Física em Movimento

Nesse site tem como objetivo auxiliar discentes cursando componentes de Física Básica a ter o primeiro contato com o software GeoGebra, oferecendo a oportunidade de dar "movimento" à Física o que é uma das possibilidades, dentre muitas, oferecidas pelo GeoGebra.

Podemos pensar no o quê o discente ganha ao se expor ao processo de aprendizagem do GeoGebra. Podemos dizer que motivação para introduzir uma nova ferramenta para apreender conceitos de Física apaixonando-se pelo aprendizado. Sabemos que todo processo inicial de aprendizado apresenta uma dificuldade para adaptação, a boa notícia é que GeoGebra é um software gratuito extremamente poderoso com uma interface amistosa, oportunizando resultados praticamente imediatos e divertidos.

O GeoGebra ele pode ser usado em todos os níveis de ensino e a aprendizagem em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, ou seja, não é exclusividade para o curso da Física. Ele é fácil de usar para diversas finalidades a partir de seu super recursos inserido em pacotes que permite trabalhos que envolvam Geometria, Álgebra, Planilha de Cálculo, Gráficos, Probabilidade, Estatística e Cálculos Simbólicos. Possui uma comunidade de milhões de usuários em praticamente todos os países que disponibilizam suas simulações. Devido a tais características, o GeoGebra se tornou um líder na área de softwares de matemática dinâmica, apoiando o ensino.

O GeoGebra é um software de Código Aberto disponível gratuitamente para usuários não comerciais, caso o usuário não deseje instalar o software ele pode usá-lo na versão online. O nosso site foi construído usando a versão GeoGebra Classic 5.X, nesse caso, o usuário vai precisar fazer o download e instalar. Essa é uma versão compatível com todos os sistemas operacionais e é muito fácil de instalar e leve (não vai ficar travando seu computador) basta seguir as instruções a partir do site https://www.geogebra.org/download (no final da página ).