"Mais empatia. Mais segurança. Mais digital."
07/11/2024
No passado dia 7 de novembro teve lugar o evento de entrega do Selo “Escola Sem Bullying / Escola Sem Violência”, na Escola Básica e Secundária Professor Ruy Luís Gomes, no Laranjeiro, para o qual também o Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa foi convidado, entre outras escolas e Agrupamentos.
O programa integrou abordagens e testemunhos de experiências de uma enorme relevância, não só no âmbito do combate ao Bullying e à violência nas escolas, como também na procura de respostas para a fragilidade da saúde mental de muitas crianças e jovens.
O elenco de oradores contou com ilustres convidados, nomeadamente o secretário de Estado Adjunto e da Educação, Doutor Alexandre Homem Cristo na sessão de abertura; a Inspetora da Polícia Judiciária, Carla Alexandra Fonseca da Costa Paes, em representação da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica, com a apresentação do Projecto Rayuela da Missão Cibersegura da Polícia Judiciária; duas técnicas da Associação Plano i, representando o Projeto Observatório Nacional do Bullying, a Diretora da associação, Mafalda Ferreira, e a Psicóloga Bárbara Ferreira; na entrega do selo “Escola Sem Bullying/Escola Sem Violência”, o Diretor Geral da Direção-Geral da Educação, Doutor David Carlos da Rocha Sousa e na sessão de encerramento a Ministra da Juventude e Modernização, a Doutora Margarida Balseiro Lopes.
Em prol da segurança e bem-estar das crianças e jovens nas nossas escolas, cada um dos oradores iluminou a problemática do Bullying de um ponto de vista diferente, considerando vítimas e agressores, testemunhas e observadores. Tratar e acompanhar as vítimas constitui uma tarefa mais difícil do que fácil, atendendo ao facto que muitas vezes estas situações de violência se descobrem tarde ou demasiado tarde. A chave para maior sucesso no combate a este flagelo que ultrapassa os muros das escolas está na prevenção. É uma responsabilidade e obrigação de todos, denunciar estes casos, sejam professores, alunos, familiares, qualquer membro da comunidade educativa ou cidadão que os percecione.
Informar e instruir as crianças e jovens sobre esta problemática afigura-se uma mais valia no que concerne a prevenção. O que pensam e sentem sobre este assunto, indica caminhos aos adultos, no trabalho da prevenção.
Os jovens Marta Gonçalves e João Lopes, alunos do Colégio Sagrado Coração de Maria, participaram no evento, transmitindo a visão dos líderes digitais, no âmbito da “Escola Sem Cyberbyling/Escola Sem Violência”, com uma prestação notável, com a apresentação dos “Dez Mandamentos do Bem-Estar online”, o “Cartão Anti-Bullying” e as “Brigadas Anti_Bullying” que se podem pôr em prática em qualquer escola.
Demonstraram que acreditar nas causas e lutar por elas, pode fazer a diferença. Com um papel ativo no planeamento, preparação e realização, ambos irão integrar o Fórum para uma Internet mais segura 2024, que terá lugar na quinta-feira, 21 de novembro de 2024, em formato híbrido (em Bruxelas e online). Com um foco particular nos jovens, a edição deste ano tem como título Where’s the harm? Protecting children and young people against inappropriate content and bullying online.