QUEM SOMOS
QUEM SOMOS
O projeto Escolas Seguras e Acolhedoras para Meninas e Jovens Mulheres de Pernambuco (ESA) é uma iniciativa com foco na defesa da educação pública, laica, antirracista e não sexista, que atua para enfrentamento às desigualdades educacionais. Observamos especialmente a condição de meninas e jovens mulheres, sobretudo negras, quilombolas, indígenas, periféricas, do campo, vulnerabilizadas pelo machismo, racismo, pobreza e território de moradia.
O ESA foi idealizado e é realizado coletivamente pelo Comitê Pernambuco da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o Centro de Cultura Luiz Freire, a Ong Caatinga e o Centro das Mulheres do Cabo. Em Mirandiba, há parceria local com a Articulação Social das Comunidades Quilombolas de Mirandiba (ASCQUIMI).
Apoiado pelo Fundo Malala, em um ciclo de dois anos o Projeto realizou um amplo e diverso conjunto de atividades nos três municípios onde atua diretamente em Pernambuco: Mirandiba e Ouricuri, no Sertão do estado, Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, bem como no âmbito estadual e nacional.
Principais atividades realizadas: formação de meninas, no espaço de escolas parceiras nos municípios de atuação do projeto, para que reivindiquem uma educação antirracista e não sexista; realização de seminários, debates e rodas de diálogo em defesa da educação pública; caravanas nos municípios durante a Semana de Ação Mundial pela Educação – SAM; produção de comunicação; fomento ao monitoramento dos planos decenais de educação em curso e incidência na elaboração dos novos planos: audiências públicas, reuniões técnicas, debates públicos, acompanhamento de atuação legislativa vinculadas à pauta da educação pública; ações articuladas com ministérios públicos, universidades, sindicatos, conselhos educacionais, conselhos dos direitos da criança e do adolescente e tutelar; produção de estudos e análises de Planos Municipais e Plano Estadual de Educação.
Baixe os Balanços da meta 2 dos PMEs de cada município e o Balanço do Plano Estadual de Educação a seguir
Os Balanços da Meta 2 do Ensino Fundamental em Planos Municipais de Educação e no Plano Estadual de Educação de Pernambuco, trazendo análises a partir das dimensões de gênero, raça, etnia e território, são um dos resultados do projeto Escolas Seguras e Acolhedoras. Com a partilha dos documentos, buscamos incentivar a participação social e contribuir no acompanhamento e nos debates dos Planos Municipais (PMEs) e do Plano Estadual de Educação (PEE) em curso (2015-2025), bem como reforçar, nos próximos Planos, o enfrentamento ao racismo e às discriminações de gênero - entre outras violências que comprometem o acesso, precarizam a permanência e levam à exclusão na educação básica.