O Perdão

Semana 29

Orientação aos Pais

Olá, pais e mães da evangelização no lar!

Quando o Cristo iniciou sua missão na Terra, esse aspecto de sua doutrina foi um dos que mais alarmavam as culturas tradicionais da época. Os povos ainda entendiam que "justiça" a lei do olho por olho, e havia muita dificuldade em entender como o amor e o perdão poderia tornar um homem mais forte do que aquele que se vinga ou que "faz justiça com as próprias mãos". Mesmo hoje, com o Cristianismo sendo a doutrina religiosa predominante do ocidente, ainda encontramos dificuldades imensas em praticar o perdão para com todos, como ensinou Jesus.

O Espiritismo veio reafirmar que o perdão é importantíssimo para nossa evolução. Isso não é novidade, mas nem por isso se torna uma prática fácil e natural em todas as ocasiões. Muitas vezes temos mais facilidade em perdoar certas pessoas do que outras. Se são desconhecidos então, criminosos que aparecem na TV, essa dificuldade aumenta muito! Ainda assim, perdoar a todos igualmente, sem descriminação, é o que o Cristo faria.

Porém se estamos ainda encarnando na Terra é porque ainda não alcançamos o grau de adiantamento de nosso irmão maior e governado do nosso planeta. Nos inspiremos nele, e tentemos começar a exercitar tais virtudes em escalas menores. O ambiente da família é o que primeiro recebe o Espírito quando encarna e é aquele que o educará para a vida adulta. Assim, se o Espírito cresce em um meio onde as virtudes são praticadas com solidez e consistência, terá uma base moral sólida para manter sua evolução na fase adulta.

Então, ao abordar esse tema hoje, focamos no ambiente familiar. Pedimos então que os pais levem a reflexão para o convívio do dia a dia, para os desentendimentos entre irmãos, para os pequenos atos ou palavras que provocam ira no momento das refeições, esse tipo de pequenas coisas que são o que mais acontece na fase de crescimento das crianças. Caso seu filho tenha tido alguma experiência mais séria de briga recente, você também pode explorar isso. Pergunte como ele se sentiu, como acha que a outra pessoa se sentiu. Busque, por fim, incentivar o arrependimento e a reconciliação com base nos ensinamentos que veremos hoje.


Uma dica a mais...

A turma da Pré-Mocidade também estudou o tema do perdão recentemente. Juntos, alunos e evangelizadoras montaram uma apresentação mostrando o que a ciência diz sobre ele! Olhar o tema pelo lado científico ainda não é tão relevante para as crianças mais novas, mas vocês, pais, podem se beneficiar bastante das informações contidas na apresentação.

Se seu filho é mais curioso por esse tipo de assunto, pode ser que goste de saber. Nesse caso, podem mostrar para ele sem problemas! Talvez vocês também conheçam pessoas que possam tirar proveito dessas informações, então fiquem a vontade para compartilhar!

Atividade inicial

para todas as idades

A Parábola do Filho Pródigo

Assistam ao vídeo abaixo e prestem bastante atenção na parábola que é contada.

Reflexão

Converse com seu filho deixando que ele responda as perguntas abaixo e guiando a reflexão na direção das respostas apontadas. O último item não é uma pergunta, mas também faz parte dessa reflexão.


  • O filho pródigo se arrependeu de ter abandonado sua família? O que ele fez? (R: sim, se arrependeu e decidiu voltar para casa)

  • Qual foi a reação do pai quando viu seu filho retornando? (R: ficou feliz ao ver o filho voltar)

  • Qual a reação do irmão mais velho quando viu a festa? (R: ficou irritado, achando que não era certo comemorar)

  • O que o pai disse ao filho mais velho para explicar que era justo comemorar? (R: o pai assegurou que amava o filho mais velho e que compartilhava tudo com ele, mas que deviam comemorar a volta do mais novo porque "ele estava morto e reviveu, estava perdido e foi encontrado". O pai queria dizer que o filho mais novo tinha sim feito coisas erradas, mas seu arrependimento mostrava um grande aprendizado, e por isso deveria ser comemorado)

  • Na parábola, Jesus não disse que o filho pródigo pediu perdão. Mesmo assim, quando diz "Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho!" expressou o mesmo sentimento de quem pede desculpas. Você conhece outras maneiras de mostrar arrependimento e pedir perdão? (R: livre)

  • Você acha que o filho pródigo e a equilibrista fizeram bem em se arrepender, voltar para casa e pedir perdão? Por quê? (R: sim, pois eles haviam se arrependido e por isso puderam voltar a ter uma vida feliz junto de sua família)

  • O pai e Dona Orácia fizeram certo em perdoar seus filhos? Por quê? (R: sim, pois Jesus nos ensinou que devemos perdoar sempre. Isso porque o perdão nos faz bem, deixa nosso coração leve, enquanto a mágoa o deixa pesado)

  • Na sua família, também acontecem desentendimentos ou brigas de vez em quando? O que vocês fazem para resolvê-los? (R: conversem sobre como agem e como devem agir quando ocorrem estes desentendimentos, enfatizando a necessidade de pedir perdão e perdoar. Lembrem-se de que em uma briga mesmo quem estava certo no início perde a razão, por isso todos devem pedir perdão)

  • O que o respeito tem a ver com o perdão? (R: respeitar não machucar alguém, dar importância aos seu sentimentos. Por isso, quando pedimos perdão ou perdoamos, este também é um ato de respeito)

  • Na aula passada, aprendemos que nossa família é muito importante para nossa evolução. Principalmente os nossos pais que nos deram o presente da vida e nos criam com tanto amor. Por isso devemos ser gratos pela família que temos e buscar viver em harmonia, demonstrando o amor que sentimos por todos também por meio do respeito que temos com eles, pedindo perdão quando fazemos algo que os magoa e perdoando quando eles nos fazem algum mal.

Ciclo 1

de 5 a 8 anos

Bem vindos, pais e mães do ciclo 1!

Leia com seu filho a cartinha das evangelizadoras e sigam as instruções para assistir ao vídeo e realizar a atividade.

Prepare com antecedência

Papel, tesoura e material para desenho

Cartinha das Evangelizadoras

Ciclo 2

de 9 a 12 anos

Sejam bem vindos, queridos pais!

Hoje a aula é sobre perdão e iremos começar com uma atividade que vai exemplificar o quanto é importante perdoar para nos libertarmos do peso da mágoa. Participe dessa atividade com seu filho.

Em seguida, peça que ele escute a reflexão da evangelizadora e realize o caça palavras e o desafio propostos no final.

Prepare com antecedência:

2 pedras para cada participante (caso não tenha pedras, poderão usar latas de enlatados, como lada de milho, leite condensado ou sardinha, ou outros objetos de tamanho aproximado)

Atividade para começar

Junto com seu pai, mãe ou irmãos, imagine que vocês tiveram uma briga feia. Ficaram muito chateados um com o outro e estão guardando mágoa. Para representar a mágoa, peguem as pedras ou objetos que seus pais separaram e segurem uma em cada mão.

Agora, tentem realizar as atividades abaixo, mas SEM SOLTAR AS PEDRAS!


  1. Bata palmas

  2. Amarrem os sapatos

  3. Se cumprimentem com um aperto de mão

  4. Escrevam seu nome em um papel

  5. Penteiem o cabelo com uma escova


Terminaram? Agora conversem respondendo essas perguntas:

  • Seria mais fácil realizar essas atividades sem ter que ficar segurando as pedras?

  • Deu vontade de soltar as pedras enquanto faziam as atividades?


Reflexão

Semana 29 - Ciclo 2 - reflexão.mp3

Caça-Palavras

Lembrando do ensinamento de Jesus, encontre no quadro as palavras da frase abaixo:

"Jesus ensinou: perdoar setenta vezes sete"

Desafio

Você se lembra de ter brigado com alguém nos últimos dias? Lembra se pediu desculpas e se já perdoou a outra pessoa? Então agora é a hora!

Se você ainda não pediu desculpas crie coragem e faça isso! Com certeza vai se sentir muito melhor depois.

Ah, e se por algum motivo ainda está chateado e está guardando mágoa, respire fundo, pense na misericórdia que Deus tem conosco e tente perdoar. Diga para a pessoa que você a desculpou (com sinceridade!) e você vai perceber como ficará feliz.