Caridade e Solidariedade

Semana 30

Orientação aos Pais

Sejam muito bem-vindos novamente, queridos pais!

A caridade é mais do que simplesmente uma ajuda, esmola ou doação. Ela é a mãe de todas as virtudes. É o amor em ação, o auxílio que não espera recompensa. Somos caridosos sempre que consideramos o bem do outro em nossas ações, seja no perdão, na gentileza, no respeito, na obediência ou... na solidariedade. Talvez a solidariedade seja a face da caridade que mais lembramos, pois ela está associada a fazer o bem mais direcionado à melhoria da sociedade. Mesmo a esmola tem como objetivo auxiliar alguém a estar um passo mais próximo do que consideramos uma vida digna, que gostaríamos que todos tivessem. Dessa forma, as ações direcionadas ao bem-estar futuro de todos podem ser consideradas atos de solidariedade.

A caridade, por sua vez, se mostrará sempre que o ato solidário for verdadeiramente desinteressado e visando somente o bem do próximo. É isso que deve ser enfatizado na aula de hoje. Lembre seu filho que a caridade é a prática do maior ensinamento de Jesus, e é a melhor forma que temos para nos aproximarmos dele e de Deus.

Atividade inicial

para todas as idades

Caridade hoje e sempre

Essa atividade tem como objetivo incentivar as crianças a praticar a caridade, ensinando-as sobre um de seus aspectos: a caridade material. Pediremos que as crianças procurem dentre suas próprias coisas (roupas e brinquedos) ítens que acham que poderão doar para ajudar ou deixar outras crianças mais felizes.

Preparação

Reúna seus filhos e assistam ao vídeo abaixo:

Conversa

Faça a seus filhos as perguntas abaixo. Deixe que respondam e se necessário complemente a partir das respostas indicadas.

  • Na história, por que Marcos decidiu doar todos os brinquedos novos que iria ganhar de aniversário? (R: porque ele percebeu que já tinha muitos brinquedos e que havia crianças que poderiam ficar muito felizes se ele fizesse isso)

  • O que você acha dessa ideia que Marcos teve? (R: livre)

  • O nome da história é "Solidariedade não tem idade". Marcos praticou a virtude da solidariedade, que é quando fazemos algo para melhorar a sociedade, buscando tornar melhor a vida daqueles que não têm tanto quanto nós. Porém existe uma outra virtude, que foi muito ensinada por Jesus e que Marcos também praticou. Qual o nome dela? Dica: ela nasce do amor ao próximo (R: a Caridade)

  • O que você acha que Jesus iria achar da atitude de Marcos? (R: Jesus aprovaria, pois ele sempre disse que devemos amar ao próximo, e isso significa ser caridoso para com todos)


Agora é sua vez!

Diga a seus filhos que agora vamos aprender com o exemplo de Marcos e fazer também um ato de caridade. Auxilie-os a procurar em meio a suas roupas e brinquedos aqueles que não cabem mais ou que não são usados faz muito tempo.

Deixe que eles tentem escolher sozinhos, mas ajude caso seja necessário. Peça que coloquem os ítens em caixas ou sacolas e escolham juntos um lugar para doar. Se for possível, leve seu filho junto no dia em que for levar a doação.

Dicas de locais para levar sua doação em Vinhedo- SP (confirme o horário de atendimento antes de ir):

  • Centro Espírita Paulo de Tarso - R. dos Pintassilgos, 280 - Jardim Italia, Vinhedo - SP | Contato: (19) 3876-5414

  • Campanha de Natal "Doe um Brinquedo" - a Eliana é uma das evangelizadoras de nossa equipe e está recolhendo brinquedos para essa campanha! Se quiserem levar a doação para ela, é só pedir o contato no grupo dos pais.

Ciclo 1

de 5 a 8 anos

Olá!

Leia com seu filho a cartinha das evangelizadoras e sigam as instruções para assistir aos vídeos. Em seguida, leiam a segunda cartinha e conversem sobre como poderiam chamar outras pessoas para ajudar na doação que estão fazendo!

Cartinha das Evangelizadoras

1ª parte

Cartinha das Evangelizadoras

2ª parte

Ciclo 2

de 9 a 12 anos

Olá, pais e mãe do ciclo 2!

Para começar, peça que seu filho leia os textos indicados e assista ao vídeo. Ajude-o caso ele tenha dificuldade em compreender algum termo ou alguma passagem.

No final, na atividade, incentive-o a pensar em ações que sejam desafios para ele, coisas que ele não faz normalmente ou que tem alguma dificuldade.

Prepare com antecedência:

Papel que possa ser recortado e lápis

Leitura para começar

Vamos começar lendo dois pequenos textos para entender mais sobre a Solidariedade e sobre a Caridade.


Caridade: O que diz Paulo de Tarso?

