O Fascínio da Música na Cripta da Sé
Um especial concerto imersivo de Natal
Um especial concerto imersivo de Natal
Mistérios de Natal foi realizado no dia 05 de dezembro de 2024.
Foi um concerto coral que buscou criar uma experiência imersiva única, explorando a relação entre música sacra e poesia clássica em um cenário histórico. Realizado na Cripta da Catedral da Sé, o evento envolveu o público em uma jornada que foi do Renascimento ao contemporâneo, com obras que refletem o mistério e a espiritualidade do Natal.
O concerto propôs uma nova forma de vivenciar a música coral, utilizando recursos cênicos e iluminação intimista para transformar o espaço em um ambiente acolhedor e reflexivo. O Madrigal L'Orfeo, formado por 08 cantores, se apresenta com o objetivo de aproximar o público da música clássica, criando uma atmosfera mágica e envolvente.
Produzido pela Euterpe Cultural, o evento lançou a série de concertos que será implementada ao longo do ano de 2025, oferecendo ao público uma experiência artística que vai além do convencional." O MADRIGAL "Formado por vozes dedicadas à interpretação de obras corais de várias épocas, o Madrigal L'Orfeo preza pela excelência musical e pelo compromisso em trazer ao público a riqueza da música coral sacra e popular de vários séculos de tradição musical. Cada apresentação do grupo é cuidadosamente preparada para oferecer ao público não apenas uma experiência auditiva, mas uma imersão completa na história e na profundidade da música de concerto.
Repertório da apresentação
Tomás Luis de Victoria (1548-1611): Magnum Misterium
Francisco Guerrero (1528-1599): A un niño llorando
Hans Leo Hassler (1564-1612): Hallelujah laudem dicite
Johann Sebastian Bach (1685-1750): Suscepit Israel
Adolphe Adam (1803-1856): Cantique de Noel
Michael Praetorius (1571-1621): Psallite unigenito
Anônimo: Mary had a baby
Handel (1685-1759): Messiah (1741): Rejoice greatly / He shall feed his flock
David Willcocks (1919-2015): Gabriel Message
John Gardner (1917-2011): Tomorrow will be my dancing days
John Rutter (1945): What Sweeter Music
Arranjo de Marcelo Santos (1976): Pastoril Alagoano
Franz Xaver Gruber (1787-1863): Silent Night
Mykola Leontovych (1877-1921): Carol of the Bells
Além do repertório musical, a noite foi enriquecida por recitações de poemas natalinos de grandes autores como Vinicius de Moraes, Machado de Assis, Clarice Lispector, e Cora Coralina, trazendo ainda mais emoção e reflexão à celebração.
Ficha técnica
Sopranos: Aymée Wentz e Raquel Manoel
Contraltos: Ivy Szot e Nathalia Soares
Tenores: Felipe da Paz e Marcus Loureiro
Baixos: Ademir Costa e Yuri Souza
Atriz: Júlia Sonati
Pianista: Isabella Carvalho
Desenho de Luz e Produção: Júlia Requião
Realização: Euterpe Cultural
Conheça mais sobre os artistas da apresentação
Formado em piano pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul.Graduou-se no curso de música pela Universidade Cruzeiro do Sul em 2006. Cantou o papel de Gaudenzio na ópera “Il Signor Bruschino” de Rossini , foi Jake, na produção da ópera Porgy and Bess no mesmo Teatro.Foi Capulet na ópera Romeo et Juliette de C.Gounod. Participou da gravação dos CD “Sons das Américas” e “Hõkrepöj”, com obras de Kilza Setti, junto ao Núcleo Hespérides. Foi solista no Requiem Alemão de J. Brahms , sob regência de Maira Ferreira. Atualmente, dá prosseguimento a seus estudos com Lidia Schäffer. Integra o Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo desde 2007.
Cursou o Bacharelado em Canto Lírico na Zürcher Hochschule der Kunst. Foi solista também das seguintes obras: Cantata BWV 106, de Bach; Requiem, K. 626 e Missa Spaur, K. 258 , ambas de Mozart; Requiem, Op. 48 de Fauré; e Petite Messe Solennelle, Rossini. Ein Deutsches Requiem, Johannes Brahms, Sinfonia n. 4 Gustav Mahler. Atualmente é integrante do coral Paulistano Theatro Municipal de SP.
Foi integrante do Coral Juvenil da Osesp e Coro Academico da Osesp sob regência de Naomi Munakata e Marcos Thadeu e, também do Coral Jovem do Estado de São Paulo. Foi representante do Brasil no World Youth Choir de 2017 a 2023, em turnês pela Europa e Ásia. Em 2022 também integrou, juntamente ao Coral Paulistano do Theatro Municipal de São Paulo, as montagens da Ópera Café e O Cavaleiro da Rosa.
Mezzo-soprano, é Bacharel pela USP e Pós Graduada em Canto e Expressão e Arte Educação, desenvolve pesquisa em criação performática e canto barroco Como coralista integrou o Coro Jovem do Estado de São Paulo, Coro Acadêmico da OSESP e Coral Paulistano, além de participar de coros internacionais como Lübeck Chorakademie, Weimar Bach Akademie, Stuttgard JSB Akademie e World Youth Choir, realizando turnê pela Eslovênia, Hungria, Bósnia, Croácia e Sérvia.
Iniciou os estudos de música aos 13 anos como aluno de piano na Escola Municipal de Música de São Paulo. No coro da escola, teve oportunidade de cantar nas óperas “La Gioconda” e “João e Maria” no Theatro Municipal de São Paulo em 2006, ainda nesse mesmo ano foi convidado pra ser uma das crianças solistas na Ópera “Olga” também realizada no Theatro Municipal. Em 2011 ingressou na UNESP como aluno de regência. Foi integrante do Coral Jovem do Estado e do Coro Acadêmico da OSESP e desde 2014 é integrante do Coral Paulistano no Theatro Municipal. Foi Aluno de técnica vocal do Tenor Gilberto Chaves e Isabel Maresca. Formado em Canto pela UNESP, atualmente estuda com a Mezzo Soprano Lídia Schäffer.
Nathalia Soares, mezzo-soprano, é natural de São José dos Campos. Iniciou seus estudos de música no Coro Jovem Sinfônico de sua cidade, onde participou das aulas e masterclasses oferecidos pelo projeto. Foi integrante do Coro Jovem do Estado em 2017, sob a regência de Tiago Pinheiro. Atualmente é aluna da Academia de Música da OSESP, no curso técnico em Canto. É preparada pela mezzo-soprano Lidia Schäffer.
Natural de Ribeirão Preto, é Bacharel em Canto e Arte Lírica pela USP. Foi integrante do Coro Jovem do Estado e do Coro Sinfônico da OSESP. Atuou como solista no Glória, de Vivaldi, Missa da Coroação , de Mozart, Missa em Si bemol, de Mozart, Sinfonia Pastoral, de Vaugh Willians com a Orquestra Experimental de Repertório. Atualmente é integrante do Coral Paulistano desde 2011 e recebe orientação vocal do tenor Gilberto Chaves.
Bacharel em canto erudito pela FASM, é também pós-graduado pelo Centro de Estudos da Voz sob coordenação da Dra Mara Behlau. Formou-se em canto pela Escola Municipal de Música e integrou o Ópera Estúdio EMESP sob orientação de Mauro Wrona onde interpretou "Il Barone di trombonk" da ópera Il viaggio a Reims, e "Papageno" da ópera A flauta mágica. Em 2019 recebeu bolsa para o Lyric Ópera Studio de Weimar. Desde de 2015 integra o Coral Paulistano do Theatro Municipal e atualmente é orientado por Lídia Schäffer.
Ou assista no Youtube clicando ao lado