Ensino Médio

O Ensino Médio destina-se aos alunos que tenham concluído o Ensino Fundamental e é composto por duas partes:


Base Nacional Comum:

Formação geral do estudante (Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, História, Geografia, Química, Física, Biologia, Educação Física e Arte).


Parte Diversificada:

Desenvolvimento de capacidades e condutas visando à formação para exercício da cidadania.


Perfil do concluinte do Ensino Médio (de acordo com a LDB/ 1996 e o ENEM)


O aluno concluinte do ensino médio deve estar preparado para exercer ativa e solidariamente a sua cidadania, dar prosseguimento a seus estudos em diferentes níveis e atuar no mundo do trabalho, demonstrando capacidade de :

1. Dominar basicamente a norma culta da língua portuguesa e usar as diferentes linguagens para se expressar e comunicar ;

2. Construir e aplicar conceitos das diferentes áreas do conhecimento de modo a investigar e compreender a realidade ;

3. Selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações, trabalhando-os contextualizadamente para enfrentar situações-problema e tomar decisões ;

4. Organizar informações e conhecimentos disponíveis de forma a argumentar consistentemente ;

5. Recorrer a conhecimentos desenvolvidos para elaborar propostas de intervenção solidária na realidade.


AS CINCO GRANDES COMPETÊNCIAS AVALIADAS NO ENEM


Dominar linguagens

Dominar a norma culta da língua portuguesa e fazer uso da linguagem matemática, artística e científica.


Compreender Fenômenos

Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.


Enfrentar Situações-Problema

Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situaçõesproblema.


Construir Argumentação

Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.


Elaborar Proposta

Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Compreende, ainda, a competência de ler, compreender, interpretar e produzir textos no sentido amplo do termo, envolvendo todas as áreas e disciplinas que compõem a atividade pedagógica da escola. Pressupõe, portanto, instrumental de comunicação e expressão adequados tanto para a compreensão de um problema matemático quanto para a descrição de um processo físico, químico ou biológico e, mesmo, para a percepção das transformações de espaço/tempo da história, da geografia e da literatura.


Acesse o Plano de Curso do Ensino Médio Integrado com Administração

Acesse o Plano de Curso do Ensino Médio Integrado com Informática