Para os católicos, a Páscoa significa a renovação da vida. A cena biblíca que mais condiz com a Páscoa é: A ressurreição de Jesus.
De acordo com os evangelhos, a Última Ceia foi a última refeição de Jesus com seus 12 apóstolos antes de sua morte e ressurreição. Uma pintura deste episódio é uma das mais famosas do mundo. Quem foi seu autor? Leonardo da Vinci.
Leonardo da Vinci, pintor d’a Última Ceia, foi um dos nomes mais célebres do: Renascentismo.
No Sábado de Aleluia, dia que antecede o domingo de Páscoa, é bastante comum a brincadeira de surrar um boneco feito de serragem, em tamanho real ao de um homem, e atear fogo nele ao meio-dia. Isso para lembrar daquele que traiu Jesus: Judas Iscariotes.
A comemoração da Páscoa judaica se refere à libertação do seu povo no Egito. Durante o Êxodo, como ficou conhecido o caminho para a terra prometida, o Mar Vermelho foi aberto a pedido de um homem. Quem foi este homem? Moisés.
Por que o coelho simboliza a Páscoa? Devido a sua fertilidade e rapidez de reprodução, o que dá a ideia de renovação da vida.
O coelho e o ovo são símbolos da Páscoa. Isso não significa que coelho bota ovo, claro. Afinal, o coelho é um vivíparo - ou seja, seus embriões se desenvolvem numa placenta dentro do corpo da mãe. Como são chamados os animais que nascem de ovos? Ovíparos.
Já viu ovo feito de fruta? Pois na Páscoa, os ovos são de chocolate, que é produzido a partir de uma fruta: cacau. Os maias foram quem primeiro provaram a fruta - tanto que lhe deram o nome de "kabkajatl" (ou "suco amargo") graças ao líquido feito a partir dela. Quem foram os maias? Povo que habitava a Mesoamérica antes dos colonizadores.
O chocolate, se consumido em excesso, pode engordar. Mas moderadamente, ele faz bem à saúde. Substâncias presentes no chocolate liberam endofina, responsável: Pela sensação de prazer.