O Reino Animal

Semana 21

Orientação aos Pais

Olá, pais e mães da Evangelização no Lar!

Hoje falaremos sobre o 3º reino segundo a classificação de Kardec: o Reino Animal. Mais uma vez, buscamos levar o olhar das crianças para as belezas desses seres da natureza, nossos irmãos menos evoluídos e companheiros de jornada. Queremos aqui despertar o amor e o respeito pelos animais, para que as crianças cresçam conscientes da nossa responsabilidade em proteger também esse reino.

Ao abordar este tema com seu filho, mostre sempre a beleza dos animais e a bondade de Deus em permitir que ele façam parte do mesmo mundo que nós. Enfatize o nosso dever em cuidar deles, que são mais frágeis que nós.

Atividade inicial

para todas as idades

Desenhando os animais

Essa atividade pretende fazer com que as crianças reflitam sobre a importância daquilo que os animais produzem e sobre a beleza da sua diversidade.

Separe com antecedência

Folhas de papel e material para desenho.


Conversa preparatória

Antes de fazer o exercício, conversem com seus filhos sobre os seguintes pontos:

  • Hoje vamos conhecer mais um reino, o Reino Animal. Vocês sabem quem faz parte dele? *(R: os animais)

  • Qual a diferença dele para os renos mineral e vegetal? *(R: os animais têm vida como as plantas, mas diferente delas, eles precisam buscar seus alimentos em outros seres vivos, seja em plantas ou outros animais. Eles também têm o instinto, que faz com que se comportem de maneiras diferentes para sobreviver, proteger ou demonstrar carinho)

  • Onde nós vemos o reino animal em casa? *(R: roupas de lã, alimentos derivados do leite, carne, animais de estimação)

  • Qual o seu animal favorito? Por que? O que você mais gosta nele? *(resposta pessoal)

Aplicando a atividade

Peça para seu filho desenhar alguns animais diferentes:

  1. o animal favorito dele

  2. um animal menor que a mão dele

  3. um animal que nada

  4. um animal que voa

  5. um animal que salta

Para concluir...

  • Conversem sobre o que tem de especial sobre cada um desses animais. O que eles têm de parecido entre si e o que têm de muito diferente um do outro *(procure apontas as diferenças na pele, nas partes do corpo, nas cores e nas habilidades de cada animal que seu filho escolheu, ex: se tem pelos, escamas ou penas; se tem bico, rabo, asas, quantas pernas... o que cada um consegue fazer de especial, se tem alguma parte especial do corpo que ajuda com isso)

  • Para finalizar, conversem sobre o que podemos fazer para cuidar bem dos animais (ex: preservar o ambiente em que cada um deles vive, tratar bem nossos animais de estimação, tratar bem até mesmo os animais que nos servem como alimento)

Ciclo 1

de 5 a 8 anos

Olá, pais do ciclo '!

Leiam com seus filhos a Cartinha das Evangelizadoras e sigam suas instruções. Primeiro, assistam ao vídeo sobre a proteção aos animais, e depois brinquem de mímica imitando diferentes animais.

Cartinha das Evangelizadoras

Vídeo - Os animais vou proteger

Ciclo 2

de 9 a 12 anos

Olá, querido pais.

Essa semana preparamos um texto e duas atividades para nossas crianças do ciclo 2. O ideal é que eles leiam o texto em voz alta para que você também ouça e possa ajudá-lo com dúvidas ou fazer os comentários que ache pertinentes.

Não é necessário imprimir a atividade 1, já a atividade 2 pode ser mais fácil de ser executada se o quadro de caça palavras for impresso, mas mesmo assim não é obrigatório (a criança pode ir apenas marcando quais as palavras que já encontrou e ir procurando as que faltam).

Separe com antecedência:

Papel e material para escrever.

Refletindo com as evangelizadoras

Os animais, assim como nós, foram criados por Deus e estão vivendo na Terra para evoluir. Os animais ainda não são considerados Espíritos, pois não possuem a mesma consciência que o homem. Mas como toda a criação de Deus, eles seguem a Lei do Progresso e também evoluem. Por isso, nosso papel é como o de irmãos mais velhos: devemos protegê-los e amá-los.

Mas o nosso corpo ainda sente a necessidade de se alimentar de carne... mas não se preocupem! Isso é algo natural, faz parte da nossa evolução e foi permitido por Deus. O que devemos fazer, é entender a nossa responsabilidade de possibilitar a melhor vida possível a esses nosso irmãozinhos que ainda estão aqui para nos servir. Como podemos fazer isso? Pra começar, nunca maltratar um animal por prazer e nem apoiar pessoas que fazem isso.

Há pessoas que caçam e pescam com crueldade, elas não fazem isso apenas para se alimentar, mas porque isso faz com que se sintam poderosas e mais fortes que os animais. São pessoas que gostam de destruir. Esse jeito de caçar e pescar é bem ruim, mas ainda bem nem todas as pessoas são assim! Há caçadores e pescadores que tratam os animais com respeito. Eles agradecem a Deus pelo bom alimento e tratam a carne com muito cuidado, para que nada se desperdice.

Nós podemos demonstrar respeito e amor pelos animais de muitas formas: cuidando dos nossos animais de estimação, mesmo quando eles ficam velhinhos e precisam de mais cuidados; comprando carne, ovo e derivados de animais de produtores que sabemos que tratam bem os animais; ajudando a preservar as florestas e os rios para que as espécies que moram neles vivam saudáveis.

