FÍGADO SAUDÁVEL X FÍGADO GORDUROSO
FÍGADO SAUDÁVEL X FÍGADO GORDUROSO
QUAL É A IMPORTÂNCIA DO FÍGADO NO CORPO HUMANO?
O fígado é a maior glândula do corpo e está localizado na parte superior direita do abdômen, abaixo do diafragma e acima do estômago, rim direito e intestinos. É um órgão de funções múltiplas e fundamentais para o funcionamento do organismo. Entre elas, destacam-se:
Metabolismo da glicose;
Metabolismo proteico;
Armazenamento de vitamina e minerais;
Metabolismo de medicamentos;
Eliminação de toxinas
Produzir proteínas, fatores de coagulação, triglicerídeos, colesterol e bile;
Regulação da coagulação sanguínea.
O fígado tem uma grande capacidade de regeneração e é por isso que pode ser doado parte deste órgão em vida.
GORDURA NO FÍGADO (ESTEATOSE HEPÁTICA)
A Esteatose hepática , popularmente conhecida como Gordura no Fígado, é um problema de saúde que acontece quando as células do fígado são infiltradas por células de gordura. É normal haver presença de gordura no fígado, no entanto quando este índice chega a 5% ou mais o quadro deve ser tratado o mais brevemente possível. Se não tratada corretamente, a Esteatose hepática pode provocar, a médio e longo prazo, uma inflamação capaz de evoluir para quadros mais graves de hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer no fígado.
Nesses casos, o fígado não só aumenta de tamanho, como também adquire um aspecto amarelado. O transplante, muitas vezes, pode ser a única indicação para situações mais críticas. O quadro é reversível com mudanças de estilo e hábitos de vida, que devem ser mais saudáveis e com as devidas orientações médicas. Cuide de sua saúde, a Esteatose Hepática é um problema sério que pode levar à morte.
Existem duas classificações de Esteatose hepática , que têm causas diferentes.
Alcoólicas: provocadas pelo consumo excessivo de álcool (regular ou esporádico);
Não alcoólicas: provocadas por hábitos e estilos de vida inadequados.
A Esteatose Hepática Não Alcoólica é causada por:
Sobrepeso;
Obesidade;
Gravidez;
Sedentarismo;
Diabetes;
Má alimentação;
Colesterol alto;
Pressão alta;
Perda ou ganho muito rápido de peso;
Uso de medicamentos (corticoides, estrógeno, amiodarona, antirretrovirais, diltiazen e tamoxifeno);
Inflamações crônicas no fígado.
Importante: O excesso de peso é atualmente uma das principais causas da Esteatose hepática Não Alcoólica, sendo responsável por 60% dos casos de gordura no fígado.
Outros fatores de risco para a Esteatose hepática são:
Síndrome do ovário policístico;
Hipotireoidismo;
Síndrome metabólica;
Apneia do sono;
Acúmulo de gordura abdominal
Existem alimentos ricos em nutrientes que ajudam a proteger o fígado, auxiliando na manutenção das suas funções e consequentemente trazendo mais qualidade de vida e saúde para a pessoa. O consumo regular desses alimentos aliados a prática de atividades físicas regulares, alimentação saudável e balanceada e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas, é a melhor forma de prevenir Esteatose Hepática e outras doenças crônicas.
Para potencializar a recuperação do seu fígado Conheça: um suplemento alimentar 100% natural, que possui antioxidantes para recuperar seu fígado com zinco, vitamina B6, cobre entre outros.
Não aceite imitações!📌
👉 Conheça: