Cursos

Básico - MECÂNICA

O que estuda?

As estruturas e partes móveis dos projetos

Quanto tempo dura?

A principio, uns 9 meses. Mas cada aluno possui sua velocidade.

Qual material utilizado?

Lego, na maior parte do tempo. Materiais exclusivos para escolas, contendo motores e unidades de energia.

Quantas lições tem?

36 atividades e desafios

Que tipo de projeto se faz?

Projetos de maquinas e brinquedos do dia a dia reproduzidos em escala menor. Brinquedos, parques de diversão, peças hospitalares, aparelhos industriais e domésticos... Dá pra entender bem como as coisas funcionam.

As soluções de aprendizagem são projetadas para serem ferramentas transversais e de currículo que despertam a curiosidade e se integram facilmente à sua sala de aula. Nossos planos de aula alinhados com os padrões fornecem uma variedade de experiências de aprendizado, incluindo lições guiadas de aprendizado e solução de problemas, que se relacionam diretamente com as perguntas e observações da vida real dos alunos. As opções de avaliação incorporadas às lições ajudam a garantir que a avaliação ocorra durante o aprendizado, e não depois.

Desenvolvido em colaboração com universitários e educadores em sala de aula estão alinhados com a Alfabetização Tecnológica e Matemática fornecendo mais de 100 lições e atividades em vários assuntos STEM / STEAM e níveis de aprendizagem.

Com as ferramentas e conjuntos, os alunos do ensino médio:

  • Use diferentes abordagens de raciocínio para avaliar evidências e desenvolver teorias
  • Crie e trabalhe com dados para resolver problemas e tire conclusões
  • Aprenda a identificar problemas e use ferramentas apropriadas para encontrar e comunicar soluções
  • Refine seu uso de práticas científicas e de engenharia para resolver problemas, aprimorar ideias e avaliar soluções

ENERGIAS

O que estuda?

Energias alternativas. Onde conseguir e como medir.

Quanto tempo dura?

Cada aluno tem sua velocidade mas, dura uns 2 meses.

Qual material utilizado?

Lego, kits educacionais não vendidos em lojas. Feitos para escolas, contém motores e unidades de energia, placas solares, multimetros e geradores.

Quantas lições tem?

12 atividades mais desafios

Que tipo de projeto se faz?

Projetos de maquinas e brinquedos que produzem energia. O aluno poderá entender como as energias alternativas podem ser aproveitadas.

PNEUMÁTICA

Estuda a aplicação do ar comprimido para a tecnologia de acionamento e comando. Entre alguns exemplos de projetos de pneumática podemos citar: • prensas pneumáticas; • dispositivos de fixação de peças em máquinas ferramenta e esteiras; • acionamento de portas de um ônibus urbano ou dos trens do metrô; • sistemas automatizados para alimentação de peças; • robôs industriais para aplicações • freios de caminhão; • parafusadeiras e lixadeiras; • broca de dentista; • pistola de pintura; • correio pneumático.

AVANÇADO

O que estuda?

Lógica de programação em diversas aplicações com programas da National Instruments e Easy C com destaque para energias alternativas.

Quando posso fazer?

Depois do curso de mecânica, pneumática e industrial.

Que tipo de projeto se faz?

Túneis de vento, helicópteros, telescópios, carros, pontes, máquinas inteligentes, humanoides, animais, insetos, sistemas industriais...

Que tipo de material é usado?

uma quantidade maior de sensores, motores, luzes, cabos de ligação, componentes eletrônicos...

Quanto tempo dura?

Até desistir. São centenas de projetos.

Vai servir para minha profissão.

Indiretamente. Há ganhos técnicos mas, não é um curso profissionalizante.

Que materiais utiliza?

Lego, Vex, Robix, Arduino e sucata fina.

Planos de aula abrangentes para ciência, tecnologia, engenharia, matemática, criador, codificação e ciência da computação vêm em uma variedade de níveis de desafio e em comprimentos de 30 a 120 minutos.Navegue por mais de 30 atividades

Minecraft educacional: Jogos como ferramenta de aprendizagem

Você sabe o que é Minecraft? Vê sempre seu filho jogando por horas e não entende o motivo de tamanho interesse?

O Minecraft é um jogo eletrônico da Microsoft que surgiu em 2011 e funciona em videogames, computadores, tablets e celulares. Baseado no fenômeno dos blocos de construção LEGO, o segredo do seu sucesso é a simplicidade: nele, todos os personagens e cenários são constituídos de blocos.

Isso mesmo: num momento de enorme avanço tecnológico no mundo dos games, Markus Persson, seu criador, resolveu investir na simplicidade. E não poderia ter dado mais certo: apenas no primeiro dia foram vendidas 1 milhão de cópias do Minecraft.


