A Empatia

Semana 07

Orientação aos Pais

Olá, queridos pais, sejam muito bem vindos.

Hoje propomos trabalhar a empatia, algo que precisamos exercitar diariamente. Colocar-se no lugar dos outros não é tarefa fácil, principalmente quando temos raiva, rancor ou criticamos suas atitudes. É justamente por isso que precisamos ensinar e incentivar essa qualidade desde cedo em nossos filhos.

Ao abordar esse tema com seu filho, tenha em mente que todos nós temos dificuldade nesse assunto, e, caso você também ache que precisa melhorar, não tenha medo em admitir isso para ele. Convide-o a evoluir com você no que diz respeito a olhar as necessidades das outras pessoas, compreendê-las melhor e conseguir praticar o amor ao próximo!

Atividade inicial

para todas as idades

Jogo da imitação

Vamos fazer uma brincadeira de mímica onde teremos que adivinhar que membro da família está sendo imitado! O objetivo desta dinâmica é desenvolver a empatia entre os membros da família.

Prepare com antecedência:

Você irá precisar de caneta e um pedaço de papel para cada participante.

Aplicando a arividade:

  1. Cada participante coloca seu nome ou faz um desenho que o representa em um papel. Além disso, escreve ou desenha uma coisa que está com vontade de fazer ou de receber (por exemplo, quer andar de bicicleta ou quer ajuda para limpar a casa). Conversem um pouco sobre que tipos de pedido poderiam fazer, isso pode ajudar as crianças a terem ideias.

  2. Os papéis são misturados e sorteados entre os participantes (não vale pegar o seu!).

  3. Peça para que as crianças leiam e pensem sobre o pedido da pessoa que tiraram.

  4. Agora escolham quem vai começar e cada um irá imitar a pessoa que tirou enquanto os outros tentam adivinhar quem é. Essa imitação pode ser com gestos e também com palavras, e o imitador deve apresentar o pedido que a pessoa escreveu como se fosse ela agindo e falando (fazendo o pedido).

  5. Depois da brincadeira, aproveitar o momento para conversar sobre os pedidos de cada pessoa, buscando entender suas necessidades. Essa reflexão se dará dentro do entendimento de cada faixa etária.

*Para os mais novos: as crianças do ciclo 1 até os menores do ciclo 2 têm maior dificuldade em se colocar no lugar de outras pessoas. Mas encoraje-as a olhar para as necessidades dos outros membros da família, exercitando o amor ao próximo.

Ciclo 1

de 5 a 8 anos

Olá, pais do Ciclo 1!

Leiam com seus filhos a cartinha das evangelizadoras e em seguida assistam aos vídeos indicados. Depois, conversem com seus filhos sobre o que eles entenderam com cada um deles.

Cartinha das Evangelizadoras

Ciclo 2

de 9 a 12 anos

Olá, queridos pais do ciclo 2, bem-vindos a mais uma semana de atividades!

Pra iniciar, vamos entender o que é empatia assistindo ao vídeo da FEB sobre o tema. Em seguida, com a explicação do vídeo em mente, converse com seu filho seguindo os ítens indicados para a Reflexão 1.

Depois, assistam à história do segundo vídeo proposto e façam uma última conversa baseada nos ítens da Reflexão 2 para entender como a empatia apareceu nela. Ao final, incentive seu filho a seguir a proposta do Exercício para a semana.

Vídeo - Empatia (Minha nada mole encarnação)

Reflexão 1

O que é empatia?

  • Na atividade inicial que fizemos (jogo da imitação), foi fácil imitar a pessoa que vocês tiraram? *(R: resposta pessoal)

  • Mas vocês fizeram isso SÓ IMITANDO o jeito de falar ou se colocaram DE VERDADE no lugar dela? Acham que conseguiram sentir o que ela sente? *(R: resposta pessoal)

  • Nem sempre é fácil sentir o que os outros sentem porque nem sempre a gente consegue SABER o que a pessoa está sentindo. Mas olhando para o pedido que a pessoa que você tirou fez, você consegue entender PORQUE ela pediu isso? *(R: Caso seu filho tenha dificuldade, tente ajudá-lo a entender a motivação do pedido - Obs: Pode ser porque a pessoa está sentindo falta de alguma coisa… como dos amigos, de brincar, das aulas, de praticar algum esporte, de ter alguma aula de arte… Ou talvez porque ela precisa disso para conseguir algo importante para ela, como deixar a casa em ordem… continuar trabalhando… ter um momento de calma e paz…)

  • Conseguiram pensar no MOTIVO que levou a pessoa a fazer esse pedido? Quando conhecemos esse motivo, fica mais fácil de imaginar como a pessoa se SENTE? *(R: sim, pois por meio do motivo conseguimos identificar um sentimento que nós também temos e sabemos como é)

  • Quando conseguimos entender como a pessoa se SENTE, às vezes conseguimos até dividir esse sentimento com ela (mesmo que nem sempre a gente concorde com sua opinião). Isso é ser empático. E o bom disso é que fica muito mais fácil para nós conseguirmos ajudar a pessoa e praticar a caridade que Jesus nos ensinou.

Vídeo - O Cão e a Garça ("Joy and Heron" by Passion Pictures)

Reflexão 2

A empatia na história...

  • O que despertou a empatia do cachorrinho pela gaivota? (R: ele viu a frustração dela por não conseguir alimentar seus filhotinhos, e isso despertou sua empatia).

  • Era certo a gaivota roubar as minhocas? (R: não era)

  • Mesmo que a atitude de roubar fosse errada, porque o cachorro decidiu ajudar? (R: Porque entendeu o motivo pelo qual a gaivota estava roubando, e por isso decidiu doar as minhocas)

  • Conclusão: a empatia do cão levou a um gesto de amor e caridade, assim como Jesus ensinou que devemos ter para com todas as pessoas.

Exercício para a semana

Na próxima semana, vamos tentar ter mais empatia com as pessoas? Sempre que alguém fizer alguma coisa que não entendemos, ou até não gostamos, vamos tentar entender seus motivos e buscar ajudá-la como for possível.

Ciclo 3

de 12 a 14 anos

O exercício da empatia, onde tentamos nos colocar no lugar do outro, assim entendendo suas dores e necessidades, é um importante exercício para o jovem. Permite que ele expanda seus horizontes e melhor entenda a humanidade, com compaixão e amorosidade.

Vamos juntos pensar um pouco sobre empatia!