Curso de Graduação em Filosofia - Licenciatura

UFMT

Apresentação

O curso de graduação em Filosofia foi instituído pela Resolução CD nº 68/99, de 13 de agosto de 1999, tendo sua primeira estrutura curricular homologada através da Resolução CONSEPE nº 4, de 20 de janeiro de 2000. O departamento de Filosofia faz parte do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Mato Grosso. Assim, com quase duas décadas de atuação, dispomos de experiências que permitem vislumbrar um horizonte de mudanças necessárias tanto para o atendimento da nova legislação educacional como no sentido de buscar consolidar posturas acadêmicas consideradas imprescindíveis à boa formação filosófica de nossos alunos. O Projeto Pedagógico do Curso vigente se apoia na concepção de que a formação filosófica mais fecunda é aquela em que há uma indissociabilidade entre a pesquisa e a prática pedagógica, típica da licenciatura.

Projeto Pedagógico do Curso:

Projeto Pedagógico Filosofia pdf.pdf

Egressos

PERFIL DOS FORMANDOS

A principal atividade profissional desempenhada pelo egresso do curso de Filosofia, licenciatura, é a docência na educação básica. Os formandos, sendo licenciados, devem ter boa formação em história da Filosofia, habilitando-os a compreender e a transmitir os principais temas e sistemas filosóficos legados pela tradição. Também desenvolverão habilidades que capacitem a realizar a articulação entre o discurso filosófico e as outras áreas do saber, bem como a analisar criticamente a realidade em todos os seus aspectos, sobretudo aqueles relacionados à realidade educacional brasileira quanto às relações étnico-raciais e às questões ambientais. As disciplinas didático-pedagógicas e o estágio supervisionado devem desenvolver habilidades relacionadas ao ensino, tais como despertar o gosto pela reflexão filosófica e fazer a mediação entre os textos clássicos e os problemas atuais. Finalizando, os formandos possuirão familiaridade com as especificidades teóricas da pesquisa filosófica e com suas exigências formais e metodológicas. Quanto às possibilidades de inserção profissional, os formandos poderão lecio-nar, de imediato, no ensino médio e/ou ingressar em programas de pós-graduação, em Filosofia ou áreas afins, para, posteriormente, atenderem à crescente demanda por pro-fessores/pesquisadores de Filosofia nas instituições de ensino superior. Por outro lado, poderão atuar junto a empresas de comunicação, editoras, em consultorias a empresas e órgãos diversos na área educacional, artística, socioeconômica e política. Finalmente, os formandos já inseridos no mercado de trabalho e que buscam uma formação comple-mentar, caso bastante comum em nossa instituição, estarão munidos de capacidades, acima descritas, que permitirão amplo aperfeiçoamento de suas atividades profissionais nas mais diversas áreas.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Os profissionais egressos deste curso deverão apresentar as seguintes competências:

a- Identificar, questionar e discutir os grandes temas da Filosofia nos diversos aspectos de seus encadeamentos históricos.

b- Identificar o pensamento dos filósofos que mais contribuíram para o desenvolvimento do espírito humano, no contexto histórico em que viveram e questionar as relações de suas ideias com outras pertencentes à tradição filosófica.

c- Questionar e debater os problemas mais emergentes no mundo contemporâneo e na região onde se acha inserido o aluno – com destaque para a questão ambiental – apresentando a contri-buição da Filosofia para a sua eventual superação.

d- Apresentar a contribuição da Filosofia para uma reflexão mais aprofundada sobre as ciências, as tecnologias e sua influência no mundo contemporâneo.

e- Utilizar a filosofia como instrumento crítico das estruturas sociais, políticas e culturais do nosso tempo e, mais especificamente, da região em que atuamos.

f – Inserir na prática cotidiana o instrumental teórico adquirido, de modo a aperfeiçoá-la com o auxílio das metodologias, conceitos e reflexões filosóficas desenvolvidos ao longo da história.

g - Fomentar suporte teórico e prático para uma ação pedagógica centrada no ensino de Filoso-fia, no desenvolvimento cognitivo, na criatividade e na reflexão.

h - Impulsionar a reflexão ética e a prática da cidadania democrática em ambientes educativos apoiadas em critérios sustentados por fundamentação coerente e sistematizada a partir da tradição filosófica. Observando também as especificidades da história e cultura brasileiras, sobretudo a contribuição das matrizes africana e indígena.

Grade Curricular