Deus é meu Pai

Semana 11

Orientação aos Pais

Sejam muito bem vindos a mais uma semana da evangelização no lar! Essa semana vamos conhecer a história de Jesus aos 12 anos e ver o que ela nos ensina sobre nossa filiação divina.

O sentimento de que "Deus é meu pai" nos conforta e dá confiança diante das mais diversas situações que vivemos. É por isso que buscamos internalizar esse sentimento em nossas crianças desde cedo.

Ao abordar esse assunto com seu filho, enfatize o amor, bondade e a justiça com que Deus nos trata. Tudo o que acontece conosco está sob Sua supervisão e Ele jamais nos deixa desamparados.

Que todos tenham um bom proveito das atividades a seguir!

Atividade inicial

para todas as idades

Jesus aos 12 anos

Vamos assistir ao vídeo para conhecer essa história. Enfatize a seu filho de como Jesus sabia desde cedo que era filho de Deus, assim como nós, e como isso deu-lhe confiança para realizar sua missão.

Ciclo 1

de 5 a 8 anos

Olá, pais e mães do ciclo 1. Ouçam ao áudio abaixo junto com seu filho. É um recadinho de uma das evangelizadoras falando sobre o tema de hoje! Em seguida, escutem à música para agradecer a Deus nosso Pai por todas as coisas que fez por nós com tanto amor!

Recadinho da Evangelizadora

Semana 11 - Ciclo 1 - Recadinho das evangelizadoras.mp3

Ciclo 2

de 9 a 12 anos

Olá, queridos pais do ciclo 2! Peçam que seus filhos leiam a introdução abaixo e em seguida façam as atividades propostas.

Acompanhe a leitura da introdução e das atividades. Auxilie com as dúvidas e com a orientação para as respostas que estejam mais de acordo com o tipo de educação que Deus aplica em seus filhos.

Introdução

Na história de "Jesus aos 12 anos", nós vimos como Maria e José ficaram preocupados quando o filho deles sumiu. Mas vocês lembram o que ele disse a eles quando foi encontrado?

Ele disse que não precisavam ficar preocupados porque para o encontrá-lo era só procurar na casa de seu pai... José e Maria não entenderam o que ele quis dizer naquela época, afinal, o pai de Jesus não era José?

Bom, Jesus estava falando de um outro pai, um pai que nós também temos. Sabem quem é? Ele estava falando de Deus, nosso Pai celestial.

Na época de Jesus as pessoas não estavam acostumadas a ver Deus como nosso Pai, por isso os pais de Jesus não entenderam o que ele disse. Mas depois que cresceu, Jesus passou a espalhar essa ideia em seus ensinamentos, e foi com ele que aprendemos que não devemos ter medo de Deus, isso porque ele nos ama e por isso não nos ensina nada com castigos e violência, mas sim com bondade e justiça.

Deus nos criou, criou nosso planeta e cuida de nós por meio da Providência Divina (que vimos na aula passada) e isso tudo por causa do grande amor que tem por todos nós. Todas as pessoas são filhas de Deus, portanto, Ele ama a todos igualmente.

Jesus também foi criado por Deus, e ele é um filho tão bom e obediente que Deus o convidou para ser seu ajudante no céu e também aqui na Terra, onde veio nos ensinar como devemos agir para também amar a Deus. Por isso podemos pensar que Jesus é como um irmão mais velho.

Já pararam pra pensar em todas as coisas e lugares onde podemos ver o amor de Deus por nós? Pense na riqueza da natureza, que fornece ao homem tudo o que é necessário para sua vida, por exemplo os alimentos e as matérias primas para tudo o que fabricamos.

O corpo humano também é um presente Dele, a casa do nosso Espírito e a ferramenta para vivermos nesse mundo tão belo. A natureza também está repleta de coisas belas que podemos contemplar com os olhos, cheirar com nosso nariz, ouvir com os ouvidos e provar com a boca.

Tudo foi feito para funcionar harmoniosamente, respeitando um ciclo onde tudo se renova. Essa é uma maneira de sentirmos o amor de Deus, nosso pai! Vamos fazer uma atividade para ver como um pai amoroso, justo e bom educa seus filhos?

FIM


Atividade: Como agiria um pai?

Vamos pensar em como um pai amoroso, justo e bom cuida e educa seus filhos!

Junto com seu pai ou mãe, leia cada uma das situações descritas abaixo. Para cada uma, você precisa dizer como um pai deveria agir para educar seus filhos. Lembre-se de que as ações devem ser baseadas no amor, na bondade e na justiça.

Em seguida, clique no botão abaixo ("Como agiria um pai?") e tente associar cada imagem à resposta correta de acordo com o que o pai faria. Depois abra o gabarito e veja se acertou!

Situações:

  • Situação 1: Mesmo sabendo que não podia, o filho rabiscou a parede branca

  • Situação 2: Os filhos disputam um brinquedo, não querem dividir.

  • Situação 3: Os filhos têm um desentendimento e acabam brigando.

Reflexão Final

Você conhece a prece do "Pai Nosso"? Se não se lembra direito, peça para seu pai ou mãe te ajudar a lembrar como ela é.

O poema abaixo foi feito pensando no que Deus diria a nós se pudesse se comunicar conosco por meio de um "Pai Nosso invertido", ao invés de nós fazermos para Ele, Ele fazer para nós. Leiam o poema juntos e depois responda a essa pergunta:

Você acha que tudo o que está escrito no poema é algo que um pai amoroso, justo e bom realmente diria a seus filhos?


ORAÇÃO DE DEUS PARA NÓS

Meu filho que estais na Terra

Conheço perfeitamente seu nome

e o pronuncio santificando-o

porque te amo


Não, não estais sós,

mas habitado por mim

e juntos construiremos este Reino

do qual tu vai ser o herdeiro


Gosto de que faças a minha vontade

pois a minha vontade é de que sejas feliz


Conta sempre comigo

e terás o pão para hoje, não te preocupes,

só te peço que saibas compartilhá-lo com teus irmãos


Sabes que perdôo todas as suas ofensas

antes mesmo que a cometas

por isso te peço que faças o mesmo com os que a ti te ofendem


Para que nunca caia em tentação,

toma forte minha mão

e eu te sustentarei

porque te amo desde sempre

Teu Pai

(retirado do site https://evangelizacao.rafael.adm.br/2007/08/08/pai-nosso/)