Técnico em Recursos Humanos

PERFIL PROFISSIONAL

O TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS é o profissional que detém aptidão para intermediar as relações interpessoais e éticas de uma organização. É habilitado para trabalhar na execução das rotinas administrativas de pessoal com base na Legislação Trabalhista e Previdenciária. Auxilia no controle e avaliação de subsistemas de gerenciamento e contribui para a implementação das estratégias organizacionais. Compromete-se com o desenvolvimento humano, administra pessoal, promove ações de treinamento, identifica e sugere plano de benefícios. Descreve e classifica postos de trabalho, aplica questionários e processa informações acerca dos trabalhadores. Atua nos processos de recrutamento, seleção e integração, assessora as relações de trabalho e sistemas de avaliação de desempenho. Presta serviços de comunicação oral e escrita, liderança, motivação, formação de equipes e desenvolvimento de pessoal com empenho no crescimento simultâneo, individual e do grupo. Realiza ações empreendedoras e em processos de orientação sobre a importância da segurança no trabalho e da saúde ocupacional. Propõe relações positivas propícias para o clima organizacional e responsabilidade social aos diversos públicos.


SÍNTESE DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS


1. Atuar e colaborar na política de recursos humanos bem como elaborar documentos de planejamento de ações e de rotinas de recursos humanos.

2. Interpretar tendências na gestão de recursos humanos.

3. Atuar e colaborar na política de qualidade de vida, bem como elaborar planejamento de ações.

4. Atuar nas diversas operações relacionadas ao sistema e aos subsistemas de recursos humanos.

5. Pesquisar e identificar lacunas na administração da qualidade de vida e nos aspectos relacionados às atividades da organização e a representatividade de seus custos.

6. Utilizar resultados de estudos no sistema e nos subsistemas de gestão de Recursos Humanos.

7. Auxiliar na elaboração dos métodos de avaliação de desempenho utilizados na organização.

8. Atuar nos procedimentos de avaliação de desempenho individual e coletivo, bem como o controle de agregação de valores relacionados ao ciclo de gestão de pessoal.

9. Comunicar-se em espanhol básico, visando à comunicação profissional.

10. Assessorar no gerenciamento de mudanças organizacionais (conhecer e analisar técnicas e tendências).

11. Desenvolver visão holística e sistêmica da área por meio das práticas disponíveis para auxiliar na gestão de Recursos Humanos, que subsidiarão as tomadas de decisões.

12. Propor e executar medidas preventivas de proteção das pessoas.

13. Participar do processo de definição de identidade corporativa, com foco na cultura e na estrutura organizacional, visando ao fortalecimento das políticas de Recursos Humanos na organização.

14. Monitorar e promover ações de melhoria do clima organizacional, com base em pesquisas, indicadores e subsídios à gestão de pessoas.


MERCADO DE TRABALHO

Organizações públicas, privadas, mistas, e do terceiro setor ou como autônomos e consultores.


CERTIFICAÇÕES

MÓDULO I – Qualificação Técnica de AUXILIAR DE RECURSOS HUMANOS

MÓDULOS I e II – Qualificação Técnica de ASSISTENTE DE DEPARTAMENTO PESSOAL

Módulos I, II e III - Habilitação Profissional Técnica de TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS


Acesse o Plano de Curso de Recursos Humanos