania Oliveira

Psicóloga Clínica e Sexóloga. Pósgraduada e Especialista em Terapia Sexual e Educação Sexual pela Faculdade de Medicina do ABC. Também é palestrante e escritora, com cinco títulos publicados.

Email: jussania.oliveira@hotmail.com

E-mail: jussania.oliveira@hotmail.com

Instagram Site Facebook

Laura Muller

Psicóloga, com especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental. Tem participação no livro Aprendendo Com a Depressão de Juliano Schiavo. Já participou da edição anterior da FLAAM e acredita que com a sutileza da poesia é possível dar voz as mais diversas situações.

E-mail: laurinha.carol@hotmail.com

Lia d´Assis

É formada em Letras, Mestre em Educação e Doutoranda em Teoria Literária pela UNICAMP. Professora de Literatura no ensino médio e superior no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), é autora dos livros infantojuvenis Embaixo da Cama (2013) e Janelas Abertas (2014), Editora Adonis; Nem Asas Pelos Ares, poesia (Urutau, 2017) e de crônicas publicadas no blog Palavras em trânsito.

Blog Instagram

Odair Schirmer

É Psicanalista Clínico, formado pelo Centro de Estudos de Psicanálise Clínica (WCCA), com especializações em Individuação Junguiana, Psicanálise Clínica para Crianças e Adolescentes. Membro da União Nacional de Psicanalistas Clínicos (UNPC). Programador Neurolinguistico (PNL) e Hipnose Ericksoniana.

Contato: 19 988036820 (celular/whatsApp)

Facebook Site

Ludmila Clio

É natural de Cachoeiro de Itapemirim/ES. O 1º lugar em um concurso nacional de poesia realizado em 2004 no Paraná foi o start para sua vida literária. Atualmente gerencia o blog Copo de Letras, com textos autorais, e está prestes a lançar seu 3º livro, intitulado Eu Não Sei Jogar. É autora também de Sem Filtro na Veia e de Febríssima, ambos de poesia.

Blog Fanpage Instagram

Mari Lira

Jornalista e escritora, formada pela PUC-Campinas, tem pós-graduação em Psicopedagogia e outra em Jornalismo Literário. É membro do Espaço Literário “Nelly Rocha Galassi”, desde dezembro de 2012, com participação nas antologias Via Palavra 12, 13 e 14. Tem duas biografias publicadas, a primeira de Décio Jacintho Ribeiro (2008) e a segunda de Florinda de Moraes Bignotto (2014).

Email: marineuzalira@gmail.com

Whatsapp: 19 99790-6391

Maria Lúcia Nascimento Capozzi

Formada em Letras, é professora, editora e escritora. Foi Diretora da Unidade de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura de Americana. Fundadora e integrante da Diretoria Executiva da FAEC – Fundação Americanense de Educação e Cultura, mantenedora do Colégio “Antares”. Publicou: A Literatura Possível, ensaio; Álbum de Retratos, poesia; e Espelho de Mim, poesia e prosa. Presidente do Espaço Literário “Nelly Rocha Galassi”, há 20 anos.

Marlene Alves dos Santos

Professora aposentada, membro do Espaço Literário “Nelly Rocha Galassi” desde o ano 2000, já participou de oito antologias. Autora dos livros editados pela editora Caminho Editorial: A Esperança em Versos, em 1999, e Construindo o Novo Brasil com Jesus, em 2001.

Priscila Celles

É professora efetiva no município de Limeira e, no momento, atua como formadora na Secretaria da Educação. É presidente da Sociedade Literária Limeirense (SOLL). Em 2015, lançou o livro Baú Mágico, escrito em parceria com os poetas limeirenses Carlos Alberto Fiore e Sandra Godoy. Em 2018, participou da Bienal do livro em São Paulo com a antologia Verso Amigo III. Participa das antologias da Casa da Poesia.

Facebook

Rafael Danesin

27 anos, é desenhista desde que se entende por gente, e desde cedo é um amante da cultura pop, incluindo filmes, séries e HQs, adora fazer fan arts de seus personagens favoritos. Fã de literatura fantástica e de terror, participou de antologias literárias como autor e/ou ilustrador: O Corvo – Um Livro Colaborativo (Editora Empíreo); Sociedade dos Corvos (Editora Coerência); Planeta Brutal de Raphael Miguel; Vivendo na Terra do Nunca (Editora Rico); e O Mundo Fantástico de R.F.Lucchetti (Coerência).

Facebook Instagram

Renato Conterato

Formado em Comunicação Social e Letras. Professor de Língua Portuguesa (8° e 9° anos) do Colégio Antares, em Americana (SP), desde 2012. Vidas em Pedaços – Minicontos Juvenis (2018) é sua obra de estreia.

