Colaboração: o trabalho em equipe

Semana 31

Orientação aos Pais

Olá!

A colaboração aparece em todas as escalas em nossas vidas, e ela começa a ser aprendida dentro do lar, nas pequenas tarefas do dia a dia. Quando a criança aprende a colaborar para um fim em comum desde cedo, ela irá aprender mais facilmente a trabalhar em equipe, a saber contar com o apoio e qualidades dos colegas e assim tirar o melhor proveito possível de atividades em grupo.

Quando essa qualidade não é muito desenvolvida, a pessoa pode ter dificuldades em delegar tarefas, em pedir ou aceitar ajuda e mesmo em trabalhar em equipes às quais ele não se juntou por escolha própria. Assim, é muito importante sempre mostrar a seu filho exemplos de como trabalhar em equipe nos ajuda a atingir nossos objetivos, sejam eles arrumar a mesa depois do almoço ou construir uma casa inteira.

Atividade inicial

para todas as idades

Juntos somos mais fortes!

Hoje faremos uma atividade bem lúdica para ilustrar como o trabalho em equipe nos torna mais fortes. Separe os materiais abaixo e chame seu filho para assistir ao vídeo que a evangelizadora preparou. Tenha o material necessário em mãos para que ele possa fazer a atividade junto com a evangelizadora.

Separe com antecedência:

11 palitinhos de dente

Fita adesiva

Cola branca

1 folha de papel A4

Material para desenho

Ciclo 1

de 5 a 8 anos

Olá, pais e mães do ciclo 1!

Leiam a cartinha das evangelizadoras com seus filhos e em seguida assistam ao vídeo indicado. Encorajem sempre seus filhos a auxiliarem em tarefas adequadas para a idade deles.

Cartinha das Evangelizadoras

Ciclo 2

de 9 a 12 anos

Sejam bem-vindos, pais e mães do ciclo 2.

Hoje faremos um exercício de reflexão sobre a colaboração a partir da observação de um exemplo da natureza: as formigas. Para isso, pedimos que assista ao vídeo indicado junto com seu filho e em seguida participe da reflexão proposta instigando-o a pensar profundamente sobre o que aprendeu com o vídeo.

Por último, ajude-o a ler a introdução para a atividade, tirando eventuais dúvidas, e incentive-o a fazer a atividade pensando em soluções que usem a colaboração.

Vídeo para começar

Olá, queridos evangelizandos! Assistam ao vídeo abaixo prestando bastante atenção em como é a vida das formigas. Perceba como elas vivem colaborando com todas as formigas do formigueiro.

Reflexão

Agora, converse com seus pais, refletindo sobre o que aprendeu no vídeo e pensando nos seguintes pontos:


  1. Você acha correto dizer que a principal característica da vida das formigas é o trabalho em equipe? Por que?

  2. Você já sabia que dentro do mesmo formigueiro as formigas são divididas em diferentes funções? Acha que isso se parece com o que acontece dentro da nossa casa? E na sociedade?

  3. O que você achou do tamanho do formigueiro que os cientistas brasileiros descobriram? Pensando no tamanho das formigas, acha que seria possível elas terem casa desse tamanho se não trabalhassem em equipe para construí-la?

  4. Achou interessante descobrir que as formigas conseguem passar informações uma para as outras? Acha que a comunicação dentro de casa também é importante? Que tipos de informações você e sua família trocam? Acha que uma família que conversa mais consegue organizar melhor seu lar?

  5. Qual foi a coisa que você mais gostou de aprender sobre as formigas? Por que?

  6. Vendo o exemplo das formigas, conseguimos entender como a cooperação pode nos ajudar a conquistar coisas que seriam muito difíceis de fazer sozinhos. Quando elas precisam carregar algo pesado, se unem para carregar juntas. Quando precisam ultrapassar um vão, algumas formam uma ponte para que as outras possam passar. Quais atividades você já precisou fazer em grupo para conseguir um objetivos maior? Pense em exemplos da escola, de dentro de casa ou de qualquer situação que puder se lembrar.

  7. Como você acha que a colaboração ajuda a melhorar a vida na sua casa? E na sociedade?

Atividade: Jesus também trabalhou em equipe

Introdução

Você sabia que Jesus também trabalhou em equipe? Ele fez isso porque sabia que conseguiria espalhar a mensagem do evangelho com muito mais eficiência do que se trabalhasse sozinho. Foi por isso que reuniu 12 discípulos que mais tarde se tornaram seus apóstolos, ou seja, continuaram a propagar seus ensinamentos.

Mas além dos apóstolos que conviveram com Jesus, existiu mais um, que só conheceu Jesus depois que ele já tinha desencarnado: Paulo de Tarso. Foi ele que levou o cristianismo até países mais distantes, como Grécia, França e vários lugares da Europa.

E além dos apóstolos que conhecemos por nome, existiram ainda apóstolos que nunca ouvimos falar, mas que levavam a palavra de Jesus para grupos pequenos dentro das cidades do Império romano. Que ensinavam a lei do amor em diversos lugares e assim faziam com que outras pessoas também pudessem espalhar os ensinamentos do Cristo.

Atividade

Pense em quais pessoas poderia pedir para te ajudar e quais meios e ferramentas vocês poderiam usar para ajudar a espalhar o Evangelho de Jesus hoje em dia. Você pode pensar junto com seus pais ou pensar sozinho e depois apresentar sua ideia para eles.