TRAMITES
Empadronamiento na Espanha
O empadronamiento é um dos documentos mais importante que você vai precisar, assim que chegar na Espanha. Saiba mais ...
POR FRANCINE FIGUEIREDO
O empadronamiento é um dos documentos mais importante que você vai precisar, assim que chegar na Espanha. Saiba mais ...
Empadronar-se em um bairro significa constar na estatística da cidade, eles sabem que você existe e este serve pra tudo! E mesmo que você esteja em situação irregular no país, você pode e deve se empadronar, as prefeituras das cidades não “caçam as pessoas” que não têm o tal “papel”.
Fique tranquilo, procure a prefeitura da cidade onde resolveu viver e peça orientação de como deve fazer esse procedimento, que é simples e rápido! Também conhecido como “Padrón Municipal”, é o registro administrativo que você vive em tal cidade, esse registro é uma prova de que você vive naquela região por tanto tempo. Segundo a lei, toda pessoa que vive na Espanha, tem a obrigação de “empadronar-se” no município onde reside.
Na pratica, tudo o que você for solicitar na Espanha – seja até mesmo fazer sua matrícula em um curso de idiomas oferecido pela prefeitura – possivelmente um dos documentos que vão te solicitar é o Certificado de Empadromiento. Ou seja, assim que você o fizer na prefeitura da sua cidade, solicite ao funcionário que imprima o seu certificado / comprovante, para num futuro próximo não ter que voltar lá para pedir.
Você também vai precisar do empadronamiento para:
> Obtenção de assistência médica pública;
> Matricular os filhos na escola e/ou matricular-se em cursos gratuitos ou pagos oferecidos pela prefeitura de sua cidade;
> Procedimentos relacionados à carteira de habilitação e à compra/transferência de veículos;
> Ajudas sociais;
> E o mais importante para os estrangeiros: para comprovar que você tem residência estabelecida no país desde tal data.
Quem já vem do Brasil com algum visto, seja de trabalho ou de estudos, também deve fazer o empadronamiento e, depois, dirigir-se à Extranjería da cidade ou província onde vive para obter o NIE (documento nacional de estrangeiros).
Com certeza você vai precisar estar empadronado para dezenas de outras situações, e elas são diferentes para cada pessoa ao longo da estadia na Espanha!
Basta se dirigir a prefeitura de sua cidade e dizer que quer se empadronar, o funcionário vai te dar uma folha pra você preencher, como essa aqui. Você também vai precisar levar cópias e originais dos seguintes documentos:
> passaporte ou documento com validade no território espanhol;
> contrato de aluguel / autorização firmada pelo dono do local onde está vivendo (neste segundo caso, o dono ou titular do contrato de aluguel, precisará te acompanhar para que você seja incluído);
> certidão de nascimento ou livro de família para quem for empadronar os filhos (quer os pais sejam estrangeiros residentes ou espanhóis natos).
Obs.: as informações deste texto se baseiam em nossas experiências, caso você esteja em outra cidade ou região, vale consultar a prefeitura local para se informar.
Se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe ele nas suas redes sociais e ajude o Espanha Para Morar a continuar publicando conteúdo relevante e gratuito.
FRAN FIGUEIREDO Webdesigner, Social Media, Amante de Animais, Tecnologia, Séries e Mousse de Maracujá 🤤