Ciclos da Natureza

Semana 23

Orientação aos Pais

Olá, queridos pais, sejam muito bem-vindos.

Hoje iremos falar sobre como os ciclos na natureza acontecem, levando nossos pequenos a entenderem a como eles levam à renovação, à transformação e à continuação da vida. Ao apresentar os exemplos dos ciclos da natureza, estamos preparando as crianças para melhor entenderem como ocorre a reencarnação quando tiverem idade para assimilar esse conceito. Para as crianças do ciclo 1, ainda não faz sentido falar desse termo, mas para o ciclo 2, já começaremos a introduzir esse conceito.

Ao abordar esse tema com seu filho, enfatize como os ciclos são importantes na natureza. Mostre que nunca um ciclo é idêntico ao outro (a gotinha pode cair no jardim, mas também pode cair na floresta ou no rio, a semente pode ser plantada em lugares diferentes, bichinhos diferentes podem vir comê-la ou se abrigar nela). Nós também passamos por situações durante muito parecidas durante a vida, explique a seu filho como Deus é bondoso por nos deixar aprender com cada uma delas para agirmos melhor a cada vez (assim como faremos em nossa atividade inicial!).

Atividade inicial

para todas as idades

Circuito de desafios

Essa atividade se propõe a apresentar como ocorrem os ciclos. O circuito de desafios inicia e termina no mesmo ponto, e a proposta é que as crianças o repitam até conseguirem passar por ele acertando todos os desafios.

Após a brincadeira, faremos uma conversa para refletir sobre como os ciclos aparecem na natureza, em nossa vida e como eles são bons para nos ajudar a aprender.

Montando o circuito e Aplicando a atividade

Você pode preparar tudo com a ajuda das crianças. O melhor é que o circuito seja circular, para que o fim e o início sejam no mesmo ponto. Ele pode ser montado em volta da mesa de jantar, na sala, no quintal ou até no quarto se houver espaço. Não é necessário ter todas as estações, e caso seu filho tenha alguma ideia diferente, podem incluí-la no circuito!

Com o circuito pronto, instrua seu filho a realizar todos os desafios na sequência. O objetivo é que ele repita a sequência algumas vezes até conseguir acertar o circuito inteiro.

Ao longo da brincadeira, observe se os desafios estão muito difíceis ou muito fáceis para ele. Se for o caso, você pode ajudá-lo (segurando sua mão ou aproximando o alvo por exemplo) ou dificultar um pouquinho.

Desafio 1: Tiro ao alvo

  • Marque um lugar no chão (pode ser com tapete, uma fita crepe, ou um círculo de linha).

  • Há alguns passos de distância, coloque uma garrafa de plástico ou latinha vazia (pode ser no chão ou sobre uma mesa).

  • Separe uma bolinha de deixe-a perto do ponto marcado no chão.

  • Seu filho deve acertar o alvo com a bolinha.

Desafio 2: Pulando nos lugares certos

  • Marque três áreas em sequência no chão (pode ser com tapetinhos, fita crepe, ou círculos de linha); coloque-os distantes um do outro, com uma distância desafiadora mas possível para seu filho.

  • Seu filho deve pular de uma marcação à outra, sem encostar no chão ao redor delas, até chegar na frente do Desafio 3.

Desafio 3: Rastejando

  • Ponha 2 cadeiras ou bancos lado a lado com cerca de 3 ou 4 palmos de distância uma da outra.

  • Sobre o assento das cadeiras, estenda uma toalha ou lençol; se necessário, use pesos para evitar que a toalha escorregue.

  • Seu filho deve passar por baixo da toalha sem encostar as costas nela!

Desafio 4: Limão na colher

  • Separe uma colher de sobremesa e um limão (ou alguma bolinha mais leve que tiver em casa)

  • Seu filho deve caminhar equilibrando o limão na colher com a boca até chegar ao ponto do desafio da cambalhota.

Desafio 5: Cambalhota

  • Separe uma superfície macia onde seu filho possa dar a cambalhota. Auxilie-o se necessário para que execute o movimento corretamente.

  • Seu filho deve dar uma bela cambalhota!

Desafio 6: Equilíbrio

  • Separe um cabo de vassoura (retire a cabeça da vassoura)

  • Seu filho deverá andar sobre o cabo, equilibrando-se até chegar à mesma marcação de piso do desafio do tiro ao alvo.

Reflexão

Agora converse com seu filho sobre alguns pontos que podemos aprender com essa atividade:

  • O que foi a atividade que acabamos de fazer? (R: um circuito de desafios que se repetiam)

  • Onde ela começava e onde ela terminava? (R: Na marcação do desafio do tiro ao alvo)

  • Vocês sabiam que na natureza também tem muitas coisas que acontecem em ciclos? Conseguem pensar em alguns exemplos de coisas que começam e terminam no mesmo lugar? (R: deixe que as crianças pensem um pouco, vocês podem dar como exemplo: o dia e a noite, o ciclo da água, o crescimento das plantas)

  • Um ciclo muito legal em nossa vida é o das boas ações. Vocês sabem o que acontece quando fazemos uma boa ação para alguém? (R: Sempre que nós fazemos coisas boas para os outros, geramos uma energia muito boa, e por isso nós também recebemos coisas boas de volta. Aí ficamos tão felizes que fazemos outra boa ação, e geramos mais energia boa... E recebemos coisas boas de novo... E assim por diante)

  • Várias vezes na vida nós passamos pelas mesmas situações. Por exemplo, todos os dias, o Antônio faz o mesmo caminho para ir à casa da avó dele. Um belo dia, ele tropeçou em uma pedra e caiu no chão. Bom, no dia seguinte ele vai fazer o mesmo caminho outra vez, vocês acham que ele vai tropeçar de novo na mesma pedra? (R: Não, porque ele já aprendeu que a pedra está lá e vai prestar mais atenção dessa vez e das próximas vezes também)

  • Deus fez com que muitas coisas na nossa vida se repitam desse jeito. Sabem porque ele fez isso? (R: para que nós possamos aprender com tudo o que acontece conosco, assim, quando fazemos a mesma coisa pela segunda ou terceira vez, podemos fazer melhor do que fizemos antes!)

  • Por isso devemos agradecer a Deus pela oportunidade de aprender com as coisas que já erramos, pois assim poderemos acertar da próxima vez! Vamos fazer uma prece para agradecer sobre isso? (R: incentive seu filho a fazer uma prece curta agradecendo a Deus pelo aprendizado de cada dia e por Ele nos dar sempre novas oportunidades para repetir coisas que erramos antes e fazer certo da próxima vez. Ajude-o se necessário)

Ciclo 1

de 5 a 8 anos

Olá, queridos pais do Ciclo 1.

Agora que já vimos um pouco sobre como existem ciclos que se repetem na natureza e em nossas vidas, vamos conhecer um pouco mais sobre o ciclo da água.

Primeiro, leiam com seus filhos a Cartinha das Evangelizadoras e vejam as instruções para fazer a atividade proposta. Depois, assistam o vídeo com a história da gotinha, contem a seus filhos que a água que vocês colocaram no terrário também irá evaporar e voltar a cair, e vocês poderão ver isso acontecer daqui a algum tempo!

Separe com antecedência:

  • Pote de vidro ou de plástico (de preferência com a boca larga) com tampa (se não tiver tampa você pode usar um plástico com fita adesiva para lacrar).

  • Pedrinhas (pode ser brita, pedrinhas de jardim ou de aquário, o suficiente para fazem uma camada de 2 dedos no fundo do pote)

  • Tecido (cortado do tamanho para cobrir as pedrinhas, pode ser qualquer tecido permeável que você tenha em casa, até mesmo perfex ou uma camada dupla de filtro de café)

  • Mudinhas de plantas 🌱 e sementes (de preferência plantinhas que gostem de pouca luz e umidade)

  • Água para regar

Cartinha das Evangelizadoras

Como fazer o nosso terrário

Separem os materiais indicados no cabeçalho e vejam as instruções abaixo. Assistam ao vídeo onde a evangelizadora monta o terrário para vocês também poderem montar junto com ela e escutar sobre a bondade de Deus em fazer as coisas da natureza funcionarem com tanta organização e harmonia.

Modo de preparar (é bem simples e gostoso de fazer):

1. Pegar um pote de vidro bem limpinho, colocar primeiro as pedrinhas (+- na altura de 2 dedinhos)

2. Colocar o tecido (como se fosse uma cobertinha para as pedrinhas)

3. Colocar a terra (+- na altura de 3 dedinhos).

4. Já é hora de plantar, vamos pegar as mudinhas e as sementes para colocar no pote e cobrir um um pouco de terra é muito amor 💓 🌱

5. Agora é só regar com água 💦 alegria e gratidão pela natureza.

6. Feche bem o pote com a tampa ou com um plástico e fita adesiva.


Depois de uma semana ou um pouco mais, vamos poder observar que vai chover lá dentro, ou seja a água vai começar a fazer seu ciclo divino, evaporando e se transformando em gotinhas para ajudar a garantir a vida das plantinhas.

Assim é a nossa vida também, passamos por diversas fases: nascemos, somos cuidados, crescemos, vivemos com outras pessoas e seguimos para sempre com Deus, evoluindo e ajudando uns aos outros no ciclo da vida.💦💓🙌🏻

Vídeo - Fazendo um terrário

Vídeo - A Gotinha Plim Plim

Ciclo 2

de 9 a 12 anos

Olá, queridos pais.

Na aula de hoje, iremos introduzir para as crianças o conceito da reencarnação, tratando-a como um ciclo da natureza do qual nós, Espíritos, participamos para nossa evolução.

Trataremos desse assunto por meio de uma atividade de texto e um vídeo da FEB (Federação Espírita Brasileira) que possui uma linguagem mais dinâmica e explicativa que atende às crianças.

Por se tratar de um tema que talvez nem todas as crianças estejam familiarizadas, é importante que vocês acompanhem a leitura e o vídeo para auxiliar os pequenos caso surjam dúvidas.

Diante de possíveis inseguranças (que são naturais), lembre-se de confortar seu filho abordando os assuntos (morte, separação, ou o que possa surgir) com naturalidade, como algo que faz parte das leis de Deus e que no fundo é para nosso próprio bem. Lembre-o sempre de que no fim somos Espíritos Imortais, e teremos sempre novas oportunidades de reencontrar nossos entes queridos.

Separe com antecedência:

Papel e material para escrever.

Atividade: Complete o texto

Olá, crianças!

Anote as palavras abaixo em um papel. Em seguida, leia o texto em voz alta e, ao longo da leitura, vá completando as lacunas com as palavras anotadas. Risque as palavras que já usou com um lápis para não se confundir. Depois, confira o gabarito para ver se acertou tudo!


Deus| voltamos| viver | reencarnação| diferente | novo | outra vez

ciclos | nascemos | precisamos | erros| viagem | corpo


Um Ciclo Especial

Na atividade inicial, aprendemos que várias coisas na natureza acontecem em _____. Mas não é porque elas se repetem que acontecem de maneira idêntica todas as vezes… Por exemplo, a gota de chuva pode cair no mar ou na floresta. Ela pode evaporar pouco depois de ter caído ou pode fazer uma longa ______ por rios e lagos.

Da mesma maneira, nós também passamos por ciclos em nossa vida. A cada dia o sol nasce e se inicia um _____ciclo: nós acordamos, fazemos nossas atividades, depois dormimos e acordamos de novo na manhã seguinte. As coisas que acontecem conosco em cada dia podem ser diferentes. Mas uma coisa é certa: nós aprendemos com cada uma delas. Aprendemos também quando cometemos ______. Isso é muito bom, pois quando passarmos pela mesma coisa outra vez, poderemos agir de um jeito _________, para não errar.

