UNESP - FEIS
UNESP - FEIS
A Fênix Racing, equipe universitária da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira – FEIS/Unesp, tem por objetivo proporcionar aprendizados além da graduação a partir do projeto e construção de um protótipo de modalidade Fórmula SAE. Atualmente, é organizada em oito áreas de atuação: Acionamento, Administração, Aerodinâmica, Eletrônica, Estrutura, Motor, Suspensão/Direção e Transmissão.
A Competição Fórmula SAE BRASIL, organizada pela Society of Automotive Engineers, visa promover a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos através da competição entre equipes.
Durante quatro dias de evento, os carros são solicitados em provas estáticas e dinâmicas, nas quais são avaliadas performance, projeto e apresentações técnicas.
PROJETO DE 2024: FX12
A fase de projetos envolve o desenvolvimento técnico e estratégico do carro, abrangendo simulações, cálculos e design detalhado para otimizar desempenho e atender às regras da competição.
A manufatura transforma os projetos em realidade, fabricando e montando componentes do carro com precisão, alinhando qualidade e eficiência para a competição.
Os testes validam o desempenho, a segurança e a durabilidade do carro. Envolvem análises de cada sistema em condições controladas e ajustes para otimizar a performance. Garantindo que o veículo esteja competitivo e pronto para as exigências da competição.
A competição Fórmula SAE avalia carros projetados por estudantes, testando desempenho, inovação e gestão em provas estáticas e dinâmicas, simulando desafios reais da engenharia automotiva.
MULHERES NA ENGENHARIA
O aumento da participação feminina na engenharia mostra como estamos avançando na busca por mais diversidade e inclusão em áreas que, por muito tempo, foram dominadas por homens. No ambiente universitário, projetos como a Fórmula SAE são exemplos incríveis de como as mulheres estão conquistando espaço em atividades que exigem tanto conhecimento técnico quanto gestão.
Na Fórmula SAE, as mulheres vêm ocupando posições importantes, tanto nas áreas estratégicas quanto nas técnicas, trazendo ideias inovadoras e ajudando na organização eficiente das equipes. Essa presença é fundamental para derrubar preconceitos e mostrar como diferentes perspectivas só melhoram o trabalho em grupo.
A participação feminina na engenharia e em competições vai muito além de mostrar talento – elas têm um papel enorme na representatividade e na formação de novas líderes para o futuro. Ver mais mulheres nesses espaços reforça a importância de iniciativas que incentivem igualdade e valorizem todo tipo de habilidade no meio universitário. #VoaFênix
COMPETIÇÃO DE 2024