A Coragem

Semana 03

Orientação aos Pais

Olá, queridos pais!

Bem-vindos a mais uma semana de atividades da Evangelização no Lar. Hoje, vamos trabalhar o tema da coragem no intuito de confortar nossos evangelizandos com relação a seus medos, suas inseguranças e direcioná-los a lidar com eles por meio da fé e da confiança em Deus.

Durante a aplicação das atividades, tenha em mente quais são as inseguranças de seu filho e, se achar oportuno, pode usá-las de exemplo para estimulá-lo a enfrenta-las. Lembre-se de que ter coragem não significa não ter medo de nada, mas sim saber como lidar com o medo. Também é importante lembrar a diferença entre a coragem e a imprudência, que nos faz agir de maneiras que podem nos fazer mal.

Na Doutrina Espírita, Kardec nos traz a sabedoria dos Espíritos e nos mostra que quem confia no futuro enfrenta de maneira mais proveitosa as provas presentes, pois reconhece nelas os meios para sua evolução. Segundo Kardec, o Espiritismo possibilita que tenhamos essa confiança no futuro, e que todas as provas pelas quais passamos serão de alguma forma, aproveitadas para o nosso bem. Em uma dessas passagens, ele diz:

“Demais, se se considerar o poder moralizador do Espiritismo, pela finalidade que assina a todas as ações da vida, por tornar quase tangíveis as consequências do bem e do mal, pela força moral, a coragem e as consolações que dá nas aflições, mediante inalterável confiança no futuro, pela ideia de ter cada um perto de si os seres a quem amou, a certeza de os rever, a possibilidade de confabular com eles; enfim, pela certeza de que tudo quanto se fez, quanto se adquiriu em inteligência, sabedoria, moralidade, até a última hora da vida, não fica perdido, que tudo aproveita ao adiantamento do Espírito, reconhece-se que o Espiritismo realiza todas as promessas do Cristo a respeito do Consolador anunciado. Ora, como é o Espírito de Verdade que preside ao grande movimento da regeneração, a promessa da sua vinda se acha por essa forma cumprida, porque, de fato, é ele o verdadeiro Consolador” (A Gênese, capítulo 1, ítem 42).

Com base nisso, buscaremos nas atividades, estimular o desenvolvimento da fé, da confiança na providência divina que age sobre todos os aspecto da vida. Para isso, começaremos com uma atividade. Veja abaixo como prepará-la.

Atividade inicial

para todas as idades

Tarefa Quente

Prepare com Antecedência

A atividade será como aquele jogo chamado “batata quente”, mas vamos usar, no lugar de uma batata, uma tarefa! O objetivo dessa atividade é mostrar que podemos nos beneficiar quando somos corajosos ao enfrentamos nossos medos.

É importante que você, adulto prepare a primeira parte dessa atividade sem que seus filhos vejam! É muito simples, você só precisa de uma caixa ou pote opaco, um chocolate (ou outra guloseima que possa se chacoalhada), fita crepe e um bilhetinho escrito “coma esse chocolate!”. Prenda o chocolate com a fita crepe dentro do pote (é para ele não fazer barulho enquanto estiverem jogando) e coloque o bilhete junto, tampe o pote e pronto! Se você só tiver potes transparentes, pode enrolar o chocolate e o bilhete em um pano de prato (mostramos essa opção no vídeo).

Para que a brincadeira funcione, as crianças não podem saber que tem um chocolate dentro da caixa, e nem que a tarefa é uma coisa boa! Não diremos nem se é legal nem chato de fazer, é apenas uma tarefa. Quando você for jogar com seu filho, tente não terminar com a caixa na sua mão para que ele possa ter a surpresa, assim, ele vai perceber que você está tentando se livrar da caixa e vai tentar fazer o mesmo.

O jogo pode ser praticado a partir de duas pessoas, mas quanto mais integrantes, mais divertido será. Após essa bricadeira, podem seguir para as atividades e lições de cada ciclo. Explicaremos direitinho como jogar o “Tarefa Quente” no vídeo que vem a seguir, já pode reunir toda a família e vamos ver!

Ciclo 1

de 5 a 8 anos

Olá, pais!

Hoje, vamos ouvir essa história curtinha, mas que faz a gente pensar bastante em coisas boas como coragem e confiança.

Depois, incentive seu filho a fazer um desenho sobre a sua coragem e a sua fé em Deus.

Ciclo 2

de 9 a 12 anos

Olá, pais e mães do ciclo 2!

A fé é um componente muito importante para fortalecer a nossa coragem! Já pensaram em como isso nos ajuda a lidar com os medos?

Após fazerem a brincadeira da “Tarefa Quente”, vamos refletir juntos vendo o vídeo que a Elis preparou para vocês e seus filhos!

Ciclo 3

de 12 a 14 anos

O que é a verdadeira coragem? Empreste um "Evangelho Segundo o Espiritismo" para seu filho e vamos juntos pensar um pouco sobre isso!