O Reino Mineral

Semana 19

Orientação aos Pais

Olá, pais e mães da evangelização no lar!

Semana passada introduzimos o amor à natureza. Agora vamos conhecer os diferentes reinos que fazem parte dela, começando pelo reino mineral. Hoje buscaremos mostrar às crianças como estamos cercados o tempo todo pelos elementos deste reino e como eles são essenciais para nossas atividades.

Ao abordar este tema com seu filho, mostre como o reino mineral está presente na fabricação de diversos utensílhos do nosso cotidiano: desde as peças de plástico que vêm do petróleo até o barro usado para fazer os tijolos das paredes de casa ou o metal que está no fogão e nos talheres. Diante de todas essas coisas, reforce como elas são parte do amor de Deus por nós. Lembre-os de que Deus colocou na Terra todas as coisas de que precisamos para viver bem, e isso inclui os materiais do reino mineral.

Atividade inicial

para todas as idades

Caça ao tesouro

Nessa atividade, você precisará acompanhar seu filho em um passeio dentro da sua casa. Vocês irão procurar e recolher objetos que sejam feitos com materiais do reino mineral e desenhar um mapa da sua casa para indicar onde cada um foi encontrado.

Prepare com antecedência

Vocês irão precisar de:

  • um caderno ou folha de papel para desenhar o mapa da sua casa

  • lápis e material de colorir para anotar e pintar

  • uma caixa (pode ser de sapatos ou de papelão) OU sacola para colocar os objetos que encontrarem pelo caminho

Aplicando a atividade

Leiam juntos as instruções no pergaminho abaixo. Caso seu filho queira recolher um objeto muito pesado, ou mesmo perigoso, lembre a ele que nem todos os tesouros podem ser tirados do lugar, alguns deles precisam ficar onde estão. Diga para ele indicar este tesouro com um desenho especial no mapa.

É interessante que os ítens recolhidos/anotados sejam os mais diversos possíveis (tente incluir plástico, metais, pedras, sal e água). A terra está presente nos tijolos da casa e às vezes temos pedra nas bancadas dos banheiros ou da cozinha, se for esse o caso, não deixe de mostrar isso a seu filho!

Em seguida, conversem sobre os tópicos indicados após o pergaminho para fazer uma reflexão sobre como o reino mineral está em toda parte.

Reflitam juntos

  • As coisas que têm no baú e no mapa são todas iguais? São diferentes de que jeito? *(R: resposta pessoal)

  • Todos eles são o reino mineral porque não têm vida e são materiais simples... mas mesmo sendo tão simples, você acha que a vida seria diferente se eles não existissem? *(R: com certeza)

  • Vamos imaginar a vida sem um desses materiais? *(R: Escolham um dos materiais e pensem em como seria o dia a dia sem ele. Vocês podem fazer isso com outros materiais se quiserem. Pensem em quais objetos não existiriam ou seriam diferentes sem esses materiais.)

  • Quem é o responsável por todos esses materiais existirem em nosso planeta? *(R: Deus)

  • Por que Deus criou o reino mineral? *(R: pois este reino é importante para a composição de todas as coisas. O homem precisa dele para criar ferramentas e até mesmo o nosso corpo tem coisas do reino mineral)

  • Devemos agradecer a Deus por ter criado esse renino, isso mostra como Ele nos ama, pois somos seus filhos.

Ciclo 1

de 5 a 8 anos

Bem vindos novamente!

Leiam com seus filhos a Cartinha das Evangelizadoras e sigam suas instruções. Primeiro, assistindo ao vídeo e adivinhando o que produziu cada som e depois realizando o desenho ou colagem com essas coisas.

Cartinha das Evangelizadoras

Vídeo - Como a água vira chuva? (O show da Luna!)

Vídeo - Economize a água do planeta! (Canal da Charlotte)

Ciclo 2

de 9 a 12 anos

Olá, pais e mães do Ciclo 2!

Essa semana temos o objetivo de despertar nas crianças (e em nós também, porque não?) a admiração e a gratidão pelo reino mineral.

Peça que seu filho leia as instruções de cada atividade abaixo e acompanhe-o, auxiliando quando necessário, mas deixando que ele expresse suas próprias percepções e criatividade.

Prepare com Antecedência

Para a Atividade de reconhecimento: você irá utilizar os objetos recolhidos na atividade inicial! Mantenha o baú de tesouros por perto e separe uma venda.

Para a parte Lendo e agradecendo: separe lápis e papel para essa atividade.

Atividade de reconhecimento

Olá, queridos, bem vindos a mais uma aula!

Peça para seu pai ou sua mãe te ajudar a colocar uma venda nos olhos. Em seguida, você vai segurar, um por um, os ítens que reuniu no baú de tesouros da atividade inicial. A cada objeto que segurar, tente adivinhar qual objeto é e descreva qual a sensação de segurá-lo (se é duro ou mole, quente ou frio, granulado, líquido ou inteiriço etc).

Terminou? Agora escute o áudio da evangelizadora para refletir sobre como esse reino é importante... e aparece em muito mais lugares do que podemos pensar!

Reflexão

Semana 19 - Ciclo 2 - reflexão com a evangelizadora .mp3

Lendo e agradecendo

1) Onde está o reino mineral?

Leia a letra da música abaixo e anote quais das palavras se referem a coisas que pertencem ao reino mineral, ou objetos que são formados em grande parte por essas coisas. Em seguida, confira no gabarito se acertou todas elas.

Os Minerais

Vamos cavar e ouro encontrar

E prata encontrar e cobre encontrar

E numa bigorna como ferro forjar

Vamos cavar e argila encontrar

E terra encontrar, e rocha encontrar

Pedra sobre pedra uma casa modelar

Vamos lembrar: de tanto amar

Deus nos deu um lar, um planeta pra cuidar

Vai das montanhas à areia do mar


Autor: Elis Stropa

2) Agora é sua vez!

Já conferiu o gabarito para ver se acertou tudo? Então agora vamos fazer a nossa parte e agradecer por todas essas coisas que o reino mineral nos dá.

Vamos reler a última estrofe da música:

"Vamos lembrar: de tanto amar / Deus nos deu um lar, um planeta pra cuidar / Vai das montanhas à areia do mar"

Essa estrofe fala sobre o amor de Deus, nosso Pai, por todos nós, que somos seus filhos. Nós já sabemos que por meio da Providência Divina, Deus nos dá tudo o que precisamos para viver bem na Terra, certo? O reino mineral também faz parte dessas coisas! É muito bom saber que somos amparados sempre por esse amor tão grande.

Aproveite a folha de papel que tem em mãos e escreva a sua prece. Se quiser, você pode se inspirar na letra da música para escrever de maneira rimada... como se fosse a última estrofe da música em forma de agradecimento.

Pode ser uma prece bem curtinha, mas precisa ser de coração! Hoje à noite, antes de dormir, releia o que escreveu na hora da prece e agradeça a Deus com bastante sentimento.