Email: rconterato@msn.com

Rodrigues Paz

É escritor independente, natural de Osasco (SP). Apresenta seu livro Alma Navegantes - Contos & Poesias (editado pela Editora Futurama). Propõe um diferencial em sua obra, um convite a navegar nos textos e composições poéticas, que possivelmente prenderá a atenção do leitor que esteja a fim.

Email: jc756117@gmail.com

Whatsapp: 11 99391-3788

Facebook

Silvia Delázari

É escritora, professora de Língua Portuguesa e Literatura, especialista em Formação de Leitor. Idealizadora da Mostra Cultural Leitura em Ação. Ministra oficina sobre Memória e Identidade para educadores. Três de seus livros já foram distribuídos em Redes Municipais de Ensino (Rouanet/PROAC) e seu livro Bichinhos Solidários foi distribuído pelo clube Leiturinha.

E-mail: silviareginadelazari@gmail.com

Facebook

Tânia Alexandre Martinelli

Nasceu em Americana, São Paulo, e graduou-se em Letras, pela PUC-Campinas, licenciatura em Língua Portuguesa, e pela FAM-Americana, licenciatura em Língua Espanhola. Seu primeiro livro foi publicado em 1998, e hoje são 36 obras publicadas para o público infantojuvenil. Nos últimos anos, vem se dedicando integralmente à literatura, escrevendo e participando de encontros com leitores em todo o país.

Site

Vergílio de Sena

Natural de Vila Franca de Xira. Desde cedo tem a paixão pela Literatura e pela Escrita e a luta contra a dislexia. Editou já em Portugal o livro de Poesia: O Homem é o Homem do Homem. Autor autodidata de: Poesia, Dramatogia e Romance de um estilo que define como Neo-existêncialista.

Facebook Blog

E-mail: lusiadocantico@hotmail.com

123 e já

Grupo de contadores de histórias bilíngue composto por Jackson Souza, Aline Birk e Andréia Celegato. As histórias musicais são narradas, interpretadas e sinalizadas em libras de uma maneira muito alegre e descontraída, onde ouvintes e surdos podem entender e participar ativamente.

Tyto Neves

Busca pelo seu trabalho convidar as pessoas à reflexão. Publisher das Revistas PBMAG e Fotografe São Paulo, é fotógrafo consolidado no mercado como referência na fotografia de famílias. Palestrante, já realizou workshops e treinamentos por todo o Brasil, e em 2013 no Japão. Autor do livro Retratos de Família e Lições para Compartilhar, é filho, marido, pai, aluno e professor.

Site Instagram

Úmero Card'Osso

É poeta em São José dos Campos. Natural em Jacuí, Minas Gerais, residiu por 16 anos em Mariana, cujos poemas do período integram o livro Manual dos Desajustados. É vencedor do Prêmio Felippe d'Oliveira 2018 em Santa Maria na categoria Crônica. Foi finalista no Prêmio SESC de Literatura de 2015 com a narrativa Sociedade de Granja. Neste ano de 2018, participou das Feiras Literárias de Resende, no Rio de Janeiro e de Limeira, em São Paulo.

Site Facebook

Vera Seleto

É escritora, conta com magistério com especialização em pré-escola e Educação Especial, formada em Letras (Português-Literatura), Pedagogia com especialização em Gestão escolar, Administração e Supervisão, pósgraduação em psicopedagogia e pós em neuropsicopedagogia e, com Mestrado em Educação em andamento.

Site

Wilson Franchi dos Santos

Formado em Administração de Empresa, cantor, compositor, poeta e professor de viola. É autor do Hino Oficial do Município de Santa Albertina e de várias canções sertanejas raiz.

AGRA- Associação de Ginastica Rítmica de Americana

Existe há 3 anos e conta com 256 alunas de 4 a 17 anos Além das atletas iniciantes, conta com uma equipe de competição com cerca de 40 atletas de 8 a 21 anos que competem pela Federação Paulista de a e Confederação Brasileira de Ginástica. Entre as conquistas recentes, destacam-se a Copa Atitude na categoria pré-infantil conjunto e individual e Jogos Regionais categoria adulto, onde sagraramse campeãs em ambas ocasiões.

Aline Birk

Fisioterapeuta especialista em Acupuntura. Contadora de histórias pela Editora Adonis com parceria com Andréia Celegato onde ministramos cursos, fazemos apresentação em asilos, escolas e praças públicas. Cursando pós-graduação em Educação Musical e trabalhando como professora de música na escola particular.

Alyssa Tomiyama

Tem 10 anos e promove o projeto Alyssa e a magia da leitura. Já fez a abertura da FLAAM e do Festival de Talentos Dom Bosco. Faz teatro, dança e é contadora de histórias. Participa de projetos como, Leitura com Pipoca, Piqueniques literários e também foi premiada em 3 categorias durante o evento para descoberta de novos talentos, o “MGT - O Encontro”.

Facebook Instagram

Andreia Celegato

É pedagoga e contadora de histórias pela Editora Adonis com especialização em libras, psicopedagogia, educação especial, artes e educação musical. Promove oficinas de contação de histórias e brincadeiras musicais, além de produzir diversos materiais lúdicos: parachutes, saias literária, bandas elásticas e colchas de retalhos.

Email: landreiacelegato@yahoo.com.br

Facebook

Dotta

É cantor que desde muito novo tem uma grande afeição pela arte. Estuda canto, hip hop, teatro e teoria musical. Iniciando na música, sonha em levar sua arte através de performances para os amantes de música pop.

Facebook Instagram

Hip Hop Connection 019

Composto pelo coreógrafo Alexandre Melo, Brunna Oliveira, Dotta, Joyce Vieira, Natalia Santos e Sarah Ciara, é um grupo americanense de hip Hop underground formado em 2013.

Facebook

Mari Carvalho - Educadora brincante

Idealizadora do Projeto Brincanteiros, que participa de festas e eventos levando brincadeiras musicais para todas as idades. Produtora de workshops de formação de educadores brincantes. Professora da rede municipal de Americana SP.

Facebook

Renata de Paula

Narradora oral há doze anos, arte educadora, idealizadora e realizadora do projeto Histórias de Déu em Déu, contadora coordenadora do espaço narrativo Casa Encantada, participante como narradora do projeto de Ensino Patrimonial do CEDOC da Fundação Romi, narradora no projeto Nas Asas da Leitura, nas três bibliotecas públicas de Santa Bárbara, coordenadora da Confraria do Conto, coletivo de contadores de histórias do estado de São Paulo.

Email: renatarpgo@yahoo.com.br

Rita Camargo

Pedagoga Especialista Educação Especial Contadora de Histórias desde 2007, escritora do livro do livro infantil A Chapinha do Rei Jubao, e Antologia de Poemas do livro Verso Amigo III. Idealizadora da A Casa das Histórias, e Curumim Literário.

Email: 19 98188-1240

Facebook

Fim de Feira

É uma editora independente voltada para a produção de fanzines. Responsável também pela realização do AmericanaZine, festival de publicações independentes e arte impressa de Americana, o grupo foi premiado em 2018 como destaque cultural pelo Conselho de Cultura de Americana na categoria Literatura.

Fim de Feira

Americana Zine

Revista Kyrial

A Kyrial é uma revista de literatura independente mantida desde 2007 por alunos do curso de Letras da PUC-Campinas. Com o objetivo de gerar a oportunidade da primeira publicação para escritores que iniciam suas carreiras literárias, a revista apresenta como foco principal a publicação de poesias, contos e crônicas, com eventuais participações de convidados abordando os mais variados temas relacionados a cultura, crítica e arte

Almir Pugina

Atua na área teatral como ator, diretor, dramaturgo e produtor desde 1986. Autor da peça teatral “Maria Lavadeira” que faz parte do repertório da Cia de Teatro Parafernália. Atualmente está redigindo um texto teatral, com a temática LGBT, para o NAC – Núcleo Artístico Corpus e integra o elenco do espetáculo “200 anos – o Musical”. Prêmio Destaque Cultural, oferecido pela Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, de 2015 e 2017, sendo: 2015 – pelos trabalhos de dramaturgia junto ao Projeto Via Crucis de 2005 a 2015; e 2017 – pela Coordenação Geral do Projeto Recitar – a palavra em Verso Vivo. É membro titular do Conselho Municipal de Política Cultural de SBO. Também integra a Câmara Temática de Cultura da Região Metropolitana de Campinas.

Contato: almirpugina@gmail.com

Carlos Justi

Ator, diretor. Fundador do Espaço Cultural Fábrica das Artes. Ex diretor do teatro Municipal de Americana e ex presidente do Conselho Municipal de Cultura.

Site

Art American Dance

Fundada 2008 pelas sócias Ana Rita Silva e Daniela Fortunato tem o intuito de proporcionar alto nível em academia de dança em Americana, por meio de infraestrutura adequada, professores qualificados e ensino de alta qualidade, sensibilizando os alunos artisticamente. Contamos com aulas de ballet clássico, jazz, vídeo dance, baby class, teatro musical e ritmos fitness, com turmas para todas as idades.

Contato: 19 3461-2574

Coro InCantus

Nasceu da união do maestro Eduardo Lustosa com seus alunos e amantes da música coral. Fundado em Maio de 2017, em Americana-SP, é um coro independente, com o propósito de difundir a música coral.

