A Escola Regional de Computação do Tocantins traz uma Marotona de Inovação e Negócios em Tecnologia da Informação.

  • De 19 a 21 de agosto de 2020.

  • Acontecerá de forma 100% online e a organização disponibilizará a transmissão do evento aberto a todos através da plataforma Youtube.

  • A inscrição no evento garante certificado de participação.

  • Realização: SBC (Sociedade Brasileira de Computação), UniCatólica (Centro Universitário Católica do Tocantins) e SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas);

Apresentação do Evento

É sabido que existe um déficit de profissionais em tecnologia no Brasil (EXAME,2019). Na contramão disso, estudos realizados pela ABES (Associação Brasileira de Empresas de Software e IDC Semiannual Services Tracker 2019H1 da IDC Brasil, apontam um crescimento de serviços em Tecnologia da Informação, o que reforçam que a tecnologia, quando bem aplicada, promovem o crescimento das organizações. Os estudos apontam que o segmento de TI movimentou US$ 46,6 bilhões em 2018. No entanto, a escassez da mão de obra ainda não acompanha a evolução do setor, segundo a (BRASCOM, 2019), o mercado dependerá de 420 mil novos empregos até 2024.

Neste contexto, o evento contribue com a autoafirmação da importância da Computação e Tecnologia, de forma geral, nas diversas áreas do conhecimento, inovação e empreendedorismo como estratégia de desenvolvimento econômico e social. Para tanto, a programação do evento foi idealizada de maneira que as organizações locais apresentem seus contexto tecnológico, aplicação, desafios e oportunidades para a computação. Além disso, será realizado o debate sobre a inovação da curricularização para curso de Computação frente aos novos modelos de educação discutidos no país e no mundo, possibilitando espaço para que as universidades debatam sobre as oportunidaes e desafios da geração de estudantes digitais.

Portanto, o ERTINS, se justifica por promover a difusão, integração e troca de conhecimento entre estudantes, profissionais e simpatizantes pela área da Computação e Tecnologia no Estado do Tocantins. Além de despertar o interesse vocacional e empreendedor de estudantes pelas profissões associadas à Tecnologia da Informação.

Palestrantes

Dr. Marcelo Duduchi - Sociedade Brasileira de Computação (SBC)

Me. Jeferson Morais -

Consultor em Propriedade Intelectual

Esp. Ricardo Nascimento -

CRP Tecnologia

Esp. Darley Passarin -

ToNoLucro

Sérgio Ricardo Junior -

SEBRAE

Debate e Mediação

Ma. Cíntia Fernandes

Maritaca Habitat - Inovação para Mercado

Dra. Arlenes Delabay

Assessora em Ensino Híbrido e Metodologias Ativas

Esp. Fredson Vieira

UNITINS

Me. Silvano Malfatti

UNITINS

Ma. Stéphany Martins

UniCatólica

Dr. Cláudio Monteiro

IFTO

Esp. Frederico Pires

UniCatólica

Ma. Hellen Luz

IFTO

ToNoLucro

CRP Tecnologia

Quantum Sistemas

I3 Sistemas

Local do evento

A conferência será realizada através da plataforma digital YouTube.

Em breve, serão publicadas informações sobre o canal e acessos.

Realização

Organização

Patrocínio