A educação da vontade

Semana 27

Orientação aos Pais

Olá, pais e mães da evangelização no lar!

Essa semana iremos abordar um tema que pode ser difícil de por em prática: a educação da vontade. Na maioria das vezes, pensamos que para refrear nossos comportamentos "não cristãos", é necessária uma força enorme, muito um auto controle. Costumamos até achar, às vezes, que agir da maneira correta causará algum tipo de sofrimento para nós mesmos (seja por reprimir nosso orgulho ou nos privar de algum prazer material). Mas não precisa ser assim.

A educação da vontade entra justamente nesse ponto de ressignificar aquilo que estamos acostumados a gostar, a achar bom e prazeroso. Ao trabalhar os nossos sentimentos e percepções do mundo na base, a mudança de comportamento se torna muito mais natural e livre de martírios. No entanto, como fazer isso? Como educar nossa vontade para que tenhamos prazer e o desejo sincero de colocar nossas ações a serviço da Providência? Bem, trata-se de um exercício diário de buscar enxergar a beleza de um mundo que ainda não alcançamos, com uma sociedade mais harmônica e assim sentir a vontade sincera de ajudar a construí-lo.

Entretanto, essas ideia mais abstratas das possibilidades futuras não se fixam com facilidade no coração infantil. Portanto, ao abordar esse tema com seu filho, busque os exemplos concretos, com resultados mais próximos e palpáveis. A história da atividade inicial é um bom exemplo de como fazer isso.

Atividade inicial

para todas as idades

O exemplo da fonte

Assistam com seus filhos à história abaixo e depois sigam para as atividades de cada ciclo para ver como podemos seguir o exemplo da fonte e educar a nossa vontade sempre.

Ciclo 1

de 5 a 8 anos

Olá, pais e mãe do Ciclo 1!

Depois de assistir ao vídeo converse com seu/sua filho (a) sobre a importância de vermos o lado positivo de tudo que nos acontece. Às vezes, quando algo que entendemos que não é bom acontece, só vemos o lado negativo, mas é importante ver o que a situação nos trouxe de aprendizado. Converse sobre a importância de fazermos o bem, mesmo diante de uma situação que nos desagrade.

Cartinha das Evangelizadoras

Atividade: desenho

Na história "O exemplo da fonte", aprendemos o quanto é importante ajudarmos aos outros e nos mantermos no caminho do bem. Faça um desenho sobre atitudes que demonstrem quando você ajuda alguém da sua família, um amigo ou até mesmo um animal de estimação. Depois coloque esse desenho num lugar em que todos possam ver.

Tenham uma ótima semana!

Ciclo 2

de 9 a 12 anos

Sejam bem vindos, queridos pais.

Essa semana iremos refletir sobre como podemos modificar nossos sentimentos para que enxerguemos os problemas da vida com maior leveza e assim estejamos mais dispostos a agir no bem.

Para isso, ajude seu filho na leitura do texto proposto (talvez ele tenha dúvidas com alguns termos ou dificuldade com a linguagem) e na reflexão que ele fará depois. Por fim, oriente-o a realizar as atividades no final, e ajude-o a pensar em respostas se necessário.

Um texto para começar

Olá, queridos evangelizandos! Pra começar, leiam o texto abaixo. Leiam uma frase de cada vez, devagar e em voz alta para conseguir entender bem o que cada uma significa.


"O Senhor livrar-nos-á do mal; entretanto, é preciso que desejemos não errar.

Que dizer de um homem que pedisse socorro contra o incêndio, lançando gasolina à fogueira?

O reino da vida, com todas as suas notas de grandeza, pertence a Deus.

Todo o poder e toda a glória do Universo, todos os recursos e todas as possibilidades da existência são da Providência Divina, mas, em nosso círculo de ação, a vontade é nossa.

Se não ligamos nossos desejos à Lei do Bem, que procede do Céu, representando para nós a Vontade Paterna de Nosso Pai Celeste, não podemos aguardar harmonia e contentamento para o nosso coração.

Nas sombras do egoísmo, estaremos sozinhos, aflitos, perturbados e desalentados, porque egoísmo quer dizer felicidade somente para nós, contra a felicidade dos outros.

Deus permitiu que a vontade seja um patrimônio propriamente nosso, a fim de que possamos adquirir a liberdade e a grandeza, o amor e a sabedoria, por nós mesmos, como filhos de sua infinita bondade.

Por isso, se somos escravos das nossas criações que, por vezes, gastamos muito tempo a retificar, continuamos sempre livres para desejar e imaginar.

E sabemos que qualquer serviço ou realização começa em nossos sentimentos e pensamentos. Saibamos, desse modo, conservar a nossa vontade à luz da consciência reta, porque, rogando a Deus nos liberte do mal, é preciso, por nossa vez, procurar o caminho do bem."



Trecho retirado do livro "Pai Nosso" de Francisco Cândido Xavier pelo Espírito Meimei, Ítem 36


Reflexão

Muito bem! Agora, converse com seus pais sobre os pontos abaixo. Veja se vocês entenderam a mesma coisa sobre cada um deles.


  1. O que você entendeu do texto acima?

  2. O que esse texto tem a ver com a história "O Exemplo da Fonte"?

  3. O que o texto diz que o egoísmo? Você lembra de algo da história "O Exemplo da Fonte" que tenha a ver com o egoísmo?


Atividade - parte 1

Já ouviu falar de um livro muito famoso chamado Polyanna? Ele conta a história de uma menina que aprendeu com seu pai um jogo chamado "jogo do contente". As regras são muito simples: quando algo acontece conosco, precisamos procurar sempre o lado bom, mesmo nas situações mais desafiadoras.

Se você tiver curiosidade para ver as coisas pelas quais Polyanna passou, pode procurar o livro para ler! Por enquanto, o que vamos fazer é tentar jogar um pouco desse tal "jogo do contente". Veja as situações na coluna da esquerda abaixo e procure qual o seu lado positivo na coluna da direita.

Situações

Precisei passar um tempão esperando minha vez no consultório do médico

Caí e ralei o joelho

Faz um tempão que não vejo meus amigos da escola...

Alguém contou mentiras sobre mim

Um amigo cometeu um erro muito grande

Lado positivo

Ainda bem que existe remédio!

Pelo menos eu sei que ele terá outras oportunidades para acertar

Deu tempo de ler bastante

Quando nos reencontrarmos vai ser a maior festa

Que bom que nada do disseram é verdade

Respostas

Precisei passar um tempão esperando minha vez no consultório do médico - Deu tempo de ler bastante

Caí e ralei o joelho - Ainda bem que existe remédio!

Faz um tempão que não vejo meus amigos da escola... - Quando nos reencontrarmos vai ser a maior festa

Alguém contou mentiras sobre mim - Que bom que nada do disseram é verdade

Um amigo cometeu um erro muito grande - Pelo menos eu sei que ele terá outras oportunidades para acertar

Atividade - parte 2

Agora que você já entendeu como funciona, tente você mesmo pensar no lado bom das seguintes situações:

Qual o lado bom da pandemia?

Qual o lado bom de levar uma bronca?

Qual o lado bom de não poder fazer as coisas na hora que a gente quer?