2022-23

Este projeto  tem como objetivo principal levar os alunos a desenvolverem as suas competências comunicativas, usando o francês em contexto real de comunicação através do contacto com jovens francófonos de outros países europeus.

Através da troca de ideias e do trabalho colaborativo, os alunos abordaram temas relacionados com a saúde e o bem-estar e puderam adquirir conhecimentos sobre os valores europeus, nomeadamente ao nível da cooperação e da partilha dentro deste espaço.

Os jovens têm hábitos de vida saudáveis? Quais são as boas práticas de diferentes comunidades para promover a saúde e o bem-estar da população? Trata-se de um trabalho comparativo entre países para conhecer as diferentes realidades porque é importante contribuir para uma alteração de hábitos.

https://school-education.ec.europa.eu/en/etwinning/projects/etre-sain/twinspace

Histórico de Projetos

Si Ulysse était un internaute de 2021

O ciberespaço é o local onde os jovens passam grande parte do seu tempo. Espaço privilegiado para a comunicação, os estudos, as compras, a descoberta, lugar onde se pode "navegar" livremente ... mas onde se podem encontrar vários perigos, tal como aconteceu a Ulisses no Mediterrâneo. Através de um paralelismo com as aventuras deste herói da Antiguidade, pretendemos que os alunos conheçam os perigos que podem encontrar na Internet, bem como as estratégias que poderão mobilizar para os evitar. 

Este projeto interdisciplinar é desenvolvido em Francês em colaboração com duas escolas localizadas em Itália e na Grécia.

https://twinspace.etwinning.net/207344/home

Communication interculturelle

Duas turmas, em Portugal e na Bélgica, partirão à descoberta das diferenças culturais entre os seus países, comunicando em francês. Os alunos começarão por fazer vídeos (vlogs, apresentações...) que serão partilhados no espaço virtual do projeto e, posteriormente, em sessões de videoconferência, trocarão ideias e aprofundarão vários assuntos. Assim poderão conhecer-se e apropriar-se dos aspetos culturais dos dois países. O contacto com a língua em situação real de comunicação será a melhor forma de pôr em prática as competências comunicativas, tanto ao nível da oralidade como da escrita.

A partilha será, portanto, enriquecedora para ambas as partes!

https://twinspace.etwinning.net/221543/home

L'eau: un don inestimable de la nature

A água é essencial à vida na Terra. Ao longo do tempo, a escassez deste bem têm-se agravado. Este projeto interdisciplinar, realizado em parceria com seis escolas localizadas em França, em Itália, na Roménia e na Turquia, desenvolve--se, abrangendo dois domínios: a sensibilização para a importância da preservação da água enquanto recurso natural e o desenvolvimento de competências comunicativas em línguas estrangeiras. Através dele pretende-se proporcionar aos alunos a oportunidade de agirem a favor do ambiente e do desenvolvimento sustentável, despertando os mesmos para uma cidadania ecológica e ativa.

https://twinspace.etwinning.net/211649

Demain tous solidaires

Este projeto teve a duração de dois anos e mobilizou alunos de Francês de 11º e 12º anos em torno da descoberta de projetos de solidariedade realizados a nível local, de associações ou organizações que implementam essas ações. O objetivo principal foi a consciencialização dos jovens para a importância dos conceitos de igualdade, inclusão social e preservação do planeta, levando os mesmos a realizar ações solidárias a favor de públicos variados ou do meio ambiente. 

https://twinspace.etwinning.net/94152

Écoles vertes

A preservação do planeta e a consciencialização para o desenvolvimento sustentável constituem dois grandes desafios globais da Agenda 2030 da ONU. Enquanto professores devemos integrar estas metas nas planificações das nossas aulas, contribuindo para um futuro mais sustentável, e devemos levar a mensagem aos jovens para que estes sejam capazes de a transmitir. Através deste projeto interdisciplinar, jovens francófonos de 4 países (Portugal, Itália, França e Roménia) trabalharam os temas da (proteção) da biodiversidade, da preservação dos recursos naturais, da reciclagem e do impacto das alterações climáticas, tomando consciência das consequências da ação humana no ambiente a uma escala local e global.

https://twinspace.etwinning.net/100205

Here and there...
everywhere

Um grupo de alunos da Escola Frei Gonçalo de Azevedo em Cascais, Lisboa, Portugal.

Outro grupo de alunos de uma escola polaca em Katowice. 

Trocamos informações sobre a nossa região, a nossa escola e sobre a nossa turma.

Escrevemos em Inglês como atividade de sala de aula. Foi o nosso projeto até ao final do ano letivo de 2019. 

https://twinspace.etwinning.net/86398/home