Vocês sabem o que significa quando um animal está ameaçado de extinção? Isso quer dizer que existem muito poucos deles que ainda vivem na terra, e que eles correm o risco de sumir completamente! Isso acontece tanto porque as pessoas estão destruindo o lugar onde esses animais moram ou porque algumas pessoas caçam e vendem esses animais para colecionadores fora da lei, que acham legal ter animais diferentes em casa, mas que não sentem amor de verdade por eles. Mas nós podemos ajudar a evitar que isso aconteça, fazendo a nossa parte para preservar o meio ambiente e nunca incentivando esse tipo de comércio ilegal de animais.

Jesus disse uma vez: "Eu sou o bom pastor, e o bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas". Essa frase significa que Jesus se esforça para nos proteger sempre. Se seguirmos o seu exemplo, nós podemos fazer o mesmo tanto por nossos irmãos humanos quanto por nossos irmãozinhos do reino animal.

E quando temos amor pelos animais, eles retribuem o carinho com muita alegria! Vejam o exemplo dos cães guias que mostram o caminho para seus donos cegos, ou daqueles animais que ajudam os velhinhos a não se sentirem tão solitários. Existem terapias com cachorros e cavalos que ajudam pessoas a se recuperarem de lesões ou a desenvolverem habilidades que são difíceis para elas.

Enfim, os animais também são filhos de Deus, e fazem parte da natureza e deixam nosso planeta ainda mais belo. Existem muitas coisas que os animais produzem e que servem ao homem, mas também existem coisas que eles fazem que nos alegram, e até mesmo coisas que o homem aprendeu a fazer com eles... e que podemos continuar aprendendo.

Agora faça as atividades abaixo. Na atividade 1, você precisará descobrir a qual animal se refere cada frase. Em uma folha de papel, escreva os animais na ordem e depois confira se acertou todos no gabarito. Na atividade 2, você precisa ler o poema e encontrar as palavras que estão em negrito no caça palavras, se precisar, dê uma espiada no gabarito para ajudar.

Atividade 1: Quem sou eu?

  1. Sou bem pequenino, vôo muito rápido, tenho penas e gosto de flores.

  2. Sou manhoso, gosto de um cafuné. Às vezes quando me fazem carinho, fico a ronronar. Gosto de afiar minhas unhas, que já são bem fininhas. Eu me lambo para tomar banho e adoro brincar de caçar.

  3. Acordo logo que amanhece e já saio cantando. Cisco o dia todo pelo chão e aviso quando ponho ovo.

  4. Respiro diferente de você, pois tenho guelras. Vivo debaixo d'água, sou de diversos tamanhos e cores.

  5. Não tenho pernas, mas sou ligeira. Geralmente têm medo de mim, pois posso ser venenosa.

  6. Sou pequeno, mas por cantar muito bem e bonito, muitos de nós estão aprisionados.

  7. Sou esperto, repito o que ouço, falo e canto tudo o que você me ensinar.

  8. Sou muito, muito grande e vivo no mar. Apesar do meu tamanho, só como peixinhos.

  9. Vivo em árvore e sou arquiteto, pois construo minha casa de barro muito firme, para criar meus filhotes.

  10. Sou pequenina e ligeirinha. Trabalho o dia todo pegando folhinhas e cavando buraquinhos. Moro debaixo da terra.

  11. Sei voar e vivo numa grande família, onde todas trabalhamos muito fabricando algo que você gosta, pois é docinho, docinho!

  12. Meu passo é lento e tenho pernas curtinhas, mas devagar eu chego lá. Também pudera, pois minha casa, nas costas, vivo a carregar.

  13. Sou agitado e pulo de galho em galho. Também sei andar como você, em duas pernas, e gosto muito de banana.

  14. Sou muito fiel, e sei te amar como ninguém. Posso ser seu melhor amigo e aprendo truques se você me ensinar. Um que gosto muito, é aquele de ir correndo buscar a bolinha.

  15. Moro na fazenda, sou fofinha e branquinha. De vez em quando cortam meu pelo para transformá-lo em casacos de lã muito quentinhos!

  16. Sou bem calma e como capim. Bem cedinho vêm me ordenhar para tirar o leite que usam para fazer queijo, manteiga, iogurte, coalhada...

  17. Quando eu nasço, ando me rastejando e comendo folhas. Mas aí decido dormir e faço um casulo para me proteger bem. Aí quando acordo estou transformada, colorida e consigo até voar.

  18. Sou pequenino e verde. Tenho penas longas que me ajudam a saltar bem longe.

  19. Eu também sei pular, mas sou gordo, melequento e gosto de comer mosquinhas.

  20. Ei, eu ando saltando também, mas tenho pelo macio, orelhas compridas e grandes dentes.

  21. Eu também pulo ao invés de andar. Sou maior do que os três anteriores, e quando meus filhotes nascem, eles passam um tempo morando em uma bolsa na minha barriga.

  22. Sou muito grande, tenho orelhas enormes, patas muito largas. Meu nariz é bem comprido e uso-o para colocar água na boca.

  23. O meu pescoço é o mais longo do reino animal.

  24. Eu construo minha casa de madeira dentro do rio. Tenho dentes afiados que me ajudam a cortar os troncos.



Atividade adaptada do site https://www.searadomestre.com.br/

Gabarito

  1. Beija-flor

  2. Gato

  3. Galinha

  4. Peixe

  5. Cobra

  6. Passarinho

  7. Papagaio

  8. Baleia

  9. João-de-barro

  10. Formiga

  11. Abelha

  12. Tartaruga

  13. Macaco

  14. Cachorro

  15. Ovelha

  16. Vaca

  17. Borboleta

  18. Grilo

  19. Sapo

  20. Coelho

  21. Canguru

  22. Elefante

  23. Girafa

  24. Castor

Atividade 2: Caça palavras


Atividade adaptada do site https://www.searadomestre.com.br/Poema do livro “Cartilha da Natureza”,de Casimiro Cunha, psicografia Chico Xavier