O Reino Vegetal

Semana 20

Orientação aos Pais

Bem vindos, queridos pais!

Dando prosseguimento à temática da natureza, hoje nós apresentaremos às crianças o Reino Vegetal. Nele já existe vida, e assim como o reino Mineral, dele retiramos muitos materiais que tornam melhor a nossa vida na terra... Incluindo alimentos!

Ao abordar este tema com seu filho, mostre a presença do reino vegetal na fabricação dos utensílhos do dia a dia, como o papel onde desenhamos, a colher de pau que usamos para cozinhar... e também no colorido das árvores e flores lá fora. E não se esqueça de enfatizar os diferentes sabores que este reino nos fornece com todas as frutas que existem no mundo!

Assim como no reino mineral, todas essas coisas também são expressões do amor de Deus por nós. Lembre a seus filhos de que também o reino vegetal foi criado pela Providência Divina a fim de tornar o planeta bom para nossa vida.

Atividade inicial

para todas as idades

A sementinha

Essa atividade é um exercício de expressão corporal. Você e seu filho devem inicial ajoelhados e encolhidos no chão, como uma sementinha. Ao ouvir as narração da evangelizadora, essa sementinha irá despertar, brotar e crescer, e vocês usarão seu corpo para imitá-la.

Conversa preparatória

Antes de fazer o exercício, conversem com seus filhos sobre os seguintes pontos:

  • Hoje o tema da aula é um outro reino da natureza... O reino vegetal. Quais coisas fazem parte dele? *(R: as plantas, flores, árvores, frutas...)

  • Vocês sabem porque ele é diferente do reino mineral? *(R: diferente dos minerais, as plantas têm vida porque elas crescem e se alimentam da terra e do sol)

  • Onde nós vemos o reino vegetal em casa? *(R: móveis de madeira, papel, tecidos de algodão, alimentos como arroz, feijão, frutas, verduras e legumes)

  • Qual a sua fruta favorita? Vamos fazer uma mini-prece e agradecer a Deus por tê-la criado. *(segurem um a mão do outro, fechem os olhos e agradeçam de maneira simples pelas frutas favoritas da família)

  • As plantas crescem sempre em direção ao sol. Assim como as plantas, nós também devemos buscar sempre a luz. E é isso que vamos experimentar fazer no próximo exercício.

Aplicando a atividade

Explique a seu filho que agora vocês irão imitar o crescimento de uma árvore. Peça que ele se encolha como uma sementinha e que escute com bastante atenção as palavras da evangelizadora. Conforme ela for falando, ele deve se movimentar para sentir e ir crescendo como se fosse a plantinha.

Agora é só clicar no play e curtir a experiência!

Semana 20 - Atividade Inicial - o crescimento da semente

Ciclo 1

de 5 a 8 anos

Bem vindos novamente!

Leiam com seus filhos a Cartinha das Evangelizadoras e sigam suas instruções. Primeiro, assistam ao vídeo onde a evangelizadora conta a história. Vamos aprender com o exemplo da árvore! Depois, vamos conhecer algumas frutas e ver porque elas são importantes para a nosso saúde.

E por falar em frutas... que tal fazer uma deliciosa salada de frutas para desfrutar das delícias que o Reino Vegetal nos dá?

Cartinha das Evangelizadoras

Vídeo - O Exemplo da Árvore

Vídeo - Salada de Frutas

Ciclo 2

de 9 a 12 anos

Olá, pais e mães do Ciclo 2!

Hoje estamos conversando sobre o reino vegetal. Iremos mostrar às crianças suas belezas e seu explendor, buscando novamente despertar a admiração e o senso de gratidão por termos sido presenteados com algo tão belo em nossas vidas.

Peça que seu filho siga a sequência das atividades abaixo, primeiro ouvindo à reflexão e assistindo ao vídeo da germinação da semente.

Por último, ajude-o a ler as instruções e a executar a atividade final de plantio. Leiam tudo antes de começar a plantação. Mesmo que não consigam fazer a semeadura hoje, leiam o passo a passo para irem se preparando e para que seu filho entenda a mensagem final.

Prepare com antecedência

Para a atividade final, vocês precisarão de materiais para plantar:

  • 1 caixa de ovos (de papelão)

  • 1 pacotinho de sementes de alface

  • terra própria para horta

  • borrifador OU seringa OU conta gotas

Refletindo com a evangelizadora

Semana 20 - Ciclo 2 - Refletindo com a evangelizadora.mp3

Vídeo - Germinação da semente

Faça você!

E aí? Não é incrível ver o processo do crescimento da semente? Que tal vocês fazerem uma pequena plantação aí na casa de vocês para verem esse processo ao vivo?


Vocês precisarão de:

  • 1 caixa de ovos (de papelão)

  • 1 pacotinho de sementes de alface

  • terra própria para horta

  • borrifador OU seringa OU conta gotas


Como plantar:

  1. Retire a tampa da caixa de ovos, vocês só vão precisar da parte de baixo, que tem os buracos para os ovos.

  2. Coloque a terra em todos os buracos da parte de baixo. Vamos chamar cada buraco de "célula".

  3. Coloque de 3 a 5 sementes de alface em cada célula e cubra levemente com a terra que está em volta delas.

  4. Deixe essa sementeira próxima a uma janela, mas sem que bata um sol muito forte direto nela.

  5. Borrife água 2x por dia (é necessário que a rega seja feita delicadamente para não espalhar as semenete, isso pode ser feito também com uma seringa, um conta gotas ou mesmo com a mão).


As mudinhas vão crescer...

  1. Após 10 dias, as mudinhas já estarão do tamanho de baby alfaces. Se quiserem, vocês já podem colher e fazer uma salada, ou... continuar a cultivar para terem pés de alface maiores. Se optarem pela segunda opção, vão fazer o seguinte:

  2. Colha todas as mudas menores, deixando apenas a maior muda de cada uma das células. Com essas mudinhas colhidas, pode fazer uma mini salada.

  3. Agora as mudas maiores terão mais força. Espere mais alguns dias, até perceber que as mudinhas estão fortes (de 3 a 5 dias).

  4. Com uma tesoura, recorte cada célula da sementeira e replante-a em um vaso maior (não precisa retirar o papelão, pode enterrar tudo junto). Se preferir, pode replantá-las em uma jardineira ou canteiro no chão, deixando um espaço de 20cm entre cada muda.

  5. Não esqueça de regar para manter o solo úmido, mas não encharcado.

  6. Após 33 dias, seus pés de alface estarão prontos para serem colhidos! Você pode colhê-los inteiros ou ir colhendo as folhas de pouco em pouco.


Na natureza, os ciclos se renovam...

Se deixar o pé continuar a se desenvolver, sem cortá-lo inteiro, ele vai soltar pendões com flores e sementes! Caso queira, você pode colher essas sementes e iniciar o processo todo outra vez. Assim, sua família pode ter alfaces fresquinhas plantadas em casa sempre que quiserem!

Não é bonito ver como as plantas do Reino Vegetal foram feitas para conseguir se renovar sempre? E não é bom ver como podemos colher bons resultados do nosso plantio?

Bom trabalho e boa colheita para todos vocês!