2° FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA ESPÍRITA E ESPIRITUALISTA

EDITAL E REGULAMENTO

2º FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMAESPIRITA E ESPIRITUALISTA

1 – DA FINALIDADE

1.1 - Apresente CONVOCATÓRIA visa selecionar filmes brasileiros e estrangeiros de curta metragem com a finalidade de participar da mostra que comporão a programação do 2º Festival Brasileiro de Cinema Espírita e Espiritualista, a ser realizado no período de 31 de Agosto á 01 de Setembro de 2018, na Fazenda Santo Antônio, BR 230, km 497, Cajazeiras, Estado da Paraíba.

1.2 - A temática do festival será de filmes que visa divulgar a Doutrina Espírita, abrindo espaço para posicionamentos das demais religiões ligados às vertentes espiritualistas-cristãs. De cada uma das edições do evento será homenageado uma figura ligadas à Doutrina Espírita.

2 – DA ORGANIZAÇÃO

2.1 - O 2º Festival Brasileiro de Cinema Espírita e Espiritualista, será realizado pelo Grupo Espírita os Cireneus do Caminho, através do Departamento de Divulgação Doutrinária - DDD e Cireneus Web Mídias – CWM, em parceria com Núcleo de Artes do Alto Sertão Paraibano – NAASP, com o apoio da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através de sua Secretaria de Cultura – SECULT, com o Projeto de FUNDO DE INCENTIVO A CULTURA – FUMINC 2017 e demais Patrocinadores Locais.

3 – DA MOSTRA

3.1 - O Festival será composto por exibições e mostras não competitivas de Curtas, Média e Longa Metragens nas seguintes categorias:

3.1.1 – Poderão participar Filmes de ficção, documentário e animação.

3.1.2 – Cada filme deverá ter:

- Curta Metragem: duração inferior ou igual há 20 minutos.

- Média Metragem: duração superior a vinte minuto e igual ou inferior a 70 minutos.

- Longa Metragem: duração superior a 70 minutos.

Parágrafo 1º. § 1º - Para todas as categorias serão aceitas inscrições de filmes que tenham sido finalizados até os meses vigentes de 2018, nos gêneros: ficção, documentário e animação, realizados em qualquer formato (35 mm, 16 mm, digital, etc.) desde que possuam cópia de exibição em formato digital (MOV e H264).

Parágrafo 2º. § 1º - Para efeito desta convocatória entende-se por curta-metragem uma obra audiovisual com duração mínima de 01 minuto até 15 minutos.

4 – DO LOCAL, PRAZO, CRONOGRAMA E PROCEDIMENTOS DAS INSCRIÇÕES

4.1 – O regulamento deste concurso e o formulário de inscrição estarão disponíveis a partir do dia 06 de Abril de 2018 no blog do Grupo do Espírita os Cireneus do Caminho, através do endereço: http://cireneuscajazeiraspb.blogspot.com.br/ e pela página do Facebook no endereço https://www.facebook.com/I-Fest-Brasileiro-de-Cinema-Esp%C3%ADrita-e-Espirtualista-844592612343829/

https://sites.google.com/view/festiespiritaespiritualista

4.2 – A inscrição será gratuita e se realizará entre os dias 06 de Abril á 06 de Junho de 2018, conforme procedimentos indicados nos itens 4.2.1 até 4.2.3, a seguir.

4.2.1 – Os Diretores (as) e Produtoras, pessoas físicas ou jurídicas indicadas no formulário de inscrição (Anexo I), deverão apresentar seus respectivos pedidos de inscrições no formato abaixo, para cada filme inscrito: Formato Virtual: deverá ser enviada a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada (digitalizada em PDF) e três fotos de divulgação do filme para o e-mailfestivalespiritaespiritualista@gmail.com, com o título inscrição + nome do filme. Na ficha de inscrição, deverá ser informado o link para acesso ao filme (via Vimeo, Youtube ou plataforma similar) e também a senha, quando for necessário.

Parágrafo 1º. § 1º - É facultada a inscrição de mais de um filme por proponente, desde que não ultrapassar o limite de 3 (três) Filmes. Ressaltamos que o material de inscrição (ficha, filme e fotos de divulgação) seja encaminhado separadamente.

Parágrafo 2º. § 2° - A inscrição virtual (via e-mail) só será validada se o filme (cujo link deverá ser informado na ficha de inscrição) puder ser visualizado.

4.2.2 – Todos os gastos concernentes à produção e ao envio do material ficam a cargo do remetente.

4.2.3 – O cronograma do presente festival dar-se-á na seguinte forma:

a) Até 06 de Abril de 2018: Publicação da convocatória no blog do Grupo Espírita os Cireneus do Caminho no endereço http://cireneuscajazeiraspb.blogspot.com.br/ e na página do facebook, no endereço https://www.facebook.com/I-Fest-Brasileiro-de-Cinema-Esp%C3%ADrita-e-Espirtualista-844592612343829/

b) De 06 de Abril á 06 de Junho de 2018 Prazos de recebimento das inscrições dos filmes;

c) De 07 á 21 de Junho: Validação das inscrições dos filmes pela comissão de triagem, indicado no artigo 5 , letra A do presente edital)

d) De 22 á 30 de Junho: Avaliação dos filmes pela comissão técnica conforme indicado no artigo 5, letra B do presente edital

e)Dia 01 de Julho: Divulgação na internet dos filmes selecionados para participar da mostra nos endereços http://cireneuscajazeiraspb.blogspot.com.br/ https://www.facebook.com/I-Fest-Brasileiro-de-Cinema-Esp%C3%ADrita-e-Espirtualista-844592612343829/

f)Entre 31 de Agosto á 01 de Setembro de 2018: Realização do 2º Festival Brasileiro de Cinema Espírita e Espiritualista;

h)Até 30 dias após a realização do Festival: Publicação no blog do Grupo Espírita Os Cireneus do Caminho e página do Facebook dos filmes apresentados no festival;

5 – DO PROCESSO SELETIVO

5.1 – A seleção dos filmes para o 2º Festival Brasileiro de Cinema Espírita e Espiritualista será realizada por uma Comissão formada por duas bancas avaliadoras com a presença de até 02 membros da coordenação do Festival dividida da seguinte forma:

a) Comissão de Triagem

b) Comissão Técnica

Parágrafo 1º. §1º - A Comissão de Triagem tem por finalidade verificar se a

Postagem foi dentro do prazo estipulado e se todos os itens do regimento foram obedecidos.

a) A comissão de Triagem irá separar os filmes por categorias, que serão encaminhados para a Comissão Técnica;

Parágrafo 2º. §1º- A Comissão Técnica tem por finalidade avaliar se os filmes possuem qualidade técnica de imagem e som suficientes para a sua projeção especificados no artigo 3 e 4 do presente edital.

Parágrafo 4º. §1º - As duas fases são eliminatórias e será justificado pelo presidente de cada Comissão o motivo da eliminação antes do resultado oficial.

5.2 – Os proponentes dos filmes serão comunicados de sua seleção pela Coordenação do Festival, através do e-mail informado na ficha de inscrição.

Parágrafo 1º. § 1º - O endereço eletrônico do proponente, informado na ficha de inscrição, será o canal de comunicação da organização do Festival com os inscritos. A responsabilidade da comunicação também fica a cargo do proponente, isentando a coordenação do Festival no caso de e-mail com falhas de recebimento e/ou informados erroneamente.

Parágrafo 2º. § 1º - Toda a comunicação com organizadores do evento será exclusivamente pelo e-mail: festivalespiritaespiritualista@gmail.com.

5.3 – Os proponentes selecionados terão um prazo de até 15 dias (15 de Julho), após a divulgação do resultado, para informar se enviarão representante do filme para o Festival. Os custos de viagem não serão cobertos pela organização do festival.

Parágrafo 1º. § 1º - A coordenação do Festival poderá requisitar, aos selecionados, DVD com imagens de divulgação do filme e demais materiais promocionais (press kit cartazes).

5.4 – A seleção dos filmes para as mostras competitivas do Festival implicará na sua exibição, sendo vedada ao proponente a possibilidade de retirá-lo da mostra por qualquer motivo após a divulgação dos selecionados.

5.5 – Os filmes selecionados serão exibidos de acordo com a programação elaborada pela organização do Festival.

5.6 – Cada produção selecionada terá direito a alimentação, hospedagem e transporte local durante o Festival para um (01) representante do filme, durante sua permanência no Festival.

6 – DAS COMENDAS

6.1 - Serão conferidas comendas aos filmes selecionados na mostra.

8 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 – Os arquivos dos filmes inscritos nesta edição, inclusive os que não foram selecionados, passarão a ser parte do acervo do Departamento de Divulgação Doutrinária - DDD e Cireneus Web Mídias – CWM. (Ver ficha de inscrição com a autorização para compor acerco).

8.1.1 – A organização do 2º Festival Brasileiro de Cinema Espírita e Espiritualista se reserva ao direito de exibir, em qualquer meio de comunicação, trechos e/ou trailer dos filmes participantes para fins de divulgação do festival. (Inclusive as mídias que antecedem a realização do Festival)

8.1.2 – A coordenação do Festival poderá retirar da programação, a qualquer momento, o filme que não cumprir as normas deste regulamento ou que não apresentar informações verdadeiras.

8.1.3 - Dúvidas relativas ao festival deverão ser enviadas para o e-mail: festivalespiritaespiritualista@gmail.com, ou para o Whatsapp: 83 99133-1750.

8.1.4 – Cabe à Coordenação do Festival a solução de qualquer caso omisso nesta convocatória.

8.1.5 – O ato de inscrição para a mostra implica a plena aceitação do presente regulamento.

__________________________________________________________

Rodrigo Almeida

Tesoureiro do Grupo Espírita “Os Cireneus do Caminho”

__________________________________________________________

Dimas Andriola

Coordenador do Departamento de Divulgação Doutrinária - DDD

__________________________________________________________

Wellington Oliveira

Coordenador do Cireneus Web Mídia – CWM

Coordenador do 2º FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA

ESPIRITA E ESPIRITUALISTA

_________________________________________________________

Janduy Acendino

Presidente do Núcleo de Artes do Alto Sertão Paraibano - NAASP

REALIZAÇÃO:

APOIO: