Anjo da Guarda e o Evangelho no Lar

Semana 33

Orientação aos Pais

Olá, queridos pais,

Na aula de hoje falaremos sobre nossos anjos da guarda e sobre o evangelho no lar. Sabemos que a proteção Divina se manifesta em nossas vidas contanto que mantenhamos nossos pensamentos e ações firmes no bem. Dessa forma, nossos Espíritos protetores só conseguem nos intuir quando estamos em sintonia com ele, da mesma forma que a proteção formada em nossa casa durante o evangelho no lar só se mantém quando a família mantém a sintonia com os espíritos superiores.

Desse modo, um importante aprendizado hoje é o de que precisamos estar em sintonia com a espiritualidade do bem para que ela consiga nos ajudar em nossa jornada. Ao abordar esse assunto com seu filho, cuide para que ele não se impressione com o fato de esses Espíritos estarem desencarnados, trate-os mesmo como anjos ou como Espíritos de luz.

Caso surja uma pergunta relacionada à morte, com medos ou inseguranças, trate o assunto com naturalidade, explicando que o plano espiritual é a continuação da nossa vida, como quando passamos de fase no vídeo game, ou quando terminamos de ler um gibi, mas sabemos que o personagem vai aparecer em outro com novas histórias. Da mesma forma, caso seu filho pergunte sobre fantasmas, deixe bem claro que eles não existem, pois as pessoas não ficam "presas" no plano espiritual do mesmo jeito que os fantasmas estão nos filmes. Além disso, enfatize que existem muitos Espíritos bons, e que são esses que são nossos anjos e que ficam perto de nós, são nossos amigos. Se achar necessário, explique que da mesma forma que quando desencarnamos vamos para o plano espiritual, os Espíritos que estão lá agora podem nascer aqui na Terra quando for hora de aprenderem um pouco mais. É por isso que nossos anjos são nossos amigos, pode ser que nós já tenhamos os conhecido antes mesmo de nascer.

Atividade inicial

para todas as idades

Um anjo para cada um

Nessa atividade pedimos que primeiro conversem com seus filhos seguindo os itens abaixo na seção "Conversa para começar" e depois apoiem-nos na confecção do anjo de acordo com as instruções na seção "Atividade".

Separe com antecedência:

  • Lápis

  • 3 folhas de papel A4 (podem ser coloridas ou estampadas também, uma delas será usada para fazer a cabeça e as mãos)

  • 20cm de linha (de costura, barbante, lã, ou o que tiver disponível)

  • Molde redondo pequeno (do tamanho de uma moeda de 10 ou 5 centavos)

  • Molde redondo grande (do tamanho de uma moeda de 1 real ou de uma tampa de desodorante)

  • Cola branca

  • Tesoura sem ponta

Conversa para começar

  • Deus confiou a cada um de nós o nosso próprio anjo da guarda, que sempre é nosso amigo. Você sabe o que esse anjo faz? (R: nos protege e nos dá boas inspirações, ou seja, boas dicas e ideias)

  • Veja a imagem abaixo para entender melhor como ele faz isso (comentário: a fala do anjo entra em nosso pensamento e nós achamos que somos nós mesmos que estamos pensando aquilo!)

  • Também podemos chamar o anjo da guarda de Espírito Protetor ou Espírito Guardião. Quem será que pode ser o nosso Espírito Guardião? (R: Precisa ser uma pessoa muito boa e que conhece e pratica os ensinos de Jesus. Mas é uma pessoa igual a nós, que também pode vir viver aqui na Terra, mas que agora está lá no plano Espiritual para nos ajudar)

  • A maioria de nós não consegue ver nem ouvir as pessoas que estão no Plano Espiritual. Mesmo assim, nosso anjo sempre tenta nos ajudar sussurrando dicas no nosso ouvido. Então, como será que podemos fazer para conseguir ouvir o nosso anjo guardião? (R: para receber a intuição que ele nos manda, precisamos estar na mesma vibração que nosso anjo, isso quer dizer estar pensando em coisas tão boas quanto ele, estar fazendo o bem assim como ele e cultivando as virtudes que Jesus nos ensinou e que aprendemos na evangelização)

  • Olhe a imagem abaixo e veja se consegue saber quais atitudes te ajudam a ficar mais próximo do seu Espírito Protetor e quais coisas te fazem ficar longe dele. (R: atitudes que aproximam - fazer o evangelho no lar; praticar a caridade; ajudar; repartir; orar; fazer a evangelização / atitudes que afastam - xingar; ter raiva; bater)

  • O que podemos fazer se precisarmos pedir alguma coisa especial para o nosso anjo? (R: fazemos isso por meio da prece, que podemos fazer para o nosso anjo também)

  • Vamos fazer uma prece para o nosso anjo da guarda agora? Vamos pedir para que nos ajude a ter uma boa aula! (R: incentive seu filho a realizar a prece pedindo ao anjo da guarda dele que ajude-o a ter uma boa aula e a aprender as lições de Jesus)

Atividade

Sigam as instruções abaixo para fazer o seu anjo da guarda de papel! Depois de pronto, você poderá pendurá-lo onde quiser para sempre lembrar que seu anjo está te protegendo.

Podemos aproveitar a época do Natal e fazer um para cada membro da família, imagine que lindo ter vários pendurados juntos na árvore de natal ou em algum cantinho fazendo uma decoração especial...

1) Tenha todos os materiais em mãos.

2) Com a folha de pé, faça uma dobra da largura de um dedo.

3) Use a primeira dobra como guia e vá dobrando em zigue-zague até formar uma sanfona em todo o papel.

4) Meça mais ou menos o tamanho da sua mão aberta e aperte a sanfona nesse ponto.

5) Segure firme e dobre a parte menor para o lado.

6) Faça o mesmo com uma segunda folha de papel. Assim você terá duas metades espelhadas como na imagem acima.

7) Passe cola na primeira aba de uma das sanfonas.

8) Antes que a cola seque, coloque as duas pontas da linha na parte de cima entre as duas metades do anjo. Aperte bem até grudar.

9) Ponha um pinguinho de cola bem na dobra em cada um dos braços do anjo.

10) Aperte bem até grudar e deixe secar enquanto faz a próxima etapa.

11) Pegue a última folha de papel, os moldes redondos e o lápis para riscar.

12) Faça o contorno do molde maior 1 vez e do molde menor 2 vezes.

13) Agora é só recortar. Peça ajuda a um adulto se precisar.

14) Cole o círculo maior no lugar da cabeça e os círculos menores nos lugares das mãos.

15) Está pronto! Se quiser você ainda pode decorar com cola colorida, purpurina ou pintar também.

Ciclo 1

de 5 a 8 anos

de 5 a 8 anos

Olá!

Leiam a cartinha das evangelizadoras com seus filhos e vejam o vídeo indicado.

Ao final, vocês podem conversar com as crianças sobre como é o Evangelho que vocês fazem em seu lar, quais os livros que usam e o que aprendem. Se ainda não fazem, conversem sobre quais exemplos do vídeo poderiam seguir para começar a fazer.

Cartinha das Evangelizadoras

Ciclo 2

de 9 a 12 anos

Olá, queridos pais,

Peça que seu filho leia a introdução e assista ao vídeo indicado. Em seguida, peça que escute à reflexão da evangelizadora e siga as instruções da atividade. Se necessário, ajude-o a entender as instruções e a pensar nos atos de gentileza.

Com a atividade concluída e pendurada, certifique-se de que todos os vales sejam destacados e usados ao longo das próximas duas semanas.

Separe com antecedência:

  • Folha de papel A4

  • Lápis

  • Régua

  • Material para desenho

  • Tesoura sem ponta

Introdução

Olá, pessoal do ciclo 2! Hoje vocês já aprenderam sobre os anjos da guarda na atividade inicial e eu queria contar mais algumas coisas sobre eles para vocês.

Primeiro, quero que saibam que eu acho muito bom saber que Deus confiou um anjo para cuidar de cada um de nós, isso traz uma paz para o meu coração. Sempre que estou passando por algum desafio ou dificuldade, eu penso em meu anjo da guarda e faço uma prece em pensamento para ele.

Cada pessoa da família é protegida por seu próprio Espírito guardião. Mas tem uma coisa que podemos fazer toda a semana para proteger não só as pessoas individualmente, mas a nossa família inteira e até mesmo a nossa casa. Sabem o que é?

É o evangelho no lar.

Vejam o vídeo abaixo para entender melhor como ele funciona.

Atividade

Leia o texto abaixo e em seguida responda às perguntas


O vídeo acima contou como podemos fazer o evangelho no lar e como ele traz benefícios para nossa família. O culto do evangelho no lar é uma reunião semanal de estudo sobre os ensinamentos de Jesus e, ao mesmo tempo, uma prece muito poderosa. O primeiro passo para realizá-lo é escolher um dia da semana e um horário que sempre serão os mesmos. Isso é importante porque o evangelho no lar é um compromisso. Como se fosse uma aula que temos uma vez por semana. Precisa ter dia e hora certos porque isso nos ajuda a não esquecer e nossa família consegue se organizar para todos participarem.

Aliás, existem alguns Espíritos de luz que nos visitam durante o estudo e eles também precisam saber qual o dia e a hora certos para poderem vir. Esses espíritos são os nossos anjos da guarda e alguns outros amigos espirituais ainda mais evoluídos que vêm toda a semana para essa reunião porque querem auxiliar nossa família. Os Espíritos mais iluminados ajudam a nós e nossa família a entendermos melhor os ensinamentos que são lidos. Eles também fazem um escudo de luz em volta de nossa casa, que consegue nos proteger ainda mais contra energias e pensamentos ruins.

Para fazer o estudo do evangelho no lar, nós espíritas costumamos ler o livro "O Evangelho Segundo o Espiristismo" que foi escrito por Allan Kardec de acordo com os esclarecimentos que alguns Espíritos amigos fizeram sobre os ensinos de Jesus. Este livro reúne as coisas mais importantes que foram ditas por Jesus e as explica de uma maneira mais fácil de entender. Dessa forma, quando realizamos o estudo, nós conseguimos aprender melhor sobre como devemos agir para sermos cada vez melhores e ficarmos cada vez mais próximos de Deus.

No momento de fazer essa reunião, é uma boa ideia colocar perto de nós um copo com água para cada um dos participantes. Assim, durante o estudo, nossos amigos de luz conseguem fluidificar a água para cada um. Isso quer dizer que nossos anjos conseguem colocar em nossa água energias especiais que podem nos ajudar.

Conseguimos tudo isso com a prática do evangelho no lar porque ele é um estudo e ao mesmo tempo uma prece muito poderosa. Mas é claro que como qualquer prece ele funciona muito melhor quando estamos concentrados e se conseguimos manter nosso pensamento elevado. Nossos anjos se esforçam muito para nos proteger e manter o escudo em nossa casa, mas nós precisamos ajudá-los. Ou seja, não adianta rezar e logo em seguida sair fazendo coisas ruins. Nós precisamos nos esforçar também para manter a sintonia, pensando e praticando o bem ao longo de toda a semana. É dessa forma que iremos conseguir nos manter ligados a nossos Espíritos protetores e fazer com que a proteção gerada pelo evangelho no lar dure a semana inteira.

Perguntas:

Com base no vídeo e no texto, responda as perguntas abaixo. Anote as letras escolhidas em um papel e no final confira o gabarito.


1) O que é culto do Evangelho no lar?

a) É uma comemoração

b) É uma reunião sobre problemas da família

c) É um estudo sobre os ensinamentos de Jesus e também uma prece

d) É uma conversa onde falamos sobre qualquer coisa que achamos interessante


2) Quem nos visita quando realizamos o culto do Evangelho no lar?

a) Espíritos de luz que vêm ajudar no estudo

b) Os vizinhos

c) Os amigos de escola

d) Ninguém


3) Por que é importante marcar dia e hora para o evangelho no lar?

a) Para não correr o risco de esquecer

b) Para a família se organizar e todos poderem participar

c) Porque os Espíritos amigos que participam também precisam se organizar para vir

d) Todas estão corretas


4) Qual o principal livro que os Espíritas usam para realizar o estudo do Evangelho no lar?

a) A Bíblia

b) O Evangelho Segundo o Espiritismo

c) Pode ser qualquer livro

d) O Livro dos Espíritos


5) Por que o estudo do Evangelho nos auxilia a sermos cada dia melhores e ficarmos mais próximos a Deus?

a) Porque aprendemos os ensinos de Jesus

b) Porque aprendemos quais a maneiras certas de agir

c) Porque os Espíritos amigos nos ajudam a entender os ensinamentos e lembrar onde podemos usá-los em nossa vida

d) Todas estão corretas


6) Por que é bom colocar um copo de água para cada participante nesta reunião?

a) Para não passar sede durante a reunião

b) Para poder fazer um brinde no final da reunião

c) Porque os Espíritos amigos e nossos anjos da guarda colocam boas energias especiais na água para cada membro da família

d) Porque é importante se hidratar


7) Quais são os benefícios gerais que a família recebe quando faz o evangelho toda semana?

a) Boas inspirações, paz e muito dinheiro

b) Um escudo protetor de luz na casa, boas inspirações, paz e boas energias na água fluidificada

c) Brinquedos legais, um escudo protetor de luz na casa e boas inspirações

d) Paz, boas energias na água fluidificada e mais tempo livre para ver TV

Gabarito:

  1. c

  2. a

  3. d

  4. b

  5. d

  6. c

  7. b