O maior ensinamento de Jesus

Semana 26

Orientação aos Pais

Sejam bem-vindos mais uma vez!

Na aula de hoje abordaremos o maior de todos os mandamentos: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo". E realmente, quando analisamos com atenção, vemos o quão abrangente é esse ensino, apesar de tão simples. Primeiro, amar a Deus sobre todas as coisas, o que é isso? Como fazemos isso? Espíritos em evolução que somos, ainda estamos em processo de aprendizagem para conseguir amar a Deus de maneira tão grandiosa. Timidamente (e provavelmente de maneira incompleta) podemos apontar alguns elementos do "amar a Deus sobre todas as coisas": ter uma fé inabalável na providência; colocar os bens espirituais sempre acima dos materiais; respeitar e cuidar de toda a criação divina fazendo tudo o que está ao nosso alcance (isso inclui a natureza e também o próximo); aceitar nossas provas e expiações com otimismo e resignação, enxergando-as como oportunidades...

Em segundo lugar, "e ao próximo como a si mesmo". Esse "próximo" já estava incluído, porém de maneira oculta no início do mandamento, mas Jesus enfatizou-o para deixar em evidência a necessidade da caridade e da fraternidade. Amar ao próximo é não apenas tratá-lo com o devido respeito, mas esforçar-se por ele, protegê-lo, ajudá-lo, perdoá-lo, pedir perdão, consolá-lo, apoiá-lo...

Não devemos esquecer de observar o final desta segunda parte "como a si mesmo", sobre o qual poucas vezes nos debruçamos. Pode parecer elementar, afinal, parece claro que sempre queremos o melhor para nós mesmos, e por isso poderíamos falar em querer o mesmo para o próximo. Mas quando paramos para pensar, o que, de fato, nós fazemos para ter este "melhor". Pra começar, será que realmente sabemos o que é o melhor para nós? Se seguirmos à risca os ensinamentos de Jesus, perceberemos que o melhor é o Amor. É tratar a tudo e ser tratado com amor. É ter amor em todos os nossos atos, em todas as nossas palavras. Quando plantamos esse amor puro, nós o colheremos de volta, se não agora, com certeza no futuro.

Com isso percebemos que não é trivial falar sobre este tema. Ele tem camadas de complexidade a serem desenvolvidas de acordo com cada faixa etária (e não deixa de nos ensinar algo novo nem quando somos adultos). Portanto, ao abordar este tema com seu filho, lembre-se de que, apesar de tantas entrelinhas, o importante na infância é fixar a essência. Para o ciclo 1, enfatizar que o amor é cuidar, com bondade e caridade. Para o ciclo 2 também, porém já acrescentar a importância da ação, do desapego ao que é material, da doação, da ajuda em casa, de tratar os irmãos bem.

Há muitas formas de demonstrar o amor. Independentemente da idade, explore com seu filho quais delas estão ao alcance de vocês, e incentive-o a praticá-las sempre.

Atividade inicial

para todas as idades

O Bom Samaritano

Leiam com seus filhos o texto abaixo e em seguida assistam juntos ao vídeo com a parábola do bom samaritano. Em seguida, conversem com eles seguindo os pontos indicados para refletir sobre os ensinamentos que essa parábola nos dá.


Introdução

OLÁ, CRIANÇAS!

VOCÊS SABIAM QUE QUANDO JESUS VIVEU NA TERRA ELE NOS DEIXOU O MAIOR E MAIS IMPORTANTE ENSINAMENTO DO MUNDO? HOJE NÓS IREMOS APRENDER SOBRE ELE.

O ENSINAMENTO É ESTE AQUI:

"AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO"

COM ISSO ELE QUIS DIZER QUE DEVEMOS CUIDAR DE TODAS AS PESSOAS, DEMONSTRAR RESPEITO E GENTILEZA SEMPRE. E PARA ISSO, CONTOU UMA HISTÓRIA QUE NÓS VAMOS CONHECER AGORA...


Reflexão

Conversem sobre as seguintes questões:

  • Jesus contou essa história para explicar quem é o nosso próximo. Para o judeu que foi assaltado, o próximo foi o samaritano que veio ajudá-lo. Mas quem você acha que foi o próximo do samaritano? (R: era o homem ferido)

  • E o que o samaritano fez com o seu próximo? (R: cuidou dele, ajudou-o com tudo o que podia)

  • O samaritano cumpriu o maior de todos os ensinamentos? Por que? (R: sim, pois ele demonstrou amor ao próximo quando cuidou dele)

  • O que aprendemos com essa história que Jesus contou? (R: essa história ensina sobre caridade, ajudar os outros)

  • Então, quando dizemos "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo", quem é o nosso próximo? (R: É QUALQUER PESSOA que cruza o nosso caminho. Pode ser alguém que precisa de ajuda ou alguém que pode nos ajudar. Mas também pode ser alguém com quem brigamos e precisa de perdão, pode ser alguém que está triste e precisa de um abraço, pode ser até o nosso irmão que nos irrita e que precisamos ter paciência ou até a nossa mãe que precisa de ajuda para arrumar a casa - dê exemplos de acordo com o dia a dia da família ou situações que já tenham vivido)

Ciclo 1

de 5 a 8 anos

Sejam bem-vindos novamente, queridos pais.

Leiam com seus filhos a cartinha das evangelizadoras e em seguida reúnam em uma caixa ou sacola os ítens da lista para realizar com eles a atividade proposta.

Se possível, sugerimos que após a atividade vocês levem a caixa/sacola para doar a alguma instituição, de maneira que seu filho possa vivenciar ainda melhor essa experiência. Por isso, já reúna os ítens pensando nessa finalidade. Caso não tenha algum dos ítens (ou só tenha algum que não possa doar) você pode pular ou utilizá-los apenas para a atividade e não incluí-los na doação depois.

Cartinha das Evangelizadoras

Preparando a Caixa

Junto com as crianças, reúna os seguintes ítens em uma caixa ou sacola:

  • Curativos tipo Band-Aid ou esparadrapo

  • Algodão

  • Merthiolate

  • Água potável ou suco

  • Coberta

  • Roupas, casacos e sapatos

  • 1 kg de feijão ou de qualquer alimento

Aplicando a atividade

Inicie a conversa lembrando da parábola contada na atividade inicial. Lembre de como o samaritano agiu com bondade e tentou ajudar o máximo possível o viajante ferido. Agora, faça algumas perguntas e peça para seu filho procurar as respostas na caixa/sacola. Incentive seu filho também a realizar as ações indicadas, imitando como poderia agir:

  1. Quando uma pessoa está machucada o que ela precisa? (Resposta: Cuidados para sarar a ferida. Ação: pegar a água, algodão, mertiolate e o band-aid para simular os cuidados nos membros da família)

  2. Quando você vê um trabalhador no Sol por muito tempo, como um jardineiro e um coletor de lixo, o que fazer? (Resposta: você pode oferecer um copo de água ou suco e perguntar como ele está? Ação: pegar a água ou o suco e simular a ação de oferecê-la)

  3. Quando está frio e você sabe que tem muita gente passando frio ou já viu alguém na rua sem agasalho, o que fazer? (Resposta: Você pode oferecer uma blusa ou um cobertor, pode doar em instituições que também apoiam pessoas com necessidades. Ação: pegar um casaco ou cobertor e simular a ação de oferecê-lo)

  4. Quando você sabe que uma família ou uma pessoa está passando por dificuldades para comprar comida, o que fazer?(Resposta: Doar alimentos para as famílias. Ação: pegar o alimento e simular a ação de oferecê-lo)

  5. Quando uma pessoa está triste, como podemos ajudá-la a curar o seu estado? (Resposta: Procurar na caixa/sacola o que faria a pessoa mais feliz, não encontrando, sugerir algo que possa não caber na caixa (ou sacola). Como um abraço, uma aperto de mão, um olhar, um sorriso, uma palavra de carinho. Ação: dar o abraço, dizer palavras de conforto, dizer "sou seu amigo" e "posso te ajudar?")

Ciclo 2

de 9 a 12 anos

Olá!

Para a aula de hoje pedimos que as crianças do Ciclo 2 façam uma pesquisa para que consigam encontrar os bons samaritanos que existem no mundo e aprender com eles.

Este será um exercício muito importante para incentivar as crianças a enxergarem a beleza de se praticar o bem, e contamos com a ajuda de vocês, pais, para isso! Acompanhe seu filho no decorrer da pesquisa e participe da entrevista quando for solicitado. Quanto mais detalhados os exemplos que conseguir dar, melhor.

Na entrevista, você pode citar abrigos que recolhem animais de rua; ONGs que ajudam a levar educação a crianças da periferia; a organização "Fraternidade sem Fronteiras" que reúne muitos voluntários para ajudar comunidades carentes na África e no Brasil ou mesmo o exemplo de pessoas específicas que vocês conheçam.

Antes de começar...

Olá, galerinha do ciclo 2, espero que vocês estejam bem!

Hoje vocês serão pesquisadores sobre A Prática do Amor ao Próximo! E como todo bom pesquisador precisa de uma folha de anotações ou um caderno que você possa usar. Escreva o título:

ANOTAÇÕES DA PESQUISA:

A PRÁTICA DO AMOR AO PRÓXIMO

Muito, bem, agora vamos pesquisar!

Pesquisa

Na atividade inicial vocês conheceram o maior de todos os ensinamentos de Jesus, e também a parábola do Bom Samaritano que ele usou para explicá-lo melhor. Agora vamos pensar: vocês conhecem alguém que poderia ser considerado um "bom samaritano" nos dias de hoje?

Parte 1

Primeiro, tente se lembrar se você já conheceu uma pessoa que fazia o bem para os outros sem esperar nada em troca. Lembrou de alguém? Ou já ouviu alguma outra história, ou viu alguma reportagem que falava de algum grupo de pessoas que fazia isso? Escreva um subtítulo: "Minhas Observações" e anote tudo o que você se lembra sobre o assunto.

Parte 2

Agora você pode entrevistar seus pais, avós ou conhecidos, pessoalmente ou por telefone. Pergunte se eles conhecem uma pessoa ou se sabem dar exemplos de pessoas ou organizações que praticam o amor ao próximo. Faça um novo subtítulo: "Entrevista" e anote os nomes que eles disserem.

Parte 3

Fez a entrevista? Legal! Lembre-se de que não dependemos de grandes organizações para fazer o bem! É claro que as ONGs e outras organizações são muito importantes, e seria ótimo poder ajudar todas elas. Mas já parou pra pensar em quais ações VOCÊ consegue fazer para praticar o amor ao próximo? Nós também podemos se bons samaritanos, e podemos começar a praticar dentro de casa, durante a nossa rotina e com as pessoas com quem convivemos.

Pensando nisso, faça mais um subtítulo: "Ações que posso fazer". Agora escreva as ideias que você tem de como pode demonstrar seu amor ao próximo. Dica: pense que você pode amar ao próximo de várias formas: ajudando quando vê que alguém precisa, cuidando de uma pessoa, respeitando alguém, sendo gentil... Assista o vídeo abaixo para se inspirar e anote aquilo que acha que você pode fazer!