Guarda, Manteigas e Pinhel celebram o #Erasmusdays 2019 com programa conjunto

No âmbito das celebrações internacionais do “Erasmusdays 2019”, os Agrupamentos de Escolas Afonso de Albuquerque, Manteigas, Pinhel e Sé, em colaboração com a Câmara Municipal e Instituto Politécnico da Guarda, promotores e dinamizadores de projetos Erasmus+, pretendem disseminar as experiências vivenciadas nos fluxos e mobilidades realizadas pela Europa, partilhando com a comunidade as boas práticas educativas, através das aprendizagens e os resultados alcançados. A promoção do Programa Erasmus+ junto da comunidade local, nacional e internacional pretende passar a palavra àqueles que nunca tiveram uma experiência internacional desafiando-os a seguir esse caminho.

Num conjunto de atividades que se estende pelos 3 dias da iniciativa, o dia 10 fica reservado à partilha de experiências, divulgação das aprendizagens e resultados, em sessões de disseminação, realizadas nas quatro instituições. O programa concretiza-se com a deslocação de participantes no Programa Erasmus+, às outras escolas, num sistema de intercâmbio entre todos, para partilhar as suas experiências e disseminar os impactos e resultados das mobilidades e projetos existentes.

Os dias 11 e 12 destinam-se à apresentação dos projetos das instituições beneficiárias e ao debate sobre as oportunidades que o Programa Erasmus+ representa para o desenvolvimento do interior e para coesão territorial.

Ações de Curta Duração

As atividades desenvolvidas no âmbito das celebrações do #Erasmusdays 2019, destinadas à comunidade educativa, serão creditadas e reconhecidas como Ações de Curta Duração (ACD) reconhecida e certificada nos termos do Despacho nº 5741/2015 de 29 de Maio, retificado pela Declaração de retificação nº 470/2015, de 11 de Junho, para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Cada dia será considerado um evento distinto e corresponde a uma Ação de Curta Duração. Os docentes podem participar de forma isolada em cada evento. Os participantes não estão obrigados à participação na totalidade dos eventos que se vão realizar.

Para efeitos de emissão dos respectivos certificados, os participantes devem realizar a sua inscrição neste link.