Facebook

Coral Infantojuvenil do Núcleo de Educação Integrada

Agrupando mais de 200 vozes, é formado por adolescentes de 10 a 14 anos, alunos da escola da Fundação Romi. O Coral do Núcleo de Educação Integrada foi fundado em 1996. Sob a batuta do Maestro Paulo Bellan, do popular ao erudito, passou a compor a grade curricular da escola a partir de 1997.

Um passarinho me contou

Formado por Jackson Souza e Luciana Alves, o grupo trás histórias de forma lúdica, imaginária e criativa para todos, ensinando e resgatando princípios e valores. Colaborando para o formação do ser!

Facebook

Canto no Ventre

Nossa equipe é formada por três profissionais: Ana Paula Rotger é profissional da Educação Musical e Pedagogia Waldorf, professora de técnica vocal, musicista de cerimonial. Atualmente Regente do “CORDA” Coral Municipal de Americana e do Coral Infantil “Villa-Lobos”. Denise P. Bueno da Silva é psicóloga, doula, educadora perinatal, consultora em aleitamento materno e membro do “CORDA” - Coral Municipal de Americana desde 2001. Waldinéia P. Baseio é profissional em Educação Musical e Capacitação Pedagógica, gestora de Projetos Culturais, contadora de histórias e resgate de brincadeiras da infância, artista, compositora e membro do Coral Municipal de Santa Bárbara d’Oeste “Vozes Bárbaras”.

Clayton Prado

Músico, cantor e compositor, violinista em eventos e casamentos em geral, autor dos álbuns Canções para a Alma e Grandes Temas Eruditos Inesquecíveis, sendo este último um CD com músicas clássicas. Professor de Música, leciona: teclado, violino, violão, canto, piano, guitarra e ukulelê, formado em Música pela Faculdade Unimes.

Facebook

Coral Infantil “Villa-Lobos”

Grupo de prática musical e vocal da Escola Municipal “Heitor Villa-Lobos” com crianças de 8 a 13 anos com atividades que desenvolvem a percepção rítmica/melódica e jogos de expressão corporal e interação social através dos elementos musicais.

Ana Paula Rotger - Maestrina anapaularotger@gmail.com supervisao@americana.sp.gov.br

Felipe Gabriel

É um artista de Americana-SP nascido em 1992. Se apresenta como cantor desde 2013. Passou por diversas bandas, misturando estilos com simplicidade e personalidade. Suas composições e experimentos musicais possuem influência do folk, do rock e da MPB. Atualmente apresenta o show do álbum "Mantra ao sol do seu sorriso", as músicas Cinema e Na Estrada já estão disponíveis nas plataformas digitais.

Telefone: 19 99668-7721

Facebook Instagram Twitter Youtube Spotify

Matheus Lotti

Iniciou na cena cultural em 2013, atuando até hoje como poeta, escritor e produtor cultural. Formado a nível técnico em Comunicação Visual, também é funcionário em escola estadual e um dos fundadores do coletivo Levante, que organiza intervenções artísticas na cidade. Levará para a FLAAM alguns dos poemas que compõem seu projeto ''Manifesto''.

Site

Twist Dança

Juliano César Pereira da Silva - 14 anos , foi atleta da Ginastica arrisca dos 7 aos 12 anos. No início no Centro Cívico de Americana depois foi da equipe de ginástica artística de São Paulo, onde teve a oportunidade de treinar ao lado de Diego Hipólito e Artur Zanetti. Atualmente frequenta as aulas de jazz Com o grupo juvenil da academia Twist.

Marina Favarelli Chiti - Também foi atleta da ginástica artística de Americana, chegando a disputar varias campeonatos inclusive o paulista. Hoje ela faz aulas de Ballet Clássico, jazz e contemporâneo na academia Twist, onde faz parte do grupo juvenil

As Beltranas - Patrícia Passareli:

Sou formada em desenho industrial pela Belas Artes de São Paulo e me especializei na área de acessórios. Entrei pro mundo da costura aos 27 anos e atualmente com 32 essa é minha maior paixão e meu trabalho. Comecei com acessórios de cabelo e hoje faço de tudo um pouco, mas meu carro chefe de vendas são enxovais para bebê. Transformei meu amor por tecidos e estampas na minha profissão

Email: atelieasbeltranas@gmail.com

Site

Ana Claudia de Souza

Sou bibliotecária e apaixonada por artesanato e todos seus meios de expressão, sempre busco aprender novas técnicas e novos desafios. Já ministrei cursos de crochê e pintura em tecido. Atualmente me dedico a arte do crochê e a costurar.

