.

.

.

.

.

.

.

.

PLATAFORMAS OFICIAIS 

NOTÍCIAS | ENTREVISTAS

23.03 | CONEXÃO BIENAL

NEWS: Gabriel Melo participa do Podcast Conexão Bienal, apresentado por Karla Maio.

Veja através do link abaixo:

14.03 | CHAMADA GUARULHOS CULTURAL PARA 3ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE GUARULHOS: 

NEWS: Gabriel Melo participa da chamada para 3ª edição da Bienal Internacional do Livro de Guarulhos, do exitoso site de notícias  e artes da cidade, o Guarulhos Cultural.

Veja através do link abaixo:

05.03 | AUTOR GABRIEL MELO É CONFIRMADO NA TIMELINE DA 3ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE GUARULHOS: 

NEWS: Gabriel Melo foi confirmado, hoje (05), na timeline da 3ª edição da Bienal Internacional do Livro de Guarulhos, no Lounge dos Autores Guarulhenses. 

"Pela primeira vez estarei em casa, em promoção do meu primeiro livro solo, que já está ai desde Setembro, para que as pessoas possam ler, se identicar e entender um pouco de si com as mensagens que compartilho". declara. 

ESCRITOSDEMELO Primeira Parte é a primeira obra solo do autor, lançada em Setembro na Bienal Rio2023, que segue em promoção, prévio ao lançamento de sua segunda parte, prevista para este 2024.

"Não traremos ainda a segunda parte para a Bienal em Guarulhos, por ainda estar em processo de produção e compilação do repertório da obra, mas em breve já poderão ter-lo em mãos para complementar essa dualidade entre sombra e luz". diz o autor

Gabriel está confirmado para dia 21/03 e deve subir ao Lounge às 19h para sessão de autógrafos e gravações em um dos principais encontros de artistas, literatura e cultura da cidade.

Você já pode conferir a Hotline oficial do autor e de outros artistas no evento, através do link abaixo:

29.10| GABRIEL MELO RECEBE CERTIFICADO DE RECONHECIMENTO DE PODCAST: 

NEWS: O autor recebeu, hoje (29), uma certificação de reconhecimento e apreciação pelo episódio 19 de Sinópse, Podcast promovido pela Sociedade Mundial dos Poetas, movimento promovido aqui no brasil. 

"Estou muito feliz de receber este reconhecimento, pois já estou nessa carreira há muitos anos e de repente, começo a colher os bons frutos, por compartilhar mensagens com os demais", declara. 

Sua participação na primeira temporada, traz a biografia e obras até então, prévias ao projeto ESCRITOSDEMELO, já em produção, que lança o escritor no mercado solista.

Você pode conferir na integra este vídeo, atraves do link abaixo:

10.10|ENTREVISTA NO FESTIVAL DE LITERATURA E ARTES LITERÁRIAS 2023[LIVE]: 

NEWSPróximo 10/10, o autor Gabriel Melo estará em participação especial no Festival de Literatura e Artes Literárias 2023 - Edição Universo, falando sobre os gêneros Realidade e Romance Hitórico, além de compartilhar um pouco sobre ESCRITOSDEMELO Primeira Parte, seu primeiro livro solo recém lançado por Conejo Editora.

29.09|ENTREVISTA COM CLAUDIO PALERMO[LIVE]: 

NEWS: Próxima sexta, às 16h, o autor Gabriel Melo estará na Rádio Palermo em entrevista com Claudio Palermo via Ig Live. Convidamos você para acompanhar em:

28.09|ENTREVISTA COM  GUARULHOS CULTURAL[ Vídeo]: 

NEWS: Em promoção de ESCRITOSDEMELO Primeira Parte, Guarulhos Cultural entrevista o autor Gabriel Melo. 

25/09| JORNAL POEMA:  Matéria ESCRITOSDEMELO Primeira Parte

     RELEASE JORNAL POEMA

24/09|REVISTA LITERATURA:  Matéria ESCRITOSDEMELO Primeira Parte

     RELEASE REVISTA LITERATURA

22/09|RECOMENDO_MAIS:  Matéria ESCRITOSDEMELO Primeira Parte

     RELEASE BLOG RECOMENDO MAIS

22/09|NOTÍCIAS GUARULHOS:  Matéria ESCRITOSDEMELO Primeira Parte

     RELEASE NOTÍCIAS GUARULHOS

22/09|REVISTA POP:  Matéria ESCRITOSDEMELO Primeira Parte

     RELEASE REVISTA POP

22/09|REVISTA PEOPLE:  Matéria ESCRITOSDEMELO Primeira Parte

     RELEASE REVISTA PEOPLE

22/09|REVISTA CARIOCA:  Matéria ESCRITOSDEMELO Primeira Parte

     RELEASE REVISTA CARIOCA

22/09|GUARULHOS CULTURAL:  Matéria ESCRITOSDEMELO Primeira Parte

     RELEASE GUARULHOS CULTURAL

21/09|EM DHARMA:  Matéria ESCRITOSDEMELO Primeira Parte

     RELEASE EM DHARMA

20/09|BLOG LIVRARIA DA VILA: Sessão de Autógrafos já se encontra no blog da Livraria.

01/09| Obra em PRÉ-VENDA física na BIENAL RIO 2023: 

         Hoje (01), entra em pré-venda ESCRITOSDEMELO Primeira Parte no formato fisíco na Bienal Rio2023. A obra estará disponível durante os dez dias de evento (01 à 10/09), disponível para venda pela Editora Conejo, que ocorre na rua Q do Pavilhão RIOCENTRO. Além disso, a obra já encontra-se em pré-venda exclusiva pela GO EXPLORE desde 30 de Agosto, marca da qual o autor é embaixador. Com previsão de lançamento para 11 de Setembro, o livro estará nas lojas brasileiras muito em breve, mas você já pode adquirir pelo site do E-commerce.


STAND EDITORA CONEJO

ADQUIRA NA BIENAL


GO EXPLORE 

30/08| ESCRITOSDEMELO Primeira Parte, entra em PRÉ-VENDA por GO EXPLORE

          A partir de hoje (30), você já pode comprar ESCRITOSDEMELO Primeira Parte no formato fisíco em pré-venda exclusiva pela GO EXPLORE, marca da qual o autor é embaixador. Com previsão de lançamento para 11 de Setembro, o livro estará nas lojas brasileiras muito em breve, mas você já pode adquirir pelo site do E-commerce.

 

BIENAL RIO2023: Autor é confirmado na Bienal Internacional do RIO 2023.

     Em vésperas de lançamento de ESCRITOSDEMELO Primeira Parte, Gabriel é um dos nomes presentes no line up da Bienal do Livro - RIO 2023, que ocorrerá entre os dias 01 à 10/09 no RIO CENTRO, Barra da Tijuca. O autor estará em pré-lançamento de seu primeiro livro solo, com previsão para lançamento oficial durante o mês de Setembro, com data ainda não confirmada.

"Confirmamos a participação na bienal do livro do Rio de Janeiro, junto com a editora conejo para pré-lançamento de ESCRITOSDEMELO Primeira Parte. Nos vemos por lá!". Publicou o autor em suas redes. 

Dentro dos próximos dias, será possível obter mais informações do evento e dos demais autores confirmados.


Veja em: Teaser 

Chegadas e Partidas: penúltimo capítulo será o mais "doloroso"

    Acaba de ser lançado o EPK do sexto e penúltimo capítulo de ESCRITOSDEMELO Primeira Parte, na qual será composto de sete temas totais.

"Chegadas e Partidas é o penúltimo dos sete capítulos deste livro, com tanto para refletir. É onde se expõe o quanto relações são efêmeras e no mesmo passo que chegam, se vão. As vezes por rompimentos esperados e não aceitos, as vezes por mortes inesperadas, sem espaço para seu último adeus. É onde o tempo prova ser tão relativo, quanto a nossa permanência na vida das pessoas que amamos, assim como elas para conosco." Publicou o autor.

O livro já tem data de início da pré-venda para 30.08 e já é possível observar a ansiosa demanda pela obra, prevista para lançamento ainda em Setembro deste ano. 

Veja em: Ig.com/gabrielmelolive 


ESCRITOSDEMELO Primeira Parte já tem data para Pré-venda para 30.08.

    ESCRITOSDEMELO Primeira Parte, é a primeira obra solo do autor após 11 anos de carreira como coautor em diferentes projetos, e já tem data para início da pré-venda.

No próximo dia 30 de Agosto, os leitores poderão adquirir sua cópia física por meio de lojas oficiais da editora e do autor, que estarão disponíveis para compra. "Proximamente, este projeto tão especial, já estará aí para ser compartilhado com todo carinho e muita vontade de trazer a reflexão à corações obscurecidos." postou o autor.

O projeto é uma compilação de frases, pensamentos e reflexões do escritor de 25 anos, onde expõe experiências desde o início de seus registros, com desenhos e pinturas também do mesmo período.

O livro já está previsto para chegar as lojas em Setembro, além da previsão de em breve, também ser lançado produtos licenciados, após a inclusão da obra no mercado editorial.

Lágrimas Perdidas: quinto capítulo de ESCRITOSDEMELO Primeira Parte.

    Hoje (15), foi publicado o EPK do quinto capítulo de ESCRITOSDEMELO Primeira Parte. "Lágrimas Perdidas" é composto por alguns dos escritos mais antigos e também mais atuais. 

"É o primeiro a dar um passo mais à frente e iniciar a transição da consciência, onde de repente se dá conta de que, a dor e as lágrimas foram em vão, porque na súplica externa e desesperada de uma pessoa para outra, nos damos conta de que o que realmente falta, somos nós, conosco mesmos." Diz o autor.

A poucas semanas do lançamento, o autor segue em negociações para pre-venda do livro e em breve deve anunciar novidades.

Veja em: Ig.com/gabrielmelolive 

Inexplicável Vazio: é o quarto capítulo de ESCRITOSDEMELO Primeira Parte

    Sendo um dos principais capítulos do livro, "Inexplicável Vazio" é uma releitura de um texto de mesmo nome, escrito em 2017 e lançado na "Coletânea FLAL - Arte e Estilo, Contos e Poesia" (Leia Livros, 2017). Apesar de ter sido descartado como chapter single, é o quarto capítulo livro, que já se aproxima de seu lançamento, de acordo com o autor. 

Veja em: Ig.com/gabrielmelolive 

Fantasmas: "o capítulo mais pesado" ganha seu epk.

       Hoje (01), o capítulo "Fantasmas" ganhou seu EPKs, na série de reels disponibilizados para dar um pre-view pela visão do autor, sobre o significado deste trecho. Expressado como "o mais pesado", Fantasmas estará na posição três deste livro, que tem sido um êxito e já está na lista de desejos entre os leitores do autor. ESCRITOSDEMELO Primeira Parte ainda não há data confirmada para lançamento, mas já sabemos que falta muito pouco para tê-lo nas lojas do Brasil.

Veja em: Ig.com/gabrielmelolive 

2020: está de cara nova e será o segundo capítulo de seu livro solo

         Lançado no ano anterior como chapter single, antecessor de ESCRITOSDEMELO Primeira Parte, "2020" ganhou hoje (25), seu novo EPK para expor a visão do autor e eulirico sobre o significado deste trecho do livro, previsto ainda para este semetre. 

Veja em: Ig.com/gabrielmelolive 

LUA: Primeiro capítulo de ESCRITOSDEMELO Primeira Parte

          A partir de hoje (22), já é possível acompanhar a série de EPKs lançados na voz do autor em suas redes sociais, para explicar cada um dos capítulos de ESCRITOSDEMELO Primeira Parte, primeiro livro solo do autor, que será lançado ainda neste semestre de 2023.

Veja em: Ig.com/gabrielmelolive 

NEWS: Gabriel Melo torna-se embaixador da marca GO EXPLORE.

05 | 08 | 2023:  O autor e empresário Gabriel Melo, tornou-se embaixador da marca GO EXPLORE, uma varejista do nicho de viagens, prevista para ser lançada nos próximos meses. Em breve, você poderá conferir todas as novidades da parceria e posicionamento da nova marca, no mercado dropshipping.

NEWS: Gabriel Melo lança seu primeiro artigo da coluna-série "primeira viagem" por Diário Cosmopolita.

28 | 07 | 2023:  Está no ar "Primeira Viagem", a nova coluna-série de Diário Cosmopolita produzido por Gabriel Melo. Nesta coluna, você entenderá o por trás da aviação, pela visão de um passageiro de primeira viagem, para descomplicar entender este mundo explorado e pouco compreendido.

O artigo lançador "Check in, o que é e o que faz?" está disponível a partir de hoje, para você que nunca viajou ou que toda viagem é como uma primeira vez.  Veja os novos textos em: www.btwguarulhos.com.br/diariocosmopolita

12 | 07 | 2023:   Ontem (11), o escritor compartilhou em suas redes, a capa oficial que irá compor o seu primeiro livro solo, intitulado ESCRITOSDEMELO Primeira Parte, previsto para lançamento ainda neste trimestre. 

"Por fim, lhes anúncio oficialmente a capa de @ESCRITOSDEMELO Primeira Parte, meu primeiro livro solo, que está sendo editado pela @conejoeditora no Brasil e que tão breve quanto, também estará disponível para todo o mundo. Estou muito feliz e emocionado que em breve, esta obra tão importante poderá sair à luz do dia. Meu eterno agradecimento a toda a equipe que tem trabalhado por este projeto tão importante para mim". Declarou em seu Threads.

O autor tem trabalhado há dois anos nete projeto e após assinar contrato com a Conejo para edição no Brasil, o livro mantém o previsto para lançamento para os próximos meses, e a editora deve, então, lança-lo como autor solista no mercado editorial físico brasileiro , enquanto a divisão digital, segue sendo editada de maneira idependente a nível mundial.

NEWS: "Dicas para seu perdia", na coluna DIÁRIO COSMOPOLITA de Gabriel Melo, por BTW Guarulhos.

03 | 07 | 2023:  Hoje foi ao ar o "Presidente Figueiredo- Dicas para seu Perdia", texto produzido por Gabriel Melo para a Coluna Diário Cosmopolita do BTW guarulhos.

Após o sucesso de estreia de "Descobrindo Manaus" primeira coluna do escritor, o "quadro" de dicas, vem para somar nas informações mais técnicas e menos "pessoais", dando assim, uma variação de ponto de vista para diferentes públicos.  Veja o novo texto em: www.btwguarulhos.com.br/diariocosmopolita

NEWS: "No ar o segundo destino de DIÁRIO COSMOPOLITA, pela BTW Guarulhos.

30 | 06 | 2023:   Está no ar a coluna do mês de Diário Cosmopolita, para o  BTW Guarulhos, site de cultura e entretenimento, com foco informativo-cultural da cidade.

O texto traz um olhar muito profundo e fora do senso comum, para a floresta amazonica e está disponível em: www.btwguarulhos.com.br/diariocosmopolita

NEWS: "Dicas para seu perdia", na coluna DIÁRIO COSMOPOLITA de Gabriel Melo, por BTW Guarulhos.

20 | 06 | 2023:  Hoje foi ao ar o "Manaus- Dicas para seu Perdia", texto produzido por Gabriel Melo para a Coluna do BTW, site de lançamento da coluna Diário Cosmopolita.

Após o sucesso de estreia de "Descobrindo Manaus" primeira coluna do escritor, o "quadro" de dicas, vem para somar nas informações mais técnicas e menos "pessoais", dando assim, uma variação de ponto de vista para diferentes públicos.  Veja o novo texto em: www.btwguarulhos.com.br/diariocosmopolita

NEWS: Gabriel Melo assina contrato com a Editora Conejo

13 | 06 | 2023:   O escritor compartilhou em suas redes, que agora passa a integrar o novo time de autores da Editora Conejo, que planeja lançar seu primeiro livro solo nos próximos meses. ESCRITOSDEMELO Primeira Parte,  nome do primeiro projeto solo do membro do movimento chileno "Poetas del Mundo", já está em desenvolvimento com as equipes da editora e em breve, deverá estar presente no mercado.

"Feliz em anunciar que a partir de agora, serei oficialmente editado pela @ConejoEditora no Brasil. Que esta nova etapa e este novo projeto nos traga muitas coisas positivas!". Declarou em seu twitter.

A editora Conejo é nova, mas importante e experiente editora brasileira, pois se trata de uma evolução de selo da Futurama, onde Gabriel já foi publicado em 2013, quando integrou a obra "Emoções Poéticas" como um dos co-autores da antologia. 

Com este novo selo, a editora deve lança-lo como autor no mercado editorial físico brasileiro , enquanto a divisão digital, segue sendo editada de maneira idependente a nível mundial.

NEWS: "No ar a primeira coluna de DIÁRIO COSMOPOLITA, pela BTW Guarulhos.

22 | 05 | 2023:   Está no ar a coluna de estreia do Diário Cosmopolita, novo projeto de Gabriel Melo como colunista do BTW, site de cultura e entretenimento de Guarulhos, com foco informativo-cultural da cidade.

O texto de estreia, traz um olhar muito profundo e fora do senso comum, para a floresta amazonica e está disponível em: www.btwguarulhos.com.br/diariocosmopolita

NEWS: DIÁRIO COSMOPOLITA, nova coluna de Gabriel Melo pelo BTW Guarulhos

19 | 05 | 2023:  A marca foi lançada hoje, no site de um dos maiores veículos de cultura de Guarulhos e em breve, você poderá fazer parte do mundo, junto ao escritor. 

A partir de hoje, já está no ar o  Diário Cosmopolita, novo espaço para falar de viagens, gastronomia, cultura, aviação e muito mais. Com apoio do BTW Guarulhos, um dos maiores sites de cultura da cidade, o escritor espera compartilhar muito mais além de seus escritos. Em breve, você poderá conhecer muito mais do por trás de um Cidadão do Mundo.

"A identidade visual de Diário Cosmopolita é tudo o que sinto e tudo o que quero transmitir, desde a minha identidade pessoal. Tratarei de trazer com esse projeto, um ohar diferente e para além de um simples turismo. Espero que as pessoas se identifiquem, traga suas reflexões e suas sugestões, participando e construíndo comigo essa nova experiência. Quero que as mensagens cheguem ao coração das pessoas, de mais pertencimento "ao todo". Ao desconhecido que, também faz parte de todos nós. " declara. 



NEWS: Gabriel Melo é o novo colunista da BTW Guarulhos.

19 | 05 | 2023:  Com o aniversário da BTW, um dos principais sites culturais da cidade, foi lançado pela plataforma um novo projeto de colunas, com um novo corpo de colunistas integrantes. E agora, Gabriel Melo fará parte desta nova fase e você poderá acompanhar em breve a página.

"Estou muito feliz com todo esse processo, de novos desafios e nova etapa. Espero que as pessoas se identifiquem e gostem do que vem por aí". Declara o autor de 24 anos. 

NEWS: Nova divisão da marca MELO'S - "GO EXPLORE".

21 | 03 | 2023: A marca MELO'S, lojinha de produtos exclusivos do universo ESCRITOSDEMELO, agora contará com uma nova divisão, a "GO EXPLORE", com estratégia dropshipping no mercado.

Antes do lançamento de seus produtos exclusivos, a marca pretende lançar a divisão de "entrega direta", uma nova forma de comprar e vender com uma proposta mais sustentável e minimalista, trazendo mais conforto, rapidez e facilidade nas compras feitas pela internet. 

A divisão está sob comando da MELO'S Dropshipping e seu site já encontra-se no ar e em manutenção, que terá foco nos acessórios para viagem, como seu nicho principal. 

" Temos muitos sonhos e objetivos com este projeto grandioso que estamos criando. Queremos uma loja onde os produtos sejam usuais e complementem a viagem das pessoas, trazendo produtos essenciais de facilitação e adaptação. "


NEWS: MELO'S anunciará seu novo serviço, em breve. 

A marca MELO'S (loja de produtos exclusivos), lançará seu novo serviço: MELO'S Dropshipping. Um novo método de compras que chegou ao Brasil para revolucionar o E-commerce. 

Essa nova forma de vender e fazer compras, tem crescido 32% ao ano, de acordo com as últimas estatísticas de 2021 à 2026, trazendo melhores preços e benefícios ao mercado. 

"Como potencial de expansão, a marca segue viabilizando novas entradas de recursos e aportes para o seguimento."

Em breve, novos detalhes serão anunciados, bem como seus parceiros comerciais.

NEWS: MELO'S anunciará seu novo serviço. 

Em breve, novos detalhes serão anunciados, bem como seus parceiros comerciais.


Entrevista Café com Poesia | YouTUBE LIVE

19ª Live Entrevista com Gabriel Melo - 20/08/2020 - #VirusDoAmor


Clique Aqui 

Entrevista 2019 | Festival de Literatura e Artes Literárias


Sua biografia:


Gabriel Melo iniciou sua carreira artística aos 8 anos de idade, como parte de um coral mirim. Em 2012 fez seu primeiro trabalho como coautor anfitrião do Livro “Projeto Poetas da Escola – Semente da Paz”, organizado por Jane Rossi e lançado em Novembro pela All Print editora. Foi coautor de mais importantes obras e esteve em diversas feiras e festivais em promoção. Ganhou prêmios e reconhecimento internacional ao integrar-se ao movimento chileno Poetas Del Mundo, em Setembro de 2014, lançando três livros junto a seus membros mundiais. Em 2018 fez seu primeiro contrato com a Editora Delicatta, que foi lançado como coautor em “O Livro dos Sentimentos-Coletânea”, marcando uma grande mudança em sua carreira, com nova equipe de produtores, organizadores e editora. Hoje, segue em promoção com “O Livro dos Momentos- Coletânea”, lançado em Junho de 2019, sendo disponibilizado para todas as partes.

Vamos conhecer suas respostas?


1- FLAL: Para você, qual a definição de escritor?


GM: Ser escritor é ser uma pessoa fora do tempo, fora de paradigmas e do socialmente correto. Escrever transcende muitas possibilidades de reflexão, autoconhecimento e autoconsciência.



2-Aline Duarte: O que te levou a começar a escrever? Quando foi isso?


GM: Acreditem! (Risos) Comecei a escrever após a minha primeira decepção com alguém e ainda cantava por um Coral, onde tinha que viajar sempre por São Paulo para cantar. Adorava tudo aquilo, mas me sentia solitário por estar fora de sintonia com os demais membros, então, comecei a compor músicas. Ainda estava chegando ao fim de minha participação de dois anos integrando aquele projeto. Assim deu início a tudo!



3- Cristina Cimminiel: Algum autor influenciou você?


GM: Todos os autores que gosto, me influenciam de alguma forma. Mora Alves, por exemplo, é alguém que admiro pessoalmente e profissionalmente. Marcelo Cezar, um grande autor, Antoine Exupére, Dulce Maria... muitos outros.



4- Rosália Meires: Como se sentiu quando publicou o seu primeiro livro?


GM: Foi uma mistura de muitos sentimentos! (Risos) Felicidade, medo, vergonha, muita ansiedade... Apesar de ter cantado em vários lugares, ter feito teatro e desfiles, sempre fui muito tímido, então estar em um palco, sozinho, com demasiada gente olhando para mim, foi um grande desafio.



5- Aline Duarte: Qual o seu primeiro escrito? Frase, Poesia, conto, novela, romance,

outro?


GM: Compus três músicas que logo depois as desmembrei e nunca lancei em lugar algum. Comercialmente , as editoras nomeiam o que faço hoje como Poemas, mas não os julgo assim, uma vez que não me preocupo com rimas, estrofes... nem nada disso.

São apenas escritos, pensamentos, reflexões, frases, mensagens... Que originaram de composições musicais.



6- FLAL: Qual sua visão sobre as sementes que está lançando para o futuro?


GM: Acredito que toda forma de se expressar através da arte e da comunicação, são formas de deixar marcas em outras pessoas. Então, o tempo todo estou trazendo transformações, mensagens e inspirações aos que me acompanham, para que possamos plantar coisas novas todos os dias, no melhor possível. Artisticamente, lançamos em Junho “O Livro dos Momentos”, que ainda segue a venda em território nacional e em Outubro, sairá “Semente da Paz VI”. Depois de pouco mais de três anos, haverá um reencontro com Jane Rossi, nossa grande e eterna madrinha, responsável por lançar a mim e mais outros grandes autores que hoje, estão lançando seus trabalhos solo. Espero que as pessoas se identifiquem e se inspirem no que vamos mais uma vez compartilhar com todos.



7- FLAL: De que forma você escolhe o tema/mensagem para suas histórias? Ou essa preocupação para você é menos importante do que a história a ser contada?


GM: Essa é a parte difícil do processo, porque sempre estou escrevendo. É a forma de me expressar, olhar para dentro, perceber os desafios e promover meu autoconhecimento. Isso me permite ter muito material guardado que ainda não foi exposto ao público. Quando recebo propostas para trabalhar em um projeto novo, trato de entender a mensagem que a obra quer passar e a mensagem que eu quero deixar, dessa forma, fazemos as escolhas do que pode ir para o repertório e o que não. Muitas vezes peço opinião de seguidores, amigos... Assim montamos um material congruente e de qualidade.



8- Adilson Mitzael: Já ocorreu de você criar uma história e ver a mesma se repetindo, ainda que de maneira sutil na sua vida ou na vida de alguém?


GM: Sim, o tempo todo! O que escrevo é para o meu autoconhecimento, para sabem meus limites e entender como os sentimentos se manifestam dentro de mim. Então, muitas vezes percebo que as coisas começam a tomar um rumo diferente. A oportunidade de lançar isso em um livro, registrar para sempre algo tão pessoal, inspira também pessoas que me seguem, como já me contaram. Isso é incrível e muito gratificante.



9- Luana Karoliny: Gosta de publicar seu livro de poesia com ou sem ilustrações? Qual o mais interessante para o leitor? Em sua opinião, claro.


GM: Ainda não tive a oportunidade de compor uma obra dessa forma. Este tipo de arte sempre esteve muito presente na capa de todos os projetos que trabalhei e sempre julgo o livro que vou lançar, pela capa também! (Risos) Por outro lado, como leitor, penso que seja uma particularidade de cada obra e que as pessoas vão gostar se estiver bem sintonizado e contextualizado com o repertório que escolheu para o livro. Tudo tem que se encaixar com a proposta que nos traz.



10- Aline Duarte: Qual gênero se identifica para leitura? E qual não gosta de ler?


GM: Não há gêneros que eu não goste de ler. Porém, adoro livros espíritas, livros baseados em histórias reais... estes me identifico melhor!



11- Carla Póvoa: Escrever tem sinônimo de que para ti?


GM: Autoconhecimento! Se estou escrevendo, significa que estou me colocando a refletir sobre algo. De que forma aquilo está agindo dentro de mim, e como a energia percorre meu corpo, trazendo benefícios ou não. É o meu momento de meditação, de estar comigo mesmo.


Clique Aqui 

Entrevista | FLAL 2018


Boa tarde escritores e leitores. Com muita alegria começamos mais uma semana de entrevistas.

Apresentando nossos seis escritores convidados para este dia.

Vamos conhecer Gabriel Melo?

BIOGRAFIA

Gabriel Melo de Sousa nasceu na Cidade de São Paulo no dia 26 de Maio de 1998. Iniciou sua carreira artística aos 8 anos de idade, em um Coral Mirim, além de escrever e atuar no teatro. Começou a escrever aos 11 Anos e em 2012 fez seu primeiro trabalho como coautor anfitrião do Livro “Projeto Poetas da Escola – Semente da Paz”, organizado por Jane Rossi e lançado em Novembro pela All Print editora. Foi Coautor de mais outras obras e importantes antologias, como Alimento da Alma VII(All Print Editora, 2013) e Semente da Paz V (Futurama Editora, 2016). Já concebeu a sessões de autógrafos em importantes feiras como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, por exemplo, e ganhou reconhecimento internacional ao integrar-se ao movimento chileno Poetas Del Mundo em Setembro de 2014, no qual foi lançado pela terceira vez, como Coautor Brasileiro, no anuário poético, que segue em promoção Mundial.



ENTREVISTA


1. Fale-nos, como começou a escrever. Pergunta de Severiana Paulino Rodrigues Séve


GM: Comecei a escrever aos 11, 12 anos de idade. Eu vivia muito no meu mundo e não tinha muitos amigos, por isso acabei desenvolvendo a escrita como um modo de direcionar a mim mesmo pelo melhor caminho, através da reflexão. Pouco tempo depois, recebi a proposta para integrar o primeiro livro, que foi o Projeto Poetas da Escola Semente da Paz. A partir de então, continuei trabalhando neste meio.


2. Como foi a emoção do primeiro editado? Pergunta de Leandra Adriana Suzan


GM: Foi muito divertido e diferente, porque já havia feito outras coisas no meio artístico, todavia, nada tão pessoal como lançar um livro, com pensamentos e ideias minhas. Foi muito emocionante!


3. O que te inspira? Pergunta de Sonia Cardoso


GM: Situações e experiências que passei ou que seguidores, amigos e familiares compartilham comigo. Coisas que me fazem elevar a mente e me propõe uma reflexão para um aprendizado. Começa, então, o processo criativo, quando me proponho a refletir acerca de determinado assunto.


4. Acredita que o processo criativo é livre? E assim sendo, se preocupa em agradar ao leitor ou deixa fluir? Pergunta de Gérson Prado


GM: Veja! O processo de criação em si é livre, todavia, nem tudo o que sai da mente, poderá ir para um livro. É tudo muito bem avaliado e escolhido posteriormente, para que seja bem recebido pelas pessoas, e acabe sendo comercial e identificável com o público. Então, o processo de criação é livre, mas deve haver um cuidado e preocupação com o que será entregue, pelo menos para mim. Porque é algo para sempre. Fica registrado!


5) Quais os seus autores preferidos? Pergunta de Leandra Adriana Suzan


GM: Como muitos já sabem, sou grande fã de Mora Alves. Ela tem um poder muito grande de nos trazer grandes aprendizados através de suas histórias de amor, união, solidariedade... Gosto muito! Me encanta Antoine de Saint-Exupéry, que além de escritor, foi aviador também. Augusto Cury, Marcelo Cezar, com o Treze Almas, que me trouxe grande amadurecimento e crescimento pessoal. Gosto de artistas que se preocupam em deixar mensagens e valores para a sociedade.


6) Você tem amizades, no plano físico, com outros autores? Pergunta de Luciana Do Rocio Mallon


GM: Sim! Mora Alves por exemplo, a conheci há 6 anos, quando trabalhamos juntos no Projeto Poetas da Escola Semente da Paz. Jane Rossi também, quem me lançou neste meio. Edvaldo Rosa... conheço muitos e importantes escritores!


7) Quais eventos literários que já participou? Pergunta de Leandra Adriana Suzan


GM: Já fui em muitos eventos. Já tive a oportunidade de estar na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, Salão do Livro de Guarulhos, fiz parte da Abertura da Feira do Livro dos Escritores Guarulhenses em sua primeira edição, e participei de outras edições também... Essa carreira já me deu grandes experiências e continua me dando a cada projeto novo que nasce.


8) Quanto tempo leva para escrever um livro? Pergunta de Leandra Adriana Suzan


GM: Depende do gênero a escrever e do que abordar. Como apenas trabalhei com pensamentos e reflexões minhas, que comercialmente nomeiam como poemas e poesias, apesar de não classificar o que componho deste modo, o processo completo dura em torno de 6 meses, partindo do processo criativo até o Lançamento Oficial. Obviamente que esse tempo pode variar em cada projeto. Se já tem um material pronto ou não, se o produtor ou organizador já deu início ao projeto ou não... tudo pode variar para mais ou menos tempo.


9) Quantos livros já publicou? Pergunta de Leandra Adriana Suzan


GM: Este ano, acabo de Lançar meu 9° Livro como coautor intitulado O Livro dos Sentimentos, que foi Editado e lançado pela Editora Delicatta.


10) Qual sua fonte de inspiração para seu livro? Qualquer coisa serve de inspiração? Pergunta de Ironi Jaeger


GM: Como havia dito, publicamos recentemente a Coletânea O Livro dos Sentimentos, que é uma obra com autores de várias partes da República Brasileira, que tem o intuito de falar, como o próprio título diz, de sentimentos. Então tem um grande valor pessoal para mim. Por esse motivo, o que escolhi incluir no repertório do livro, foram escritos que expressam um pouco de experiências minhas que vivi e que ainda estou vivendo neste momento.

É um livro muito rico, porque traz histórias e escritos com muitos temas distintos, o que nos deixa diferentes mensagens muito positivas.


11) O que espera entregar com este livro ao leitor? Pergunta de Damião Oliveira


GM: Trago dois escritos. O primeiro é mais esperançoso e fala de quando alguém encontra uma pessoa capaz de tirar todas as armaduras e coisas negativas de ti, com um amor verdadeiro, sem ilusões. E o segundo é um pouco mais “apelativo”, de quando alguém insiste em te dizer adeus, mas o que sentem não permite distanciar-se. Ambos são muito diferentes do que eu já havia feito, porque os escritos que lanço neste livro, são muito pessoais. Então, espero entregar uma mensagem direta aos que lerem, de que não importa tempo ou circunstâncias, tudo acontece no momento certo, com as pessoas certas. Então, independentemente do que se passe, devemos manter os pés firmes no chão e aproveitar cada segundo, sendo sempre gratos pelas pessoas que ali estão, para levantar você quando algo lhe ferir.


12) Quando você escreve, procura abordar quais temas e por qual motivo? Além disso, o que lhe inspira mais? Pergunta de Severiana Paulino Rodrigues Séve


GM: Sempre estou compondo e criando, depende do momento em que estou vivendo. Neste novo livro, quando recebi o convite, logo me encantei pelo nome, porque me remete ao Livro dos Espiritos, de Allan Kardec e penso que a forma mais próxima de nos conectarmos com nossa essência, nossa alma, é justo através da arte. E normalmente, através dos meios lúdicos, os sentimentos são representados por cores, que acredito que tenha sido, então, a inspiração da capa. E por se tratar de um tema muito abrangente, que me identifiquei com toda a arte, nome... desde o início, quis trazer algo muito mais pessoal e diferente do que já havia feito. Por isso, tratei de abordar um pouco mais sobre amor e desamor de experiências minhas, que vivi e ainda estou vivendo.

Neste livro no qual acabamos de lançar a quase dois meses, eu quis trazer algo muito pessoal, inspirado justo em um momento especifico da minha vida.


13) Quantas revisões faz antes de apresentar o produto para avaliação? Pergunta de Danny Marks

GM: Muitas! (Risos) Desde o rascunho até a composição final para o repertório do livro, há muitas modificações. Às vezes modifico no próprio e-mail que encaminho para o Editor, Produtor ou Organizador. Trato de revisar até o último instante, para ter a certeza de que todas as pessoas que lerem, compreenderão e interpretarão o mais próximo da mensagem que eu quis deixar.


14) Você costuma ler seu livro quando ele chega da editora? Pergunta de Cristina Cimminiello


GM: Eu fico muito ansioso para vê-lo pronto. Quando chega a minha casa, fico extremamente curioso para saber qual material estamos entregando as pessoas. Como normalmente trabalhamos com coautores, então é legal conhecer partes de outros escritores também e saber o que eles estão passando aos seus leitores e fãs.


15) Importa-se em que seus livros vendam ou que se realize como autor? Pergunta de Carla Póvoa


GM: Sem dúvidas, que eu me realize como autor. O dinheiro não é tudo, e sentir-se de dever cumprido, feliz e orgulhoso por algo que fez, que criou, sempre será o maior êxito que alguém pode ter.


16) Como você recebe as críticas? Pergunta de Leandra Adriana Suzan


GM: De maneira muito realista e respeitosa. Acredito que devemos tratar tudo na vida de maneira muito positiva e construtiva.


17) Você comenta ou curti quando um leitor opina sobre o livro que você escreveu? Pergunta de Cristina Cimminiello


GM: Sempre! (Risos) Eu gosto muito de me comunicar com meus seguidores. Saber o que mais gostaram, de como interpretaram e se identificaram-se com algo, porque afinal de contas, quando compartilhamos algo, não pertence mais a nós e novos olhares podem nos trazer novas visões.


18) Escritor é a sua profissão principal ou você tem um trabalho fixo, onde escrever é apenas um hobby? Pergunta de Luciana Do Rocio Mallon


GM: Como muitos sabem, sigo construindo outra carreira, na aviação. Sempre fui apaixonado, desde criança. E hoje posso trabalhar com algo que me faz feliz, isso é um verdadeiro privilégio. Ainda não me encontrei especificamente neste mundo gigantesco, mas estou à procura do meu posicionamento nesta carreira. E escrever é algo a parte que trato com muito carinho.


19) Qual conselho você daria para quem está começando a carreira de escritor? Pergunta de Elizabeth de Salles.


GM: Que não desistam e continuem escrevendo e trabalhando. Por mais que as vezes pareça difícil em muitas situações, a arte é a maneira mais próxima de nos conectarmos com nossa essência e nossa alma. Por isso, mantenham os pés firmes no chão e independentemente se sejam profissionais ou façam isso por hobby, não deixem de fazê-lo.


FLAL 2017: Entrevista com Gabriel Melo


SUA BIOGRAFIA:


Gabriel Melo de Sousa nasceu na Cidade de São Paulo no dia 26 de Maio de 1998. Iniciou sua carreira artística aos 8 anos de idade, em um Coral Mirim, além de escrever e atuar no teatro. Começou a escrever aos 11 Anos e em 2012 fez seu primeiro trabalho como coautor anfitrião do Livro “Projeto Poetas da Escola - Semente da Paz”, organizado por Jane Rossi e lançado em Novembro pela All Print editora. Foi Coautor de mais outras obras e importantes antologias, como Alimento da Alma VII(All Print Editora, 2013) e Semente da Paz V (Futurama Editora, 2016). Já concebeu a sessões de autógrafos em importantes feiras como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, por exemplo, e ganhou reconhecimento internacional ao integrar-se ao movimento chileno Poetas Del Mundo em Setembro de 2014, no qual acaba de lançar sua segunda Coautoria no anuário poético, a AGENDA 2017, que segue em promoção mundialmente.


SUA ENTREVISTA:


01) FLAL- Das obras que já escreveu, tem alguma que seja sua favorita? Qual?

GM: Cada projeto tem sua peculiaridade, por isso, não tenho um favorito. Todavia, acredito que ‘Projeto Poetas da Escola- Semente da Paz’ seja o mais especial de todos, porque foi meu primeiro livro como escritor, como um coautor de verdade. Inclusive levo marcas deste projeto tanto na minha vida pessoal como profissional e está presente sempre em meus autógrafos.


02) FLAL- Qual a sensação de publicar seu primeiro livro e vê-lo nas livrarias?

GM: Foi algo incrível! Há muito trabalho, muitos sacrifícios e dificuldades por trás de um livro. E finalmente tê-los nas lojas é muito bonito e gratificante, porque sinto como se tivesse com o dever cumprido, já que, depois de lançado uma parte de mim se torna eterna.


03) Alisson Fernando- Ao escrever, você tem a finalidade de agradar a “massa” como a maioria dos artistas nessa época contemporânea, ou está usando como meio de ganho e não de espalhar a arte? E qual seu ponto de vista sobre a situação artística no Brasil?

GM: Mundialmente, muitas coisas são vistas como produto e não como arte, inclusive no Brasil. Mas para mim, está é uma boa forma de deixar mensagens e coisas boas às pessoas e justo me preocupo muito com isso. Não me importa a quantidade a atingir e agradar, mas sim quantos corações poderão ser mudados com um conselho, com uma palavra amiga, de esperança, fé, amor... De coisas que façam as pessoas perceberem de que não estão sozinhas.


04) Vivy Keury- Como consegue compartilhar o tempo escasso que tem no dia a dia entre as tarefas pessoais e a escrita?

GM: Apesar de ter pouco tempo livre, escrevo quase todas as noites antes de dormir ou em momentos em que eu esteja sozinho e muito pensativo, reflexivo, às vezes nostálgico... Não sigo uma rotina. Quando tenho tempo, escrevo!


05) FLAL- Quais suas metas daqui para frente? Algum outro projeto em andamento?

GM: Lançamos este ano, através do movimento chileno Poetas Del Mundo um livro com escritores de todo o mundo, intitulado como ‘Agenda 2017’ ou ‘Diário 2017’ em português. Foi lançado em cinco diferentes versões e fui coautor na terceira. Então, por enquanto não há planos de lançar um novo projeto, seguimos promocionando este apenas. Mas tenho outros planos em outra carreira que não tem nada a ver com este meio. Na Aviação!


06) FLAL- Como você se sente ao ver seu trabalho reconhecido e elogiado pelos leitores? O que espera passar para os leitores com isso?

GM: Sempre quero deixar mensagens positivas aos que me seguem de alguma forma. E me sinto muito feliz e agradecido quando vejo que se identificam e que gostam do que componho. Eles são o motivo de continuar produzindo e crescendo nesta carreira.


07) Natali Felix- como você organiza seu processo criativo: decide o que vai ser escrito e por onde começar e quais serão as fases?

GM: Há muitos processos até que se chegue ao repertório final de um livro. Um dos mais fáceis e que mais gosto é a parte de criação, composição dos temas! Porque é algo mais livre, onde se entrega sua experiência. Todavia, é importante ter já em concreto a mensagem que quero passar aos que me leem, porque assim é mais fácil escolher o que entrará para o livro e o que não. Depois, buscamos conexões entre um escrito e outro, para que assim haja uma coerência e fique nítida está minha mensagem.


08) Marluce Barros- Ao escrever, a escolha dos temas tem a ver com a sua realidade (o que vivenciou?)

GM: Sim, sempre! Na maioria das vezes são experiências minhas que vivi e de alguma forma me serviram de aprendizados, ou experiências de pessoas próximas a mim que me permitiu refletir acerca. Então, sempre estão de alguma forma ligadas a mim e ao que vivi.


09) Fernando Mello- Quais cuidados você toma ao escrever neste estilo literário? Alguma técnica?

GM: Em especifico não! Gosto muito de aprender novas palavras. Por isso, tenho este cuidado em colocar palavras não tão usuais para justamente deixar os textos mais ricos, com qualidade. Todavia, são experiências pessoais que tenho a oportunidade e então compartilho com os que me seguem.


10) Maria Eduarda Razzera – Como você utiliza as plataformas digitais e redes sociais para promover o seu trabalho?

GM: São ótimas ferramentas de trabalho neste meio artístico, porque além de usa-las para o marketing junto à equipe por trás de mim, também se pode ter contato direto com leitores para saber quais temas mais se identificaram, ou que livros mais gostaram... Gosto muito dessa aproximação do mundo virtual com o publico.


11) Palmira Heine- Você já recebe criticas sobre seus textos?

GM: Sim, desde o meu primeiro trabalho como Coautor já recebia. Faz parte deste meio ter criticas constantemente.


12) Paula Lessa- O que uma critica significa para o seu trabalho?

GM: É importante, porque crescemos e evoluímos, sejam elas positivas ou negativas. Mas acima de tudo, devemos ser congruentes com aquilo que fazemos e acreditamos. Além de saber lidar com elas sendo o mais transparente possível.


13) Alan Ramos- Qual o melhor conselho para quem quer ser um novo escritor?

GM: Que sigam acreditando em seus sonhos e jamais parem de escrever, sendo anônimo ou profissional. O importante é fazer o que ama e que te apaixona sem temer. Deixo-lhes um grandessíssimo abraço!

Clique Aqui 

FLAL FESTIVAL: Bate-papo com Gabriel Melo | DESTAQUES

Ocorreu hoje(29), o Bate-Papo com Gabriel Melo através da Plataforma Oficial da FLAL 2017 4a Edição. O Escritor respondeu a mais de 30 perguntas, no qual você confere abaixo as de maior destaque. 

Como foi sua primeira experiência como escritor?


GM: Minha primeira experiência como escritor foi incrível. Ingressei nesta carreira em 2012... aos 14 anos. Como algo muito natural, em um projeto de escola e para mim foi como realizar um sonho. Ter pessoas te apoiando todas unidas, é muito bonito e gratificante.


Onde você busca inspiração para seus poemas ou poesias?


GM: Normalmente escrevo coisas que sinto, experiências que passei. Mas também me inspiro muito em amigos, pessoas da minha família e pessoas que me seguem nas redes sociais também.


Quais são os seus principais temas?


GM: Falo muito de amor, paz, tolerância, igualdade, força... tento passar boas mensagens aos que me seguem!


Quais suas metas para esse ano? Algum projeto em mente?


GM: Pois... na verdade, sigo promocionando a Agenda 2017, ou Diário 2017 em português, que é o novo livro do Movimento Chileno Poetas del Mundo, no qual integro desde 2014... acredito! E não há planos de lançar oficialmente um novo livro neste momento, mas seguimos promovendo a Agenda.


Adormecendo lhe vem uma ideia, deixa para pensar no dia seguinte ou levanta-se de um salto?


GM: Levanto-me em um salto!(risos)


Sentimentos negativos dão um bom tema para uma poesia? Extrapolar emoções é bom ao que você se propõe a escrever?


GM: Sim, acredito que sim. A dor e as feridas te deixam ensinamentos para a vida. Então, quando estou triste, escrevo. Mas não os lanço. Depois que as feridas se tornam cicatrizes, então, volto a escrever com mensagens de força e inspiração para os que me seguem.


Quantas bienais já participou? Acha que tem valido a pena participar delas? Por causa dos custos.


GM: Acredito que duas... três. Todas foram em lançamentos por conta da editora. Não sei muito porque haviam patrocinadores e era algo entre editora e organizador. Mas foram lindas experiências que tive!


Quando lê outros autores pensa que, se quiser, pode escrever muito melhor?


GM: Não... cada um tem a sua essência e seu modo de pensar. Apenas busco novos conhecimentos.


Como você lida com as críticas? Sendo elas positivas ou não.


GM: Todas são importantes para nosso crescimento pessoal e profissional. Então, trato de leva-las da melhor maneira possível


Como você costuma escolher os "melhores temas"? Em que se baseiam mais ou menos?


GM: Primeiro tenho que entender a mensagem que quero deixar em um projeto e buscar conexões entre um escrito e outro para compor o repertório, para que assim, fique nítida está minha mensagem. E depois, procuro as com melhor "melodia" na leitura e consequentemente as que traz mais facilidade de entendimento e de aprendizados para os leitores.