A diferença entre Minecraft e outros jogos eletrônicos

Ao contrário de outros jogos que possuem o que os jogadores chamam de “modo campanha” (basicamente, aquela estrutura dos games com fases a que todo jogador de videogame está acostumado), o Minecraft tem um funcionamento muito mais simples.

Ele cria uma um mundo aleatório e coloca o personagem que o jogador controla nesse mundo. Daí por diante, tudo que o jogador tem que fazer é “minerar”, ou seja, arrancar blocos do chão, das paredes e de todo o entorno e usar esses blocos para construir coisas novas.

Se você se lembrou do jogo de montar Lego, não passou muito longe. Assim como ele, o Minecraft é um grande estímulo à criatividade das crianças. Há, inclusive, inúmeros tutoriais e exemplos online para ajudar os jogadores a criarem estruturas, edifícios e qualquer outro tipo de coisa com seus blocos.

O Minecraft virou ferramenta para ensinar programação

Se você está antenado nas discussões sobre educação, já deve saber que uma das tendências dessa área é que os fundamentos da programação comecem a ser ensinados na sala de aula.

O projeto Code.Org já deu sua contribuição para isso através de vídeos do YouTube e resolveu usar o Minecraft para ajudar na tarefa. Segundo os produtores, o vídeo ajuda crianças a partir de 6 anos a compreenderem aspectos básicos de programação por meio desse simpático jogo.

Veja o vídeo, que é narrado por Jens Bergensten, que trabalha na empresa Mojang, a própria desenvolvedora do Minecraft:

https://www.youtube.com/watch?v=55jADN4Y7Pg

Apostamos que, depois de ver esse vídeo, você vai se espantar de saber como programar não é nenhum bicho de sete cabeças!

Minecraft educacional é uma edição específica voltada para a educação

Os próprios desenvolvedores do jogo perceberam seu valor educativo e lançaram recentemente o Minecraft educacional (MinecraftEDU), uma versão que custa metade do preço e foi desenvolvida pensando nas escolas.

Assim como a versão original, esta também foi um sucesso de vendas, porque os educadores encontraram diversas utilidades na sua utilização. Confira algumas:

  • Nos Estados Unidos, um professor pediu que a turma pesquisasse biomas, como florestas e montanhas, e criasse uma versão deles no mundo real. O maior aprendizado disso tudo? Entender como certos materiais são escassos e que sobreviver em cada tipo bioma é diferente.
  • Há casos de professores que construíram réplicas de prédios através dos blocos do Minecraft. Para isso, foi necessário fazer cálculos e transpor as proporções matemáticas do mundo real para o universo do Minecraft.
  • É possível fazer download de construções antigas e estudar História a partir de uma análise dessas construções e da interação com elas.

O sucesso do Minecraft educacional é só um de vários exemplos de como os jogos eletrônicos — e a tecnologia em geral — têm um papel central na sala de aula. Nunca é demais lembrar que jogos de videogame, tablets, Smartphones e outros aparelhos tecnológicos não são inimigos do aprendizado, mas seu grande aliado.

Arduino

Como nasceu o Arduino? Para que serve um Arduino? Quais as vantagens? Como eu começo a programar? Nesse tutorial vamos apresentar um resumo sobre o que é Arduino e como você pode utilizá-lo em seus projetos.

O que é Arduino

O Arduino foi criado em 2005 por um grupo de 5 pesquisadores : Massimo Banzi, David Cuartielles, Tom Igoe, Gianluca Martino e David Mellis. O objetivo era elaborar um dispositivo que fosse ao mesmo tempo barato, funcional e fácil de programar, sendo dessa forma acessível a estudantes e projetistas amadores. Além disso, foi adotado o conceito de hardware livre, o que significa que qualquer um pode montar, modificar, melhorar e personalizar o Arduino, partindo do mesmo hardware básico.

O que você pode fazer com o Arduino

A lista de possibilidades é praticamente infinita. Você pode automatizar sua casa, seu carro, seu escritório, criar um novo brinquedo, um novo equipamento ou melhorar um já existente. Tudo vai depender da sua criatividade.

Para isso, o Arduino possui uma quantidade enorme de sensores e componentes que você pode utilizar nos seus projetos. Grande parte do material utilizado está disponível em módulos, que são pequenas placas que contém os sensores e outros componentes auxiliares como resistores, capacitores e leds.


MODA MAKER

O que estuda?

WEARAREBLES, UPCICLING, Arduino Básico.

Energias alternativas, reciclagem, arquitetura do corpo, desenho em 3d, modelagem, desenho e programação


Quanto tempo dura?

1 ano


Qual material utilizado?

Tecidos, pecas em 3d, Arduino, leds, fios, baterias,


Quantas lições tem?

36 atividades e desafios


Que tipo de projeto se faz?

Peças de roupas customisadas e decoradas com luzes usando sensores e energia.