Instragram

Ana Fátima Scaion Júdïcê

Terapeuta Holística com 13 anos de experiência, Ayurveda, Florais de Bach, Mestre em Reiki, escritora de poesias. Autodidata, teve uma exposição em 2007 na Câmara Municipal de Americana como Artista Plástica, reunindo seu trabalho de pinturas em telas.

Ana Rainha

Nasceu em Santa Bárbara d’Oeste–SP (1984). Vive e trabalha na mesma cidade onde desenvolve pesquisas utilizando materiais tradicionais e não convencionais para confecção dos acessórios de sua marca L’ Ethnic Bijoux. Cursou Licenciatura em Educação Artística na Universidade Estadual de Londrina. Realiza feiras, exposições e vendas pela internet.

E-mail: lethnicbijoux@gmail.com

Facebook

Ateliê Flor(e)ser

É uma marca de bordados artesanais, que busca resgatar essa arte manual, trazendo toda sua delicadeza em acessórios como colares, brincos, broches e também na decoração!

E-mail: ateliefloreser@hotmail.com

Loja Online Facebook

Bianca Cunha

Sou formada em pedagogia, atualmente trabalho como professora e o artesanato é um dos meus hobbies. Confecciono laços, faixas e tiaras de cabelo. Tenho 24 anos e moro em Americana – SP.

Contato: bianca.biancacunha@outlook.com

Telefone: (19) 99146-0538

Facebook Instagram

Confraria dos Observadores

Desde os anos 80, Roj Ventura vê jogos em tudo e faz jogos com qualquer coisa: papel e canetinha, programação Basic em um TK95, dados e regras de RPG, cards plastificados e sementes de árvores, lona texturizada e contas de vidro... Seguindo a missão da Confraria dos observadores, ele apresenta jogos simples para que todos possam jogar e entender os jogos de suas vidas.

Site

Encantos

Formada por mãe e filha, a Marô e a Carol, a Encantos trabalha com bordado livre, ponto cruz, crochê e feltro. São marcadores de página, objetos de decoração, ecobags e acessórios feitos à mão e com muito amor.

Facebook Instagram

Francisco Fiorani

É professor de Hatha Yoga, Mestre em Reiki, especializado em Yogaterapia e artesão de Japamalas. Percursor do Yoga para Todos em Americana. Faz trabalhos voluntários no CPC e no Yoga Incluir. “Há sempre uma luz dentro de nós que está livre de toda tristeza e dor, não importa o quanto estamos sofrendo.”

Instagram

Gigante Guerreiro

O ateliê Gigante Guerreiro, criado por Lua e Eder Modanez, atua no mercado editorial independente, desenvolvendo projetos gráficos para livros, quadrinhos e revistas, além de administrar a marca MIYA SKETCHBOOKS, provendo assim, material para que outros artistas desenvolvam seus próprios projetos.

OSLO Encadernação

Produção da capa até o miolo, feito manualmente. Cadernos, Sketchbooks, Planner e bloquinhos, feitos para anotações e acabamentos artísticos.

Facebook Instagram

Samadí Constâncio – Caixinha de Presentes

Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, leciona para crianças e jovens atualmente. Artesã nas horas vagas, apaixonada por produtos feitos à mão, trabalha com feltro, costura criativa crochê tradicional e amigurumis.

Scallasso Arte em Crochê

Meu nome é Suellen Tallasso Scalco sou proprietária e artesã. Sempre fui apaixonada por artesanato e neste ano minha paixão foi concretizada dando origem a cachepôs de malha e Amigurumis para decoração de ambientes internos e infantis, peças a pronta entrega e sob encomenda.

Facebook Instagram

Soul Patch _ Costura Criativa (By Solange Abrão)

Solange Rubio Abrão é Administradora de Empresas. Após 24 anos de atuação no Comércio Exterior, decidiu se dedicar à maternidade em tempo integral. Foi quando, por hobby, conheceu o patchwork, que virou uma paixão! Hoje, se dedica à Costura Criativa de bolsas e acessórios utilitários, criando peças exclusivas e personalizadas.

Facebook Instagram

Elaine Prado

Apaixonada pela música desde muito cedo, aos 16 anos comecei a estudar violão; em 2006, a educação me encantou! Amo o que faço. Tenho diversos cursos, graduações, pós-graduações em musicalização infantil, ludopedagogia e psicomotricidade, e Arteterapia. Atualmente faço capacitações para professores em todo Brasil, sou professora da pós em educação musical do polo Campinas e São Paulo (FAEC). Sou autora da coleção A Arte de Brincar com Música (5 volumes), para a a Educação Fundamental / coleção Musicalizar Brincar e Encantar ( só pra bebês e educação infantil vol 1 e 2) Coleção Musicalizar disponível para download ( CD O Mundo Precisa de Nós, e também o cd - Valores e virtudes).

Contato: (19) 994918171

Site

Edimilson Eufrasio

O autor tem 48 anos, é natural de Americana-SP, é jornalista e membro titular da Academia Jahuense de Letras. Eufrásio é autor das obras: Lágrimas de Poeta; Regressando além das Letras e Uma vez Poeta, eternamente Poeta. Com 11 anos de idade, Edimilson Eufrásio vencia o primeiro concurso de poesia que participou. Foi um evento promovido pela Rádio de Americana/SP, pelo apresentador da época Geraldo Pinhanelli, em homenagem ás mães.

E-mail: epapromocoes@uol.com.br

Contato: (14) 3646-3271 / (14) 99604-3131 (Whats)

Vanessa Nunes

Formada na academia da vida. Mãe e esposa em tempo integral. Por curiosidade e incentivo de amigas, descobriu-se escritora e viu que era boa nisso. Além, de ser Antologista da Rico editora, ainda tem recebido originais para avaliação de terror, suspense e policial. E agora sabe que seu lugar é levar grandes histórias ao mundo.

autoravanessanunes@gmail.com

vanessanunes@ricoproducoes.com.br

Site Facebook Page Instagram Twitter

Fábio Vital

É servidor público municipal, ator, escritor, dramaturgo, poeta, sonoplasta e produtor. Em 2012, conquistou o prêmio de melhor texto original no IX Festival de Peças Curtas de Sumaré (SP), com "O velho - do indizível ao invisível", uma das várias produções em que contribuiu para o grupo Teatral Macamã. Atuou no espetáculo Via Crucis, de Santa Bárbara d’Oeste (SP), como o Apóstolo Pedro e Sacerdote perseguidor de Jesus.

E-mail: fabvit@gmail.com

Aline Silva

É atriz profissional com formação em direção pelo SENAC, Performer, palhaça e contadora de histórias, além de artesã tecedora e ativista Ambiental. Participou dos filmes Faroeste Caboclo (Campinas), O velho Marujo (Rio de Janeiro), Fina Estampa - Zorra Total (Rede Globo), O Rei Davi e Escrava Mãe (Rede Record). Também estrelou em Curtas metragens, como A década que não passou, Karma, Quebre Aqui e Otim. Escreve e atua em peças teatrais desde 2005.

E-mail: alinesilvamora13@gmail.com

PBMAG

É a única publicação brasileira de fotografia 100% preto e branco e sem publicidade. O objetivo publicação é fomentar a produção fotográfica autoral em preto. A mescla de portfólios apresentados tem criado exemplares únicos e colecionáveis, destacando portfólios de fotógrafos convidados, além de imagens selecionadas através de curadoria no Instagram por ativação das hashtags #pbmag e #euamopretoebranco – atualmente com 61.184 publicações vindas de todos os lugares do mundo.

Site Instagram: @pbmag

Margarete Prado

Mestre em Teoria Literária (UNICAMP); doutora em LETRAS (UFBA). Pesquisadora e coordenadora do NEGA - Núcleo de Estudos de Gênero na Amazônia; blogueira, membro da Academia Acreana de Letras desde 2011. Páginas no Facebook: Academia Acreana de Letras, Comunidade das Letras Notívagas e Doramalândia.

E-mail: maga.lopes@gmail.com

Página 1 Página 2

Coletivo Porã

Do indígena "Porã" aquele que possui beleza. Premiado três vezes pela “Intercom regional", e recentemente vencedor da "Intercom nacional", o coletivo utiliza a fotografia como meio de expressão artístico, trazendo a reflexão sobre a importância da linguagem visual.

Facebook

Instagram: @coletivopora

E-mail: coletivopora@hotmail.com

Eduardo Aurelio Mestriner

É arquiteto e urbanista pela PUC Campinas. Atualmente, exerce a profissão como arquiteto autônomo. Produz trabalhos artísticos na área da pintura e escultura, além de atuar com diversas técnicas e em diferentes bases. Já participou de duas exposições no Centro de Convivência e Lazer (CCL) de Americana. Também expos uma série de telas na Câmara Municipal de Santa Barbara d’Oeste com o tema “Cotidiano”. É ilustrador do livro infantil Raduan (Editora Adonis)

Site

Guilherme Carossi

Professor de Educação Artística e ilustrador freelancer, trabalha com arte há quase 10 anos, fazendo caricaturas comercializadas em formatura, convites de casamento, aniversário, entre outros tipos de evento. Faz criações de desenhos da cultura geek para divulgação do trabalho na internet como Facebook, Instagram entre outras mídias sociais.

Blog: www.guilhermearttes.blogspot.com.br

Facebook

Insta: @gui_carossi

Colégio e Curso Objetivo Americana

Preocupado com a formação cultural dos alunos, estimula a produção artística através de música, literatura e pinturas. Nossos alunos se apresentarão com músicas e exposições de livros e poesias de autoria própria.

Laryssa Luiz

A arte passou a fazer parte da minha vida através do graffiti, a partir dele entrei na faculdade e conheci diversos modos de expressão, por meio de telas, folhas, pinturas...Tudo isso tornou-se ferramentas para meus sentimentos. Atualmente sou arte educadora na fundação casa por meio de uma ONG, o CEDAP. Trabalho que auxilia nas minhas manifestações e conhecimento.

E-mail: laryssa.luiz145@gmail.com

Luana Damião

Bióloga, coordenadora de triagem cientifica, pintora e ilustradora. Rio Clarence, transformou o hobby de criar arte em trabalhos freelancer em 2017. Participou e colaborou na organização do Sarau do Escambo em Santa Bárbara d’Oeste por meio de divulgação do evento e exposição da sua arte, criada com lápis de cor e pinturas em tela.

MUSIBELLAS

Grupo musical criado em 2018 pelo compositor e produtor musical Jhésus Britto com objetivo de educar pela música. As canções autorais abordam os temas bullying, acepção de pessoas e preconceitos. O grupo conta com a formação de três meninas estudantes: Sofia, Beatriz e Alyssa, entre 9 e 11 anos. Todas têm contato com a área da arte em geral, fazendo ballet, música, dança e teatro. " Sei que não posso mudar o mundo, mas uma boa música pode fazer as crianças ter esperança de um futuro melhor" (Jhésus Britto)

E-mial: britto.music@gmail.com

Telefone: (19) 99694-0302

Rouxinol Editora

Vem se dedicando em publicações de antologias e autores nacionais desde 2015, tendo seu primeiro lançamento em abril de 2016, com a obra "Phantasia". Também tem forte presença em eventos literários, onde seus escritores tem um contato direto com o seu público de leitores. A editora também esteve presente na Bienal do Rio de 2017 e na Bienal de São Paulo de 2018 com o lançamento de "Postumus - Relatos Sombrios" organizada pela escritora Juliana Daglio e agora, a Rouxinol estará expondo os seus títulos na FLAAM

Facebook: www.facebook/rouxinoleditora

Escola Municipal de Música “Heitor Villa-Lobos”

É um órgão vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo. Com seus aproximadamente 48 anos, é o resultado de esforços de professores, músicos voluntários que compuseram a Banda Municipal “Monsenhor Nazareno Maggi” na década de 1970. Era conhecida apenas como “Centro Musical”, ou “Sede da Banda”, situada no cruzamento entre a Avenida Brasil e Rua Florindo Cibin - 435, no Bairro Jardim São Paulo. Foi oficialmente criada em julho de 2001 pela lei nº 3551. Seu objetivo: Ensino musical de qualidade e gratuito para crianças, jovens e adultos.

Gisele F. C. Godoi

É escritora, contadora de histórias e atua como professora na Prefeitura Municipal de Limeira. É autora do Livro Contos sem fadas-Nem feia ou bela, apenas diferente, pela editora Scortecci, além de ter participado de diversas coletâneas. É membro da Academia Limeirense de Letras (ALLE). É diretora de eventos da Sociedade Literária de Limeira ( SOLL), pela qual idealizou a FLLIM-Feira Literária Limeirense, Projeto Travessia Literária, Encontro de Mulheres e Livros e o Piquenique Literário de Limeira.

Contato: (19) 98803-0375

Email: aladoaintegra@gmail.com

Alex Godoi

É contador, saxofonista e escritor. Autor do Livro: "Os lendários heróis de Green wood- os guardiões do Cálice de fogo", pela editora Scortecci. Tem viajado por diversas cidades do país, levando sua obra e falando sobre a importância de ler e conhecer livros de autoria nacional.

Contato: (19) 99135-9546

Facebook: www.facebook.com/oslendariosheroisdegreenwood/

Site: http://www.alexgodoi.com.br/

Concurso Bella

É uma realização de Gisele Scherma Cerimonial e elege crianças e adolescentes de 1 a 17 anos representando a beleza feminina e masculina de nossa região. Sempre beneficente a uma entidade de nossa cidade. Há o Miss Bellas e Mister Bello, Rainha da Primavera e o Miss Suprema. O próximo concurso será no início de 2019. Após o recebimento das faixas, os vencedores visitam o Gabinete do Prefeito, órgãos públicos e participam de desfiles, encontros e ações sociais diversas. Buscamos além da beleza ensinar solidariedade ao próximo!

Colégio Ethos/ Mundo Encantado

Além de lançar o projeto livro 2018 com o tema EscreVER à Cidade, também fará apresentação de recital com o tema a Cidade é o Espelho - recital desenvolvido por alunos do 9º ano.

Colégio Salesiano Dom Bosco de Americana

O colégio se aproxima dos 70 anos comprovando sua força e tradição. O Colégio conta com uma infraestrutura única na região e uma equipe ética, humana, qualificada e em constante evolução. Além disso, somos parte da Rede Salesiana Brasil (RSB-Escolas), a maior entidade católica de educação das Américas, com cerca de 5 mil educadores e 85 mil alunos, da educação infantil ao ensino médio em mais de 100 escolas pelo país, com um único objetivo: formar jovens capacitados com competências individuais e coletivas, sobretudo, que cultivem valores éticos, morais e profissionais, presentes em nossa educação alicerçada no Sistema Preventivo de Dom Bosco.

Sheila Gois

Nasceu a 13 de Janeiro de 1981 natural de Diadema. O gosto literário surge na tenra infância mas muito limitada à incapacidade visual. Formada na Universidade Presbiteriana Mackenzie, no Curso de Letras Português e Espanhol, onde toma conhecimento dos Grandes Autores Hispânicos, Lusos e Nacionais. Tem ainda Obra Inédita, Mas distribuída de forma fragmentada pelas Redes-sócias.

E-mail: sheila.goes@uol.com.br

Facebook

Octávio Augusto de Souza

É escritor com formação em letras e dramaturgia. Em 2016 lançou o seu romance A Epifania de Bernardo e desde então vem se dedicando a produzir dramaturgias que abordassem temas marginalizados e que propusessem uma estética inovadora, futurista, punk, por vezes categorizada como distópica, que é muito pesquisada pelo autor, tendo diversas referências e inspirações para o seu trabalho.

E-mail: octavio.dsouza@gmail.com

Evelyn Monique

24 anos. Graduanda em Gestão de Serviços Jurídicos pela Universidade Paulista. Desde muito nova, já demonstrava interesse em escrever; Poeta por atrevimento e sensibilidade, a jovem autora não escreve o que não toca a sua alma de alguma maneira. Recentemente publicou suas poesias no jornal Tribuna Liberal e lançou seu primeiro livro solo intitulado, Meus Escritos: Poesias de uma vida. Agora a autora se prepara para lançar seu próximo livro, Inquietudes: Gritos de uma alma inconformada, através do grupo editorial Hope.

Facebook

E-mail: evelyn05monique@gmail.com

Nice Nascimento

Nascida em 05 de dezembro de 1948 em Avaré/SP, é autora do livro Laços em Família que teve sua primeira edição em 2017. Após alguns anos estudando a doutrina espírita, recebeu a missão de psicografar mensagens recebidas através da canalização. Essas mensagens são transcritas em seus livros com o objetivo de trazer o conhecimento da continuidade da vida após a vida terrena. Desde 2006 atua na terapia holística do Reike, participando de cursos nesta área e realizando tratamentos espirituais no grupo Flores de Maria em Piracicaba/SP.

Contato: lacosemfamilia@gmail.com, leonicen48@gmail.com

Telefone: (19)3041-3710

Cristina M. Lima

Paulistana, já morou em Santa Catarina e atualmente vive em Campinas. Suas formações em contabilidade, comércio exterior e pós graduação em Gestão de Negócios. Atualmente é uma editora, ama o mundo literário, ama viajar e conhecer as mais diversas culturas do nosso lindo planeta Terra

E-mail: crismlima.editora@gmail.com Site

Canta Curumin

É um grupo musical diferente, produz um show artístico, lúdico, interativo e paradidático, visto por mais de 200 escolas entre São Paulo, Minas e Paraná, participando de editais com Território SESI - Polo SP, um espetáculo para crianças, famílias, pedagogos e brincantes.

Facebook Instagram Site

Instituto Educacional de Americana

O Instituto incentiva desde as séries iniciais à produção textual e artística de nossos alunos. E com este propósito, vamos apresentar na FLAAM, uma peça de Shakespeare e expor contos e poesias sobre Tolerância.

Editora Adonis

Fazemos literatura porque gostamos de fazer parte desse grandioso universo mágico de onde nascem as histórias. E de tudo o que esse mundo nos permite. Tudo! Criamos livros para quem gosta de histórias e para que, cada vez mais, as crianças (na idade, na alma, no coração…) gostem de ler.

Facebook

Luiz Gonzaga Trevisani (Tio Gága)

É um dos idealizadores e mantenedores do Parque do Tio Gága, localizado no Jardim Glória, em Americana. O espaço se tornou um ponto de encontro familiar, voltado para crianças. No espaço os brinquedos foram feitos com troncos de árvore, contando com balanços, minitirolesa, casinha de bonecas; também há espaço para fogueira, contação de histórias e atrações diversas.

Facebook