Trazer mais informações de qualidade para todos os pacientes que tem Displasia Fibrosa e a Síndrome de McCune Albright em todo o Brasil.
A sigla FDMAS é de Displasia Fibrosa (FD) e Síndrome de MCunne Albright (MAS)
A Displasia Fibrosa acomete os ossos do corpo e eles possuem uma mineralização diferenciada, trazendo, portanto, uma absorção diferente de cálcio o tornando assim mais frágil que os demais ossos, nos exames de imagem como Raio X/Densitometria/Ressonância Magnética é possível ver os ossos que possuem Displasia Fibrosa, pois eles ficam parecendo um vidro fosco.
A Síndrome de McCune Albright (MAS) é uma doença genética que é observada a partir da mutação gênica do GNAs, ela possui 3 componentes que caracterizam síndrome que são: 1 Manchas com bordas irregulares geralmente chamadas de manchas café-com-leite no meio médico. Mas essa linguagem marginaliza as pessoas da comunidade cujos tons de pele não apresentam marcas de nascença como de coloração "café com leite". 2 Displasia Fibrosa Poliostótica, que é a displasia fibrosa em mais de um osso no corpo e o 3 é alguma diferença na parte hormonal, seja uma alteração/disfunção na tireoide, puberdade precoce entre outras.
A Síndrome de McCune Albright (MAS) é uma doença genética e que, portanto, ela ocorre após uma mutação gênica, então ela não é transmissível nem mesmo hereditária.
A Síndrome de McCune Albright (MAS) por si só não existe cura, pois se trata de uma doença genética. O que temos são tratamentos para os sintomas principais que acompanham a síndrome, que envolvem principalmente o acompanhamento das dores decorrentes de fraturas e condição óssea do paciente, bem como o acompanhamento dos níveis de fósforo/cálcio na parte óssea. Também há um importante acompanhamento da parte endócrino com relação a casos de puberdade precoce, hipotiroidismo entre outros.