Tem uma coisa muito importante sobre o nosso aprendizado: uma vida só aqui na Terra é muito pouco para aprender tudo o que ________. Deus sabe disso, por isso criou uma solução. Vamos ver qual é?

Primeiro, Deus, nosso Pai, nos criou para sermos Espíritos imortais. Isso significa que mesmo quando nosso corpo físico para de funcionar, nós continuamos a _____, e vamos de volta lá para o plano espiritual. Assim, podemos continuar vivendo, aprendendo e sendo muito felizes para sempre!

A segunda coisa que Deus fez, foi nos deixar viver na Terra mais do que uma vez. Isso mesmo. Depois que nosso corpo morre e nós _________ para o Plano Espiritual, temos a oportunidade de nascer ___________, com um corpo novo para continuar aprendendo as coisas aqui na Terra. Para isso nós damos o nome de _____________.

Então nós, Espíritos, temos um ciclo muito parecido com o de uma gota de água. Primeiro, estamos lá no plano espiritual, como quando a gotinha está nas nuvens. Aí, nós ________, igual quando a chuva traz a gotinha para a terra. Em seguida, vivemos nossa vida, como a gotinha fazemos diversos trajetos por aqui. Até que um dia, nosso _____ morre e nós voltamos para o céu, assim como quanto a gotinha evapora.

Esse ciclo de reencarnações também é um ciclo da natureza, e ele acontece graças à bondade de _____, que deseja sempre o melhor para nós e nos dá todas as oportunidades para aprender e nos melhorar.


Gabarito

Na atividade inicial, aprendemos que várias coisas na natureza acontecem em ciclos. Mas não é porque elas se repetem que acontecem de maneira idêntica todas as vezes… Por exemplo, a gota de chuva pode cair no mar ou na floresta. Ela pode evaporar pouco depois de ter caído ou pode fazer uma longa viagem por rios e lagos.

Da mesma maneira, nós também passamos por ciclos em nossa vida. A cada dia o sol nasce e se inicia um novo ciclo: nós acordamos, fazemos nossas atividades, depois dormimos e acordamos de novo na manhã seguinte. As coisas que acontecem conosco em cada dia podem ser diferentes. Mas uma coisa é certa: nós aprendemos com cada uma delas. Aprendemos também quando cometemos erros. Isso é muito bom, pois quando passarmos pela mesma coisa outra vez, poderemos agir de um jeito diferente, para não errar.

Tem uma coisa muito importante sobre o nosso aprendizado: uma vida só aqui na Terra é muito pouco para aprender tudo o que precisamos. Deus sabe disso, por isso criou uma solução. Vamos ver qual é?

Primeiro, Deus, nosso Pai, nos criou para sermos Espíritos imortais. Isso significa que mesmo quando nosso corpo físico para de funcionar, nós continuamos a viver, e vamos de volta lá para o plano espiritual. Assim, podemos continuar vivendo, aprendendo e sendo muito felizes para sempre!

A segunda coisa que Deus fez, foi nos deixar viver na Terra mais do que uma vez. Isso mesmo. Depois que nosso corpo morre e nós voltamos para o Plano Espiritual, temos a oportunidade de nascer outra vez, com um corpo novo para continuar aprendendo as coisas aqui na Terra. Para isso nós damos o nome de reencarnação.

Então nós, Espíritos, temos um ciclo muito parecido com o de uma gota de água. Primeiro, estamos lá no plano espiritual, como quando a gotinha está nas nuvens. Aí, nós nascemos, igual quando a chuva traz a gotinha para a terra. Em seguida, vivemos nossa vida, como a gotinha fazemos diversos trajetos por aqui. Até que um dia, nosso corpo morre e nós voltamos para o céu, assim como quanto a gotinha evapora.

Esse ciclo de reencarnações também é um ciclo da natureza, e ele acontece graças à bondade de Deus, que deseja sempre o melhor para nós e nos dá todas as oportunidades para aprender e nos melhorar.

Vídeo

Agora vamos aprender um pouco mais sobre a reencarnação assistindo ao vídeo abaixo.