Qual das suas poesias teve um maior sucesso?


GM: Paraíso Humano e Guerra e Paz. São dois temas que lancei no 'Projeto Poetas da Escola- Semente da Paz', meu primeiro livro, que ganhei um Mérito Cultural no lançamento e posteriormente um reconhecimento do Circulo Internacional dos embaixadores da Paz da Suíça e França. Por isso, são os de maior sucesso.


Considerações finais, quer deixar teus link? Sinta-se a vontade.


GM: Meu Twitter e Instagram é @GabrielMeloLive e Facebook @GabrielMeloLiveOficial. Quero agradecer-lhes muitíssimo por este espaço, por tanto carinho e apoio e dizer que jamais desistam de seus objetivos e seus sonhos, eles quem te guiaram na jornada da vida! Muitíssimo Obrigado!


E assim se encerrou o bate-papo. Confira na integra em: BATE PAPO COM GABRIEL MELO


Clique Aqui 

Revista Guarulhos 114

Revista Guarulhos POR AQUI: Muros da Paz

Clique Aqui 

OWL LITERÁRIA

Entrevista com Gabriel Melo, sobre sua coautoria no mais novo livro do movimento internacional Poetas del Mundo: AGENDA 2017 - Tercera Versión. Para ler a matéria completa, clique no Link Abaixo.

Clique Aqui 

SEMEANDO A PAZ: Entrevista com Jane Rossi

Leia a entrevista SEMEANDO A PAZ com Jane Rossi e matéria completa no Link Abaixo.

Clique Aqui 

Revista Guarulhos ESPECIAL EDUCAÇÃO

Leia a entrevista SEMEANDO A PAZ com Jane Rossi e matéria completa no Link Abaixo.

Clique Aqui 

Revista Weekend 354

Leia a entrevista completa de Jane Rossi e matéria completa no Link Abaixo.

Clique Aqui 


CARTA ABERTA - DAVID SAMPAIO


"se estampar meu nome, então me reconhecerei."(risos)

DS: Quem é Gabriel?


GM: Gabriel é uma pessoa muito intensa, sonhadora, romântica e que comete equívocos assim como qualquer outro ser humano, mas que nunca deixa que nada e nem ninguém destrua seus sonhos e seus ideais.


DS: Você é bem sonhador e absolutamente você sabe o que quer. Me diga, qual história essa de Piloto Civil?


GM: Ah sim.(risos) É um sonho que tenho desde muito pequeno, acho que tinha 6 anos quando me apaixonei pela aviação. E aos 12, foi quando comecei a pensar em levar essa paixão como profissão, que hoje, estudo bastante e creio que muito em breve começarei a dar os primeiros passos para realizar este outro sonho.


DS: Entendi. Não será difícil, conciliar os estudos com a poesia? Porque acho um grande talento quem consegue escrever, puramente, e consegue levar esta vida. Então, o que fala mais alto? Escrita ou a carreira de piloto? ou você, sim, consegue conciliar? como funciona?


GM: Ah sim, na verdade creio que será complicado obviamente, todos os sonhos tem um preço a pagar e muitas pessoas me perguntam também como eu vou conseguir levar duas carreiras tão difíceis. Na verdade eu não sei, mas vou fazer o máximo para que eu consiga dar o melhor de mim, já que, boa parte do meu tempo estarei longe de casa, da minha família e dos meus amigos.


DS: E estar longe dessas coisas pode te trazer inspiração para escrever, não? Onde você procura inspiração? Li em suas poesias e para mim, a voz predominante é aquela auto afirmativa, como se você repetisse conselhos. Principalmente em respeito a carreira.


GM: Na verdade sim, estar longe da minha família e longe dos meus amigos me inspira a escrever. Por isso, acho que a aviação vai me ajudar a compor várias coisas novas. Estar sozinho, comigo mesmo, me traz reflexões para escrever.


DS: Posso dizer, então, que a sua inspiração vem quando esta sozinho no seu intimo? (dai você ouve aquela voz que reflete sobre os fatos de sua vida e resolve escrever). O que torna sua poesia bem, intima.


GM: Sim. Eu gosto de escrever coisas que façam as pessoas se verem no texto. Ao mesmo tempo que escrevo sobre o começo de um amor, eu também escrevo um fim de uma relação, de uma paixão, um amor. Sobre sonhos, coisas boas e ruins... justo para que as pessoas sintam como se a história delas estivessem ali, contadas. Então, escrevo muito o que sinto, mas de uma forma em que o leitor veja como uma ajuda ou justo um conselho, para entender que não são os únicos e que há outras pessoas sentindo coisas parecidas.


DS: Isso é bom! Na sua poesia com o titulo "Liberdade", lançada no mais novo livro Alimento da Alma, você tem um titulo sobre a vontade própria, mas na poesia você usa as palavras fé e valor. O que você quer dizer com essa poesia? Liberal ou guiado por fé e valores?


GM: Bom, o compus em um dia muito negativo, junto de muitas pinturas e outros escritos. E o fiz com a intuição de mostrar para as pessoas, que mesmo que você tenha liberdade, algo vai lhe prender. Quando usei a palavra "Fé" e "Valor", foi para mostrar que as pessoas precisam acreditar em si, valorizar-se e mostrar seus valores, para que a sociedade os valorize. E ai, então, ganhariam a "Verdadeira Liberdade".


DS: Muito bem colocado! Quem seria seu escritor favorito, sua musica e comida predileta?


GM: Gosto muito de Sushi e massas. Me inspiro muito em Antoine de Saint-Exupéry e sou apaixonado por More than words, de Extreme.


DS: Antonie, que era aviador! (Risos) Para falar de um novo livro...


GM: Sim!! Esse ano fiz uma participação especial em um Livro chamado "Alimento da Alma VII", que está disponível para venda com a ALL PRINT editora, e foi uma antologia super incrível e de bastante êxito, com sete volumes. Este, foi o último da "saga", porém, meu segundo da carreira que ai sigo começando. E temos um projeto para ser lançado no segundo semestre do próximo ano, mas ainda não está firmado, estamos em fase de montagem do grupo de integrantes. Por  hora, Alimento da Alma segue disponível com muito carinho!




DS: Enfim, por hoje é só. Gostaria de deixar uma mensagem aos leitores?


GM: Quero agradecer do fundo do meu coração pelo convite e espero muito em breve voltar para mais entrevistas e deixar meu grande agradecimento por todos que estiveram com a gente nas sessões de autógrafos e na primeira edição da FLEG.  Muitíssimo Obrigado por todo o apoio!



Obrigado Gabriel! 

SAMPAIO, David - Carta Aberta.



www.cartaaberta.com.br/