A Caridade é a prática do maior ensinamento de Jesus: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. A caridade é esse amor em ação. É quando ajudamos, escutamos, damos conselhos, doamos coisas materiais a alguém que precisa sem esperar nenhuma recompensa. É quando fazemos o bem só por vontade de ajudar e de ser útil.

Paulo de Tarso foi um apóstolo que só começou a seguir os ensinamentos de Jesus depois que ele já tinha morrido. Mas mesmo sem ter visto o Mestre encarnado na Terra, Paulo foi um dos apóstolos que mais ajudou a espalhar o Cristianismo pelo mundo por meio de cartas que escrevia para ajudar as igrejas que fundava em suas viagens a diversos países.

Em uma dessas cartas, ele escreveu sobre a Caridade: "Mesmo que eu falasse todas as línguas dos homens e até mesmo a língua dos anjos, se não tiver caridade, eu seria só como um sino que toca. Mesmo que eu fizesse profecias e tivesse todo o conhecimento do mundo, e mesmo que eu tivesse uma fé capaz de transportar montanhas, se não tiver caridade, eu nada seria. E mesmo que eu vendesse todos os meus bens para alimentar os pobres e fizesse um grande sacrifício, se não tiver caridade, isso não terá serventia para mim" (adaptação livre).

As palavras de Paulo podem ser difíceis de entender, mas resumindo, ele quer dizer que todas as nossas ações PRECISAM TER CARIDADE para agradarem a Deus e ajudarem em nossa evolução como Espíritos. Ou seja, nós até podemos fazer várias coisas que são boas, mas se elas não forem caridosas, se não forem fruto do nosso amor ao próximo, essas coisas não irão agradar verdadeiramente a Deus.

A caridade é a mãe de todas as outras virtudes. Quando perdoamos é caridade, quando somos gentis é caridade, quando, até quando somos humildes e não ficamos nos achando melhores que os outros também é caridade. Aliás... quando somos solidários, agindo pelo bem de alguém menos favorecido também é caridade.


Solidariedade: Aprendendo com os gansos

Quando olhamos para o céu e vemos aves voando e formando um “V”, nem imaginamos quanta solidariedade está envolvida em seu comportamento. Os cientistas descobriram que os gansos e outras aves que voam assim, usam essa formação porque a ave que está na frente cria uma sustentação que facilita o vôo da ave que está atrás. Voando dessa forma, o grupo como um todo consegue voar 70% a mais do que se cada ganso voasse sozinho. Por isso, quando algum membro do grupo sai da formação, logo percebe que a resistência do ar aumentou e volta a se posicionar no "V".

O ganso que está na ponta do "V" recebe todo o impacto da resistência do vento, por isso ele se cansa mais rápido que os outros. Quando isso acontece, ele se reveza com outro ganso, vai para o final do "V" e deixa que outro fique em seu lugar. Aliás, os gansos da frente são incentivado a manter o ritmo e a velocidade por seus colegas de trás, que grasnam para mostrar apoio.

Se um ganso adoece ou fica ferido e não consegue acompanhar o grupo, dois outros gansos também saem da formação para auxiliá-lo. Eles ajudam e protegem o ganso ferido até que a situação se resolva, e é aí que o trio voa para se encontrar com seu grupo original ou se juntam a outro que encontrarem.

Pensando em todos esses comportamentos, aprendemos muito com o exemplo dos gansos. A solidariedade é quando as pessoas se ajudam porque caminham em uma mesma direção, pensando em criar um futuro bom para todos. Quando somos solidários, podemos alcançar nosso objetivo mais rapidamente, e o caminho se torna mais fácil, pois temos o apoio uns dos outros. Não precisamos brigar para ver quem manda, mas devemos, ao contrário, confiar em quem estar conosco e saber pedir ajuda quando precisamos. Além disso, sempre nos incentivamos mutuamente e se alguém fica incapacitado de ajudar por um tempo, não podemos simplesmente deixar essa pessoa para trás, devemos auxiliá-la também na dificuldade e assim que ela puder, voltará a fazer parte do movimento.

Caridade e Solidariedade

Agora assista ao vídeo abaixo para ver um exemplo de Caridade e Solidariedade na prática!

Atividade

O vídeo que vocês viram acima e as coisas que separaram pra doar na atividade inicial são exemplos de caridade e solidariedade material. Agora, nós vamos pensar em um outro tipo: a caridade e solidariedade morais.

Lembrando do exemplo dos gansos, pense em quais ações você pode ter dentro da sua casa para ser solidário e caridoso com sua família. Escreva essas ações em papéis recortados e coloque-os dentro de um pote. Tente pensar em pelo menos 7 ações!

Nos próximos dias, sorteie um dos papeis por dia e faça essa ação. Faça isso até acabarem os papéis.

Alguns exemplos:

Lavar a louça

Levar o lixo para fora

Arrumar a sala

Ajudar a servir o jantar

Arrumar seu quarto

Passar o dia inteiro sem brigar nem discutir com ninguém

Passar o dia inteiro sem ser teimoso com os pais