Cálculos de blindagem

Calculadora para mensurar a espessura de uma barreira de proteção para os raios X de feixe primário, adaptada exclusivamente para nossa proposta.

Se você ainda não coletou os dados acesse os links: 

(P - dose individual permitida por semana)

(T - para ambientes que ficam permanentemente ocupados)

(I - Intensidade da radiação que chega na creche em mSv/semana)

(Camada Semi-Redutora CSR para o concreto, sabendo que o kV pico da maquina de raios X é de 100 kV)

Essa calculadora usa a seguinte base para chegar no calculo da barreira necessária para atenuar a radiação incidente I para a dose permitidas individual por semana P.

Segundo a consultoria técnica do professor Dr. Flávio Augusto Soares no vídeo

Kp(0) = Kerma primário no ar a uma distancia dp / paciente

Kp^1 = kerma no ar sem barreira a 1 m da fonte (Tabelado)

U = fator de uso do feixe primário

N = número de pacientes examinados por semana

d = distância da fonte até o ponto sem barreira


Mas no estudo que estamos fazendo a quantidade da radiação estamos chamando de I para Kp(0) e I(0) para Kp^1 U N chegando na equação abaixo:

Mostrando que somente a distância já atenua a intensidade da radiação pelo fato do seu espalhamento uniformemente pelo espaço.

contudo, quando a intensidade dessa radiação ainda está acima dos limites esperados é adicionado uma barreira que matematicamente adiciona um fator de atenuação Bp (maior que zero e menor igual a 1) que pode reduzir o valor dessa intensidade para que chegue em um determinado ponto com a intensidade desejada. 

logo:


Bp = fator de atenuação 

I = intensidade da radiação

IB = intensidade da radiação depois de ser atenuada

mas como o valor da intensidade da radiação depois de ser atenuada é igual a razão da dosagem permitida pelo fator de ocupação temos:


P = Dose para público

T = Fator de ocupação

logo:

Mas sabendo que uma camadas semi-redutora diminui pela metade a intensidade inicial, para calcular o número de camadas necessários para atenuar o que é desejado temos:

Por fim, se multiplicarmos a quantidade de camadas pela espessura de 1 camada de um material específico temo a espessura total da barreira "x barreira":