Eduardo Navarro Soares

Eduardo Navarro Soares: presidiu a Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Primavera. Atuou também no bairro jardim esperança na região do tanquinho - Foi diretor de assuntos comunitários e presidente da FEMAC - Foi conselheiro municipal de Saúde e Ouvidor da Saúde no Município de Ubá. Atualmente é assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde de Ubá-MG.

"Nossos conselheiros, representantes do movimento comunitário, sempre se destacaram, não só em Ubá, más em Minas Gerais e no Brasil".

FEMAC 25 anos - Como conheceu a FEMAC e porque atuou no movimento.

Eduardo Navarro - Conheci a FEMAC no ano de 1988 quando juntamente com alguns amigos resolvemos ressuscitar a associação dos moradores do Bairro Primavera.

FEMAC 25 anos - Saberia nos informar qual era a realidade do movimento comunitário antes da criação da FEMAC e o que aconteceu com o movimento depois da sua criação?

Eduardo Navarro - Pelo que eu sei praticamente não existia movimento comunitário e com a FEMAC dando suporte e incentivando foram sendo criadas várias associações em Ubá.

FEMAC 25 anos - E sobre os Bairros: sabe nos informar a realidade dos bairros/ do seu bairro/ da sua região antes da FEMAC e o que aconteceu após a criação da FEMAC ou em função da atuação do movimento comunitário nos bairros e consequentemente na cidade?

Eduardo Navarro - No meu bairro na época melhorou muito porque com a ajuda da FEMAC conseguimos mobilizar a comunidade e buscamos várias melhorias para as nossas comunidades. Não podemos esquecer as conquistas da comunidade do tanquinho que com a ajuda da FEMAC juntamente com Sr. Onofre Martins, presidente da associação à época, a comunidade teve o sistema de esgoto sanitário implantado em processo de mutirão. Esta experiência foi tão marcante e importante que inclusive foi publicada no livro da novena de natal da Diocese de Leopoldina.

FEMAC 25 anos - É competência estatutária da FEMAC contribuir com a organização/formação e capacitação de dirigentes comunitários. A FEMAC realizou muitos eventos e atividades desta natureza. Pode enumerar alguns eventos realizados ao longo dos 25 anos que marcaram a trajetória da FEMAC e por quê?

Eduardo Navarro: Sim! E na verdade sem a ajuda de vários diretores da FEMAC acredito que muitos líderes comunitários teriam desistido. Houveram vários eventos promovidos pela FEMAC: Congressos e reuniões que foram muito importantes para as lideranças que estavam começando.

FEMAC 25 anos - Nesta linha de eventos o Fórum Social Cristão foi importante para o movimento, por quê?

Eduardo Navarro - Sim! O Fórum Social Cristão teve uma importância muito grande na capacitação das lideranças, principalmente devido à qualidade dos palestrantes sempre no caminho cristão.

FEMAC 25 anos - A FEMAC desenvolveu muitas parcerias ao longo de sua existência com sindicatos, igrejas, associações e órgãos públicos. Pode falar de alguma destas parcerias: importância e resultados?

Eduardo Navarro - Sim! Todos os órgãos foram importantes para FEMAC, mas destacaria duas entidades que são o Sindicato dos Produtores Rurais e o Sindicato dos Marceneiros.

FEMAC 25 anos - A FEMAC teve também muitos apoiadores ao longo da história de 25 anos. Um importante apoiador foi o Dr Antônio da Paixão Carneiro, presidente do Sindicato Rural de Ubá. Sabe nos falar sobre as lutas deste período e a importância desta personalidade para a FEMAC.

Eduardo Navarro - Falar do Dr. Antônio da Paixão Carneiro e da importância do apoio dele, temos que lembrar também do Santinho Barreto, pois os dois sempre estiveram juntos na FEMAC. Tivemos grandes lutas e conquistas, principalmente na área da saúde.

FEMAC 25 anos - A Logomarca da FEMAC é constituída de um triângulo com as palavras: na base CIDADANIA, de um lado NEGOCIAÇÃO e de outro lado MOBILIZAÇÃO. Pode nos falar sobre o significado desta logomarca. E qual lado deste tripé foi mais destacado ao longo destes 25 anos na sua percepção. E se este tripé ainda atende as necessidades do movimento.

Eduardo Navarro - A logomarca da FEMAC para mim é um marco do movimento e apesar da idade de 25 anos, ela é sempre muito atual. Vivemos nos dias atuais uma falta de cidadania, falta de mobilização e principalmente falta de negociação, inclusive entre as lideranças políticas em nossa cidade.

FEMAC 25 anos - A FEMAC e a sua ação institucional - Desde a sua fundação a FEMAC tem uma participação muito efetiva nos conselhos de políticas públicas. Como era antes da FEMAC e o que mudou. Quais foram os avanços ao longo destes 25 anos de atuação nos conselhos.

Eduardo Navarro - Antes da FEMAC existiam conselhos, mas nós sabemos que não funcionavam. Gostaria de destacar o Conselho Municipal de Saúde onde participei durante muitos anos, e junto com os outros representantes da FEMAC lutamos incessantemente para melhorias na área da Saúde.

Nossos conselheiros, representantes do movimento comunitário, sempre se destacaram, não só em Ubá, más em Minas Gerais e no Brasil. Tem muito coisa que melhorou na saúde de lá pra cá, mas vamos destacar a organização do conselho e a criação da Ouvidoria Municipal da Saúde que foram grandes conquistas para a comunidade.

FEMAC 25 anos - A FEMAC e Poder Executivo - Como foi à relação nestes 25 anos? Na sua vivência quais foram os momentos de maior tensão e por quê? Quais foram os fatos e momentos convergentes e por quê? Qual o aprendizado para o movimento comunitário?

Eduardo Navarro - No início da minha trajetória no movimento vivíamos um bom relacionamento com o Poder Executivo. O momento de maior tensão que recordo foi quando tentaram destituir o Conselho Municipal de Saúde formando outro. Foi a luta mais marcante e gloriosa no meu ponto de vista. O maior aprendizado foi que realmente mobilizados e unidos, como éramos naquela, época a gente consegue, e vale a luta.

FEMAC 25 anos - Poder Legislativo - Como foi a relação nestes 25 anos? Na sua vivência quais foram os momentos de maior tensão e por quê? Quais foram os fatos e momentos convergentes e por quê? Qual o aprendizado para o movimento comunitário?

Eduardo Navarro - Penso que o Poder Legislativo demorou muito para ter um relacionamento mais próximo com o movimento.

FEMAC 25 anos - A sustentação financeira da FEMAC sempre foi um ponto de preocupação para os dirigentes, ao mesmo tempo, que as ações de arrecadação são também um ponto que une as lideranças. Pode nos falar sobre a prática da FEMAC no campo da arrecadação financeira ao longo dos seus 25 anos.

Eduardo Navarro - Sempre foi muito difícil a questão financeira, mas por outro lado realmente, as atividades de arrecadação eram uma forma de aproximar e mobilizar as lideranças.

FEMAC 25 anos - A FEMAC é uma entidade plural onde já conviveram as mais diversas correntes políticas e religiosas da cidade. Pode nos falar sobre a prática ecumênica e democrática no interior da FEMAC nestes 25 anos? Seus desafios e avanços.

Eduardo Navarro - Acho que sempre vai haver e deve haver a questão ecumênica e Bíblica. No meu ponto de vista havia uma polarização de um partido político que sempre foi o que acreditávamos que seria o partido que contribuiria para o movimento comunitário, mas para o meu modo de ver não houve avanço para a FEMAC mesmo recebendo a subvenção. Quando não tinha a subvenção a FEMAC tinha mais mobilização.

Observação: Fica claro pra mim hoje, que as dificuldades que enfrentamos foram muito importantes, pois nos momentos difíceis que passamos foi quando nos encontramos mais fortes e mobilizados.

FEMAC 25 anos - Em função de que a FEMAC se viu dividida internamente ao longo dos últimos 25 anos? Como a FEMAC trabalhou as suas divisões internas ao longo dos seus 25 anos?

Eduardo Navarro: Acho que a divisão foi em momentos pontuais, ficamos mais unidos que divididos.

FEMAC 25 anos - A FEMAC foi ao longo dos últimos 25 anos uma grande articuladora de trabalho voluntário em prol de causas coletivas. (saúde, educação, saneamento, segurança etc.) Pode nos falar deste potencial mobilizador da FEMAC neste período de existência da entidade? Quais os atuais desafios. Quais as estratégias que o movimento comunitário utiliza hoje para mobilizar voluntários? Quais são os temas que a FEMAC prioriza hoje?

Eduardo Navarro - Hoje vivemos uma época totalmente diferente, infelizmente devido ao que acontece na política brasileira. As pessoas estão ficando desmotivadas e este é um grande desafio que temos pela frente.

FEMAC 25 anos - Como você vê a FEMAC nos próximos 25 anos? O que a FEMAC estará fazendo daqui a 25 anos e como?

Eduardo Navarro - Precisamos formar novas lideranças. Acredito e tenho fé que a FEMAC vai estar cada vez mais forte e vai continuar fazendo o